RESUMO
A formação em saúde é um dos desafios postos para o Sistema Único de Saúde na consecução
de seus princípios. Algumas políticas públicas tem sido desenvolvidas visando a reorientação
da formação dos profissionais da saúde de nível superior. No Ceará, tais políticas tem se
concretizado por meio de parcerias entre as instituições formadoras e a gestão nos níveis
estadual e municipal. Neste contexto, a pesquisa teve como principal objetivo avaliar o curso
de graduação em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará, com ênfase na
formação para atuação na Atenção Primária à Saúde (APS). Os principais conceitos que
iluminam o estudo estão presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no Pró-Saúde,
referenciais em que se consolidaram as propostas de reorientação da formação na área da
saúde. Utilizou-se como referencial para análise a hermenêutica-dialética visando a
abordagem dos dilemas e contradições presentes no processo de divisão da formação desta
categoria profissional. Participaram como informantes do estudo 18 docentes. Também foram
fontes de informação o Projeto Político Pedagógico do Curso e o programa de ensino de 45
disciplinas obrigatórias e 12 optativas. Os resultados mostraram que o currículo reformulado
possui baixas correlações com os princípios da APS no contexto do SUS e que o corpo
docente tem pouca apropriação da temática. A formação tem ênfase nas dimensões biológicas
e técnico-instrumentais dos conhecimentos inerentes da profissão e não consegue vislumbrar
outras formas de atuação dentro da escola, além das tradicionais. Não existe consenso quanto
ao perfil de formação e atuação correlatos à Licenciatura e ao Bacharelado. Na percepção de
alguns informantes, a perspectiva futura de um Bacharelado é a principal possibilidade de
uma formação que contemple APS/SUS, contestadas por outras ideias que reafirmam a
educação em saúde como elementos necessários à formação de ambas as modalidades. O
determinantes do processo saúde doença tanto biológicos quanto sociais são abordados de
forma insuficiente. Os cenários de prática das atividades complementares se configuram como
possibilidades de que o licenciado vivencie experiências para além do contexto escolar. A
formação e as práticas pedagógicas dos docentes apontam para a coexistência de
metodologias tradicionais e críticas no âmbito da formação. Espera-se com este trabalho
contribuir para construção de uma identidade profissional da Educação Física que se aproprie
do seu papel na APS/SUS.
Palavras-chave: Ensino. Sistema Único de Saúde. Educação Física. Atenção Primária em
Saúde.