Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ENSINO RELIGIOSO E MISTIFICAÇÃO DA REALIDADE: CONTRIBUIÇÕES A UMA CRÍTICA ONTOLÓGICA

Autor(es):
SILVA, ANTONIO NASCIMENTO DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
No  presente trabalho,  partimos  teórico  e  metodologicamente  da  ontologia  marxiano
lukacsiana  procuramos  compreender  no  primeiro  capítulo,  o  complexo  da  educação,
destacando sua gênese, assim como da religião, no trabalho como categoria fundante do ser
social. Pontuamos nossa concepção de educação e delineamos o que entendemos por ensino
religioso. Na esteira de Feuerbach (2009), Berger (1985)e Durkheim (2008), compreendemos
ser a religião um produto das relações sociais, essencialmente desfavorável a crítica, uma
leitura antropomórfica do mundo, que dar uma normalidade, uma explicação transcendente a
contextos sociais até então inexplicáveis. Com Marx, temos que a religião é ao mesmo tempo
meio para consenso das massas e denuncia de uma situação real opressora. Pontuamos ainda,
de modo geral, o que entendemos por Estado e Ideologia. No  segundo capítulo, sinalizamos
brevemente  a  relação  entre  o  Estado  brasileiro  e  a  religião  a  partir  do  tratamento
constitucional  do tema, partimos do  início  da discussão  sobre a  laicidade do  Estado na
Revolução francesa, pontuando mudanças ocorridas no contexto revolucionário para o futuro
da relação Estado-religião em geral e, no Brasil destacamos elementos que sinalizam essa
relação a partir de documentos. No  terceiro capítulo, tentamos apresentar uma proposta de
ensino laico partindo da negação do atual envolvimento do Estado com a religião, de modo
mais particular, do ensino religioso discriminatório que se dá dentro da educação pública. Daí
concluímos que o ensino religioso, bem como a proposta do FONAPER, dentro da educação
pública, e de modo mais geral, a relação entre Estado e religião, corrobora com a reprodução
do  status  quo,  da  manutenção  da  ordem  vigente,  concluindo  que  a  luta  por  um  ensino
verdadeiramente  laico  aponta  para  outra  forma  de  sociabilidade,  dado  que  as  condições
históricas impedem que no Brasil, se alcance o nível de desenvolvimento econômico político
que possibilitaria a passagem da religião da esfera pública para a particular.
Palavras  –  chave:  Ontologia  marxiana  –  lukacsiana.  Religião.  Ensino  religioso.  Estado.
Ideologia.

Abstract:
ABSTRACT
In this paper, we starting from the theoretical and methodological ontology Lukacsian –
Marxian, we search to understand in the first chapter, the educational complex, emphasizing
its genesis, as well as religion, work as a foundational category of social being. We punctuate
our conception of education and outline what we understand by religious education. In the
precepts of Feuerbach (2009), Berger (1985) and Durkheim (2008), we understand religion to
be a product of social relations, essentially unfavorable to criticism, an anthropomorphic
reading of the world, that gives normality, a transcendent explanation to social contexts
theretofore unexplained. With Marx we have that religion is at the same time a device to
consensus of masses and denunciations a real oppressive situation. We punctuate still, in
general, what we understand by State and ideology. In the second chapter we briefly signal the
relation between the Brazilian State and religion from the constitutional treatment of the
theme, we start of beginning of discussion about laicite State in the French Revolution,
punctuating changes occurred in the revolutionary context for the future of the relation State -religion in general, and the level of Brazil we highlight elements that signal this relation from
documents. In the third chapter, we try to present a proposal for Laic Education based on
negation of the current State involvement with religion, and more particular level, about
discriminatory religious education that occurs within public education. We conclude that
religious education, as well as the proposed FONAPER within public education, in general
level, the relation between State and religion, corroborates with the reproduction of the  status
quo, maintaining the present order, concluding that the fight for a truly laic Education points
to another form of sociability, given that the historical conditions prevent that in Brazil,
achieves  the  level  of  political  economic  development  that  would  enable  the  passage  of
religion from the public sphere to the private. 
Key-words: Marxian- Lukacsian Ontology. Religion. Religious Education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, ANTONIO NASCIMENTO DA. ENSINO RELIGIOSO E MISTIFICAÇÃO DA REALIDADE: CONTRIBUIÇÕES A UMA CRÍTICA ONTOLÓGICA. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1