Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A PERSPECTIVA DE VIGOTSKI: CONTRIBUIÇÕES DA DEFECTOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE

Autor(es):
FERREIRA, FRANCISCA AMÉLIA BEZERRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
RESUMO
Este trabalho resulta de pesquisa bibliográfica e objetiva discutir a contribuição da Psicologia da Educação para a formação de professores na perspectiva da Educação Inclusiva, com aporte nos estudos de defectologia de Lev Semenovitch Vigotski. É composto por três capítulos, nos quais são abordados os temas Educação, Pedagogia, Psicologia, Teoria Histórico-cultural de Vigotski, (na qual se inserem os estudos de Defectologia). Há um emaranhado de relações entre estes temas que perpassam diferentes tempos e contextos da realidade brasileira. Educação, Pedagogia e Psicologia sempre estiveram atreladas ao longo dos tempos, com o objetivo de explicar e fundamentar as questões educacionais. A Psicologia, até a década de 1950, reinou absoluta nesta tarefa, mas com o desenvolvimento das demais Ciências Sociais, teve de dividir espaço e, a partir de então, passou a ser uma das principais ferramentas de direcionamento da Educação às exigências da sociedade. A educação de pessoas com deficiência é uma das demandas da Educação contemporânea e encontramos, na perspectiva histórico-cultural de Vigostki – especificamente em sua obra “Fundamentos de Defectologia” – um campo fértil de estudos, que pode contribuir para a formação inicial de professores, tendo em vista a heterogeneidade dos alunos que estes receberão em sala de aula. A inclusão educacional da pessoa com deficiência, mesmo com todas as mudanças no contexto político e social, notadamente a partir da década de 1990, ainda se apresenta como um desafio à sociedade “de direitos iguais”. A nossa escola dispõe de poucos instrumentos que assegurem a viabilidade de educação para crianças deficientes. Para o professor, ter, em sua sala de aula, um aluno com algum tipo de deficiência, ainda é motivo de temor e insegurança. E podemos atribuir este fato à sua formação rápida, aligeirada e, ainda, com discussões superficiais – ou inexistentes – acerca das peculiaridades que envolvem o processo de ensino-aprendizagem deste aluno. Os postulados de Vigotski desenvolvidos nos seus estudos de Defectologia são regidos a partir de um ponto fundamental: a defesa da inserção social destas crianças como fator crucial para o seu desenvolvimento. Vigotski nos trouxe, ainda na década de 1920, estudos e postulados baseados na tese de que o desenvolvimento de uma criança está
alicerçado nas oportunidades de experiência que o meio social possibilita. O papel do professor adquire uma importância fundamental: na medida em que o deficiente aprende da mesma forma que uma pessoa normal e o que muda é a penas a via pela qual aquele se desenvolve, cabe ao professor a importante tarefa de estar atento à via e, principalmente, qual a melhor forma de atingi-la. Concluímos, portanto, que a teoria de Vygotsky pode oferecer subsídios na compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem do aluno – um sujeito cultural e historicamente construído e, portanto, que não deve ser divido “em partes” – e, também, na articulação destes processos e as particularidades que envolvem a educação de pessoas com deficiência.
Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural. Formação de Professores. Educação Inclusiva.

Abstract:
ABSTRACT
This work results from literature and discusses the contribution of psychology of education for teacher training in the context of inclusive education, with the contribution of studies in defectology of Lev Vygotsky Semenovitch. It consists of three chapters, in which the topics are covered education, pedagogy, psychology, cultural-historical theory of Vygotsky, (specially Defectology’s studies). There is a tangle of relationships between these themes that run through different times and contexts of Brazilian reality. Education, Pedagogy and Psychology have always been linked over time, in order to explain and justify educational issues. The psychology until the 1950s reigned absolute in this task, but with the development of other social sciences, had to share space and, since then, has become a major tool targeting education to the demands of society. The education of people with disabilities is one of the demands of contemporary education and meet the cultural-historical perspective of Vigostki - specifically in his work "Fundamentals Defectology" - a fertile field of study that may contribute to initial teacher education, in view the heterogeneity of the students who will receive this in the classroom. The educational inclusion of people with disabilities, even with all the changes in the political and social context, especially since the 1990s, the education of persons with disabilities still presents a challenge to society "equal rights". Our school also has few instruments that ensure the viability of education for disabled children. For the teacher, take your classroom a student with a disability, is still a matter of fear and insecurity. And we can attribute this to its rapid formation, lighter, and also discussions with superficial - or nonexistent - about the peculiarities surrounding the teaching-learning process of the student. Vygotsky’s postulates developed in their Defectology’s studies are governed from the fundamental point: defending the social inclusion of these children as a crucial factor for its development. Vygotsky brought us, even in the 1920s, and studies based on the theory postulates that the development of a child is grounded in experience opportunities that the social environment allows. The role of the teacher acquires a fundamental importance: to the extent that the poor learn the same way as a normal person and that changes the punishment is the route by which one develops, the teacher the important task of
paying attention to the track and, mainly, how best to achieve it. We therefore conclude that Vygotsky's theory can provide insight in understanding the processes of development and student learning - a subject culturally and historically constructed and therefore should not be divided "in parts" - and also the articulation of these processes and characteristics that involve the education of persons with disabilities.
Keywords: Historical-cultural Theory. Teacher Training. Inclusion.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FERREIRA, FRANCISCA AMÉLIA BEZERRA. PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A PERSPECTIVA DE VIGOTSKI: CONTRIBUIÇÕES DA DEFECTOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE. 2012. 113 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1