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Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: INVESTIGANDO OS BENS PATRIMONIAIS DE LIMOEIRO DO NORTE-CE

Autor(es):
MAIA, FRANCISCO EDINOU BEZERRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Esta pesquisa analisa a importância dos bens patrimoniais para a produção da História Local e para o Ensino de História na cidade de Limoeiro do Norte-CE. Tomando como referência o Ensino Fundamental, tivemos por objetivo investigar a Educação Patrimonial como sendo uma forma de provocar no aluno o interesse pela compreensão dos processos históricos que marcam a sociedade em que vive, bem como pelo estudo da chamada História Local, percebendo que esta não se encontra deslocada de seu sentido mais universal. Como fonte de pesquisas, utilizamos várias tipologias. Para abordarmos a História local, destacamos a fonte oral e a iconografia; para o estudo acerca do tombamento ou não do patrimônio edificado da cidade, acima mencionada, pesquisamos os projetos de leis municipais, as leis sancionadas pelo poder executivo municipal, além da documentação que nos foi cedida, para consulta, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, com sede na cidade de Fortaleza. Para abordagem do tema educação patrimonial junto aos professores das escolas municipais, optamos por utilizar, metodologicamente, um instrumento de pesquisa que foi aplicado a um grupo de 41 professores. Quanto às fontes para o estudo da legislação educacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, Nº 9.394/96 e os PCN’s (1998) nos foram de extrema importância para estabelecermos níveis de compreensão acerca das mudanças que foram prescritas para o Ensino de História. Para ampliação de nossas reflexões, foram valorosas as leituras voltadas para a História local, para o Ensino de História e, de maneira geral, para a Educação no Brasil, sobretudo, no contexto, pós-implantação da LDB/96.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de História. Patrimônio Histórico Edificado. Educação Patrimonial. Limoeiro do Norte-CE.

Abstract:
ABSTRACT
This research analyzes the importance of capital assets for the production of Local History and the History of Education in the city of Limoeiro do Norte-CE. Referring to primary education, the objective was to investigate the heritage education as a way to cause the student interest in the understanding of the historical processes that mark the society in which he lives, as well as the study of so-called Local History, realizing that it does not is displaced from its most universal sense. As a source of research, we use various types. To approach the local history, we highlight the oral source and iconography; for the study of the tipping or not the built heritage of the city, above, researched the local laws projects, laws enacted by the municipal executive branch, in addition to the documentation that has been assigned for consultation by the Historical and Artistic Heritage Institute National - IPHAN, based in the city of Fortaleza. To approach to heritage education theme with teachers of municipal schools, we chose to use, methodologically, a research instrument that was applied to a group of 41 teachers. The sources for the study of educational legislation, the Law of Directives and Bases of Education - LDB, Nº 9.394/96 and the PCN's (1998) we were extremely important to establish levels of understanding about the changes that have been prescribed for Education of history. For expansion of our reflections were valuable readings focused on local history for the Teaching of History and, in general, to education in Brazil, especially in the context, post-implementation of the LDB/96. KEYWORDS: History teaching. Heritage Built History. Heritage Education. Limoeiro do Norte-CE.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MAIA, FRANCISCO EDINOU BEZERRA. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: INVESTIGANDO OS BENS PATRIMONIAIS DE LIMOEIRO DO NORTE-CE. 2016. 150 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

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