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Repositório Institucional - UECE
Título:
VIOLÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PERFORMATIVAS DE GÊNERO E RAÇA NOS JOGOS DE LINGUAGEM DO GRUPO TAMBORES DE SAFO

Autor(es):
COSTA, GABRIELA DE SOUSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
O presente estudo, ao conceber a linguagem como prática, a partir dos estudos de Wittgenstein (1999) e de Austin (1990), distancia-se de pesquisas que adotam concepções essencialistas da linguagem e trabalham com um uma noção sujeito idealizado, individualizado e abstraído de suas formas de vida e de seus jogos de linguagem. Nesse sentido, este trabalho não poderia negligenciar as pessoas como agentes da linguagem e nem as sociedades das quais elas/eles fazem parte. Desse modo, adotando a perspectiva teórica da Pragmática Cultural (ALENCAR, 2008), essa pesquisa foi desenvolvida a partir da etnografia do grupo Tambores de Safo com o intuito de compreender a (re)construção e (re)afirmação performativa das identidades de gênero e raça das integrantes do grupo em seus jogos de linguagem. Para o alcance desse objetivo, foi reunido um corpus composto por gravações e vídeos de ensaios, apresentações e atos públicos do grupo, letras de músicas do repertório, bem como entrevistas com algumas das integrantes. A análise dos atos de fala das integrantes nos possibilitou compreender que as identidades de gênero e, principalmente, as identidades de raça, ritualizadas a partir dos modos de se vestir e da cor da pele, são, antes de tudo, um posicionamento político. A discussão dos dados também nos permitiu compreender o cenário de violência que atravessa a vida das integrantes do grupo, percebendo que essa violência tem muitas faces, configura-se em diversos espaços- na rua ou no espaço doméstico- e é implantada por pessoas diversas- integrantes da polícia, pessoas desconhecidas e por membros do ciclo familiar.
Palavras chaves: Identidades performativas; Violência. Raça. Gênero. Tambores de Safo.

Abstract:
RÉSUMÉ
En concevant le langage comme pratique, à partir des études de Wittgenstein (1999) et de Austin (1990), la présente étude s’éloigne des recherches qui adoptent des conceptions essentialistes du langage et travaillent avec une notion de sujet idéalisé, individualisé et dépourvu de ses formes de vie et de ses jeux de langage. Par ce biais, ce travail ne négligerait ni les personnes en tant qu’agents du langage ni les sociétés dont elles/ils font partie. Cela étant, ayant comme support la perspective théorique de la Pragmatique Culturelle (ALENCAR, 2008), cette recheche a été menée à partir de l’ethnographie du groupe “Tambores de Safo” dans le but de comprendre la (re)construction et la (re)affirmation performative des identités de genre et de race des membres du groupe dans leurs jeux de langage. Pour atteindre ce but, il a été rassemblé un corpus composé des enregistrements et des vidéos d’essais, de présentations et d’actes publics du groupe, de paroles des chansons de leur répertoire, ainsi que des interviews avec quelques-unes des participantes du groupe. L’analyse de leurs actes de parole nous a permis de comprendre que les identités de genre e, surtout, les identités de race, ritualisées à partir des habitudes vestimentaires et de la couleur de la peau, assument, avant tout, une prise de position politique. La discussion des données de la recherche nous a également permis de comprendre le scénario de violence qui transperce la vie de ces femmes membres du groupe, de saisir que cette violence a plusieurs faces et qu’elle se configure dans différents espaces – dans la rue ou dans le ménage – et est pratiquée par une gamme diversifiée de personnes – des membres de la police, des inconnus et des membres de la famille.
Mots-clé: Identités performatives. Violence. Race. Genre. “Tambores de Safo”.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
COSTA, GABRIELA DE SOUSA. VIOLÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PERFORMATIVAS DE GÊNERO E RAÇA NOS JOGOS DE LINGUAGEM DO GRUPO TAMBORES DE SAFO. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

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