Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
VOZES SILENCIADAS: O FENÔMENO DA POLIDEZ EM UMA ETNOGRAFIA DO COTIDIANO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA.

Autor(es):
ROCHA, LÚCIA KÁTIA MAIA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Esta pesquisa apresenta uma análise da linguagem de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista – TEA – tendo como categoria a polidez linguística. Para tanto, procuramos observar o processo interacional dos participantes da conversação, a partir dos trabalhos com as faces (GOFFMAN, 1967), assim como o uso de estratégias de polidez linguística como mecanismos de interação social. Para compreender a linguagem de pessoas com TEA, procuramos realizar uma etnografia do cotidiano de dois adolescentes e de uma criança com esse diagnóstico. Analisamos suas conversas, acompanhando-os na instituição de tratamento, nas escolas, nos projetos de lazer e esporte, em suas residências e em outros locais variados. Além dos nossos sujeitos de pesquisa, contamos também com colaboradores, que convivem e interagem efetivamente com pessoas com autismo, assim como com os profissionais que os acompanham. Adotamos como referencial teórico básico os trabalhos de Goffman (1967), Brown; Levinson (1987), Leech (1983), assim como Austin (1962), Wittgenstein (1989) a partir da concepção de linguagem da Nova Pragmática Rajacopalan (2010, 2014), Grandi; Panek (2015) e Silva, Ferreira e Alencar (2014). Como resultado de nossos estudos, constatamos que os autistas usam, quando querem, as estratégias de polidez linguística como forma de interagir socialmente, e a (im) polidez como forma de resistência. Assim, verificamos que eles não estão totalmente alheios aos acontecimentos e aos processos de interações sociais que os circundam.
Palavras-chave: Autismo. Polidez linguística. Pragmática cultural.

Abstract:
ABSTRACT This research presents an analysis of the language of people diagnosed with Autism Spectrum Disorder - TEA - having as category the linguistic politeness. To do so, we try to observe the interaction process of the participants of the conversation, from the works with the faces (Goffman, 1967), as well as the use of linguistic politeness strategies as mechanisms of social interaction. To understand the language of people with ASD, we seek to carry out a daily ethnography of two teenagers and a child with this diagnosis. We analyze their conversations, accompanying them in the institution of treatment, schools, leisure and sport projects in their homes and in various other locations. In addition to our research subjects, we also have employees who live and interact effectively with people with autism, as well as the professionals who assist them. We adopt as a basic theoretical work of Goffman (1967), Brown; Levinson (1987), Leech (1983) and Austin (1962), Wittgenstein (1989) from the conception of language New Pragmatic Rajacopalan (2010, 2014), Grandi; Panek (2015) and Silva Ferreira and Alencar (2014). As a result of our studies, we found that autistic people use when they want, the strategies of linguistic politeness in order to interact socially, and (in) politeness as a form of resistance. Thus, we find that they are not totally unrelated to events and social interaction processes that surround them. Keywords: Autism.Linguistic politeness.Cultural pragmatics.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ROCHA, LÚCIA KÁTIA MAIA. VOZES SILENCIADAS: O FENÔMENO DA POLIDEZ EM UMA ETNOGRAFIA DO COTIDIANO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA.. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1