Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM: ENFOQUE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autor(es):
CARDOSO, MIKAELLE BARBOZA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
Esta pesquisa objetivou analisar o uso de diferentes representações semióticas, por licenciandos em Matemática, para o trabalho com função afim. Tomou-se como aporte teórico a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval. Segundo o autor, a Matemática utiliza-se de uma grande variedade de registro de representações semióticas (Gráficos, Representação Algébrica, Tabelas, Língua Materna, entre outros) para tratar de seus conceitos matemáticos, diversificando assim, os vários modos de acesso a esses conceitos. Uma premissa fundamental dessa teoria é que a articulação e mobilização desses diferentes registros de representação são indispensáveis para que o sujeito aprendiz possa dominar os conceitos matemáticos, distinguindo o objeto representado de sua representação. A metodologia escolhida para a realização da pesquisa baseou-se nos aspectos teórico-metodológicos da ação-pesquisa proposto por Barbier. De acordo com o autor, esse tipo de investigação atende a fins de pesquisas acadêmicas, sendo possível que o problema seja levado para os sujeitos envolvidos no processo, em busca de conhecimento e alteração de uma realidade determinada. A ação-pesquisa foi constituída de um curso de formação com duração de 40 horas/aula, onde se discutiram as contribuições da TRRS para a formação de licenciandos para o trabalho com função. A pesquisa foi realizada com sete graduandos do 6o e 7o semestres do curso presencial de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A coleta de dados deu-se através da aplicação de teste diagnóstico, das observações realizadas durante o período do curso, registradas em diário de itinerância pela própria pesquisadora e por uma observadora externa presente aos encontros exclusivamente para esse fim. Percebeu-se que os sujeitos não tiveram qualquer contato com a TRRS durante seu processo de formação, mas foram apropriando-se de seus fundamentos durante a pesquisa, percebendo a natureza abstrata do objeto matemático e da necessidade do uso de diferentes representações para o domínio conceitual. Se antes os graduandos trabalhavam com as representações de modo inconsciente e fragmentado, após as intervenções eles passaram a compreender o papel de destaque dessas representações para a aprendizagem matemática. Entretanto, essa apreensão ocorreu de maneira gradativa, já que nos primeiros encontros a apropriação dos elementos teóricos da TRRS aplicado ao conteúdo de função afim, configurou-se como um desafio para os graduandos. Eles também demonstraram falhas ao lidar com o Registro em Língua Materna, as quais se concentravam na interpretação de questões propostas e produções de respostas nesse registro de representação. Os dados permitiram constatar que, mesmo após as intervenções, os
7
graduandos permaneceram com dificuldades em tratar e converter os diversos registros de representação da função afim. Salienta-se, assim, a necessidade de um contínuo trabalho de formação dos futuros professores de Matemática, a partir de diferentes teorias, de modo que eles possam articular os conhecimentos específicos dessa ciência aos conhecimentos didáticos e pedagógicos necessários a sua prática docente; especificamente a necessidade de trabalho com a TRRS, em torno dos diferentes conteúdos curriculares, destacando as diversas representações que devem ser usadas no trabalho com os objetos matemáticos.
Palavras-chave: Formação de professores de Matemática. Função afim. Representações semióticas.

Abstract:
ABSTRACT
This search aimed to analyze the use of different semiotic representations, by undergraduates in mathematics, for the work with affine function. It was taken as theoretical support the Theory of Semiotics Representation Registers (TRR) of Raymond Duval. According to the author, mathematics is used in a wide variety registration semiotic representations (graphics, Algebraic Representation, Tables, Native Language, etc.) to address their mathematical concepts, thus diversifying the various modes of access to these concepts. The fundamental premise of this theory is that the coordination and mobilization of these different registers of representation are indispensable for the learner can dominate mathematical concepts, distinguishing the represented object of its representation. The methodology chosen for the research was based on the theoretical and methodological aspects of the action-research proposed by Barbier. According to the author, this type of research serves academic research purposes, with the possibility that the issue is taken to the subjects involved in the process, in search of knowledge and changing a given reality. The action-research was constituted of a training course lasting 40 hours / class, where they discussed the contributions of TRRs for undergraduates training for work with function. The survey was conducted with seven graduates of the 6th and 7th semesters of classroom course of Full Degree in Mathematics from the State University of Ceará (UECE). The data collection took place by applying diagnostic test, the observations carried out during the period of the course, journaled roaming by the researcher and by an outside observer to this meeting for that purpose only. It was noticed that the subjects had no contact with the TRR during their training process, but they were appropriating its foundations during the research, becoming aware of the abstract nature of mathematical object and of the need to use different representations for the domain conceptual. If before the graduates were worked with representations of unconscious and fragmented way, after the interventions they have come to understand the important role of these representations for mathematics learning. However, this seizure took place gradually, since the first meetings the appropriation of theoretical elements of TRRs applied to function affine content, was configured as a challenge to the graduates. They also showed difficulties in dealing with the registry in Native Language. The difficulties were concentrated in the interpretation of proposed questions and answers productions in this registry of representation. The data allowed to verify that, even after the intervention, the graduates remained having difficulty to treat and convert the various records of representation affine function. It should be noted, therefore, the need for continued training work of future teachers
9
of mathematics, from different theories, so that they can articulate specific knowledge of this science to teaching and pedagogical knowledge necessary for their teaching practice; specifically the need to work with the TRR, around the different curricular contents, highlighting the various representations that must be used at work with mathematical objects.
Keywords: Mathematics teacher training. Affine Function. Semiotic Representations.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CARDOSO, MIKAELLE BARBOZA. MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM: ENFOQUE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2015. 173 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1