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Repositório Institucional - UECE
Título:
AS PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO SETOR SUPERMERCADISTA: UM ESTUDO EMPÍRICO

Autor(es):
LIMA, IONEIRY VIANA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO 
O objetivo principal deste estudo foi investigar, com base em um referencial teórico 
construído, como as pequenas e médias empresas do setor supermercadista definem as suas 
práticas de gestão de pessoas. Para atingir esse intento, foi realizada uma pesquisa de campo 
de natureza qualitativa e exploratória, na forma de um estudo de casos múltiplos. Pela 
facilidade de acesso da pesquisadora, foram pesquisadas empresas que integram a Rede 
Uniforça, todas localizadas em Fortaleza. Foram levantados dados primários e secundários 
junto a cinco empresas: quatro de pequeno porte e uma de porte médio. Os dados foram 
coletados por meio de entrevistas realizadas com os gestores de RH, para que se pudesse 
conhecer e analisar as práticas de gestão de pessoas adotadas por essas organizações. 
Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para tratamento e análise dos dados levantados. 
Algumas evidências relevantes sobre as práticas de gestão de pessoas adotadas pelas empresas 
pesquisadas foram identificadas, dentre as quais se destacam: (i) quanto ao processo 
estratégico, quatro das cinco empresas têm declaradas a missão, a visão de futuro e os valores 
que devem pautar a conduta dos empregados; (ii) no recrutamento, as empresas dão 
prioridade a candidatos que residem próximo ao local onde estão instaladas, como forma de 
fortalecer as relações sociais que estabelecem com as comunidades nas quais estão inseridas; 
(iii) na seleção, as técnicas utilizadas são bastante simples e resumem-se a uma entrevista 
(todas as empresas), a provas de conhecimentos específicos e a testes psicológicos (algumas 
delas); a maioria dos empregados selecionados são jovens e os índices de turnover são 
bastante elevados, sobretudo nos cargos de natureza mais simples; (iv) na capacitação, a 
ênfase recai sobre o treinamento introdutório realizado em serviço, durante o período de 
experiência do novo empregado; as oportunidades de treinamento para os funcionários do 
quadro efetivo, de um modo geral, são esporádicas e ocorrem, principalmente, quando são 
introduzidas mudanças nos processos de trabalho e nas tecnologias utilizadas; (v) quanto à 
promoção, todas as empresas oferecem oportunidades de ascensão funcional, porém, não na 
dimensão pretendida; isto porque, dados os elevados índices de turnover – que é uma 
característica do setor supermercadista – muitas vezes as empresas não conseguem 
desenvolver os empregados para que atinjam o nível de prontidão exigido para os cargos de 
maior complexidade, porque muitos se desligam antes; (vi) no que concerne aos sistemas de 
recompensas, todas as empresas remuneram os empregados seguindo a curva salarial do 
mercado e os aspectos legais estabelecidos na legislação trabalhista e nos acordos 
estabelecidos com os sindicatos que representam a categoria; além do salário fixo, todas as 
empresas oferecem, com pequenas variações, bônus salariais por atingimento de metas e um 
pacote de benefícios limitado a planos de saúde e odontológico, vale-refeição, vale-transporte, 
entre outros de menor expressão. A principal conclusão a que se chegou ao final deste estudo 
é a de que as práticas de gestão de pessoas adotadas pelas empresas pesquisadas, no geral, 
encontram-se ainda em um estágio muito incipiente, quando comparadas com as formulações 
teóricas mais atualizadas – sentido lato – e que constam da estrutura teórica construída para 
fundamentar esta pesquisa. No entanto, elas parecem adequadas ao estágio atual de 
desenvolvimento das empresas do seu ramo e porte, no que se refere à função organizacional 
de RH, o que não constitui obstáculo para que elas atinjam seus resultados, embora tenham 
sido apontadas necessidades de avanços nessa área. 
 
Palavras chaves: gestão de pessoas; gestão por competências; gestão de pequenas e médias
empresas. 

Abstract:
ABSTRACT 
The main goal of this study was to investigate with basis on a theoretical background how 
small and medium-size enterprises of the supermarket sector define their practices of staff 
management. In order to fulfill this intent, a field research of qualitative and exploratory 
character was accomplished in the form of a multiple case study. Due to the researcher's 
facility of access, companies which integrate Rede Uniforça, all located in Fortaleza, were 
analyzed. Primary and secondary data were collected from five companies: four small ones 
and one medium-sized. The data were collected by means of interviews accomplished among 
the human resources managers so that it was possible to know and analyze the practices of 
staff management adopted by these organizations. The technique of content analysis for the 
treatment and analysis of the collected data was utilized. Some relevant evidence about the 
practices of staff management adopted by the companies in issue were identified, such as: (i) 
when it comes to the strategic process, four of the five companies have the mission, the future 
prospects and the values that must guide the conduct of the employees declared; (ii) in the 
recruiting, the companies give priority to candidates who live near the places where they are 
located, as a way to strengthen the social relations that are established with the communities 
in which they are inserted; (iii) the techniques utilized in the selection process are very simple 
and consist of an interview in all companies and also of knowledge tests on specific topics 
and psychological tests in some of them. Most of the selected employees are young and the 
turnover rates are high, especially in the simpler positions; (iv) in the professional training, 
the emphasis is on the introductory training accomplished during service throughout the new 
employee's probation period. The training opportunities for the employees of the permanent 
staff are in general sporadic and occur especially when changes regarding the work processes 
and the utilized technologies are introduced; (v) concerning promotion, all companies provide 
opportunities. However, not in the dimension intended. This is because, given the high rates 
of turnover – which is a characteristic of the supermarket sector – the companies many times 
cannot qualify the employees so that they reach the level of readiness required for the higher￾complexity positions because many of them leave the job before it happens; (vi) regarding 
reward systems, all companies remunerate the employees following the market's salary level 
and the legal aspects established in the labor legislation and in the agreements with the labor 
unions that represent the professional category. Besides the salary, all companies offer salary 
bonuses for reaching goals and health insurance, dental plan, meal-voucher, transportation 
voucher, among others, with little variations. The main conclusion reached in the end of this 
study is that the practices of staff management adopted by the analyzed companies are, in 
general, in a very inchoate stage when compared to the more updated theoretical formulations 
in a broad sense and to the ones which are reported in the theoretical framework structured to 
support this research. Nevertheless, they seem appropriate to the initial stage of the 
companies' development in this trade and size when it comes to the organizational function of 
human resources, which does not constitute an obstacle for them to reach their results, 
although needs for improvement in this area have been indicated. 
Key-words: staff management; skills management; management of small and medium-size 
enterprises. 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LIMA, IONEIRY VIANA. AS PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO SETOR SUPERMERCADISTA: UM ESTUDO EMPÍRICO . 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 18 de abril de 2024

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