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Repositório Institucional - UECE
Título:
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM FORTALEZA – CEARÁ

Autor(es):
ALVES, RAQUEL SIMÕES MONTEIRO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
A formação em saúde é um dos desafios postos para o Sistema Único de Saúde na consecução 
de seus princípios. Algumas políticas públicas tem sido desenvolvidas visando a reorientação 
da formação dos profissionais da saúde de nível superior. No Ceará, tais políticas tem se 
concretizado por meio de parcerias entre as instituições formadoras e a gestão nos níveis 
estadual e municipal. Neste contexto, a pesquisa teve como principal objetivo avaliar o curso 
de graduação em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará, com ênfase na 
formação para atuação na Atenção Primária à Saúde (APS). Os principais conceitos que 
iluminam o estudo estão presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no Pró-Saúde, 
referenciais em que se consolidaram as propostas de reorientação da formação na área da 
saúde. Utilizou-se como referencial para análise a hermenêutica-dialética visando a 
abordagem dos dilemas e contradições presentes no processo de divisão da formação desta 
categoria profissional. Participaram como informantes do estudo 18 docentes. Também foram 
fontes de informação o Projeto Político Pedagógico do Curso e o programa de ensino de 45 
disciplinas obrigatórias e 12 optativas. Os resultados mostraram que o currículo reformulado 
possui baixas correlações com os princípios da APS no contexto do SUS e que o corpo 
docente tem pouca apropriação da temática. A formação tem ênfase nas dimensões biológicas 
e técnico-instrumentais dos conhecimentos inerentes da profissão e não consegue vislumbrar
outras formas de atuação dentro da escola, além das tradicionais. Não existe consenso quanto 
ao perfil de formação e atuação correlatos à Licenciatura e ao Bacharelado. Na percepção de 
alguns informantes, a perspectiva futura de um Bacharelado é a principal possibilidade de 
uma formação que contemple APS/SUS, contestadas por outras ideias que reafirmam a 
educação em saúde como elementos necessários à formação de ambas as modalidades. O 
determinantes do processo saúde doença tanto biológicos quanto sociais são abordados de 
forma insuficiente. Os cenários de prática das atividades complementares se configuram como 
possibilidades de que o licenciado vivencie experiências para além do contexto escolar. A 
formação e as práticas pedagógicas dos docentes apontam para a coexistência de 
metodologias tradicionais e críticas no âmbito da formação. Espera-se com este trabalho 
contribuir para construção de uma identidade profissional da Educação Física que se aproprie 
do seu papel na APS/SUS.
Palavras-chave: Ensino. Sistema Único de Saúde. Educação Física. Atenção Primária em
Saúde.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ALVES, RAQUEL SIMÕES MONTEIRO. AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM FORTALEZA – CEARÁ . 2015. 165 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

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