Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
GRUPOS DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DIFERENCIADA

Autor(es):
MONTE, THAIDYS DA CONCEIÇÃO LIMA DO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
ESUMO
Esta pesquisa instiga a refletir sobre os Grupos de Pesquisa na área da Educação Física como espaços de uma formação diferenciada. Ao perceber através de levantamento preliminar no Diretório de Grupos de Pesquisa – DGP do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico a insipiente inserção de alunos da graduação em GP e, consequentemente, uma fragilidade para os graduandos de Educação Física em sua formação para a pesquisa, emergiu o interesse de realizar o estudo que tem como objetivo maior: analisar a participação discente nos grupos de pesquisa em Educação Física evidenciando um espaço de formação diferenciada. O caminho metodológico trata-se de um estudo de campo que utiliza o método de Estudo de caso. Em relação ao objeto de estudo a pesquisa é do tipo descritiva, exploratória e explicativa e pauta-se em uma abordagem predominantemente qualitativa. Os sujeitos investigados foram (n=20) alunos da graduação em Educação Física, bolsistas e voluntários integrantes dos grupos de pesquisa da Universidade Estadual do Ceará – UECE e Universidade Regional do Cariri – URCA. Como lócus investigativo teve (n=04) grupos de pesquisa destas instituições. Na coleta dos dados foi utilizada uma busca documental no DGP/CNPq e sites das Universidades. Junto aos sujeitos foi feito o uso da entrevista A análise dos dados foi realizada com a utilização do software Nvivo 11. Como resultados da investigação os grupos de pesquisa analisados ancoram suas linhas de investigação sobre a área biológica, fisiológica e da saúde e sobre área pedagógica da Educação Física. Os alunos são na maioria do sexo feminino e com média de idade de 22 anos, eles se inserem nesses grupos por incentivo de colegas, por inciativa própria ou por convite de um dos líderes e assim, concluímos que a formação diferenciada nos grupos de pesquisa na área da Educação Física acontece propiciando aos alunos inseridos nesses grupos de pesquisa uma visão mais ampla do universo científico, sendo assim um acréscimo em sua formação, dando a eles um direcionamento substancial e necessário para seu conhecimento, com vista a deslumbrar mais a frente uma formação profissional que o diferencie dos demais.
Palavras-chave: Formação Diferenciada. Formação para a pesquisa em Educação Física. Grupos de Pesquisa. Atividades formativas para a pesquisa.

Abstract:
ABSTRACT
This research instigates to reflect on the Groups of Research in the area of Physical Education as spaces of a differentiated formation. By noting through a preliminary survey in the Directory of Research Groups - DRG of the National Council for Scientific and Technological Development the insipient insertion of undergraduate students in research groups (RG) and, consequently, a fragility for the undergraduate students of Physical Education in their training for research, emerged the Interest to carry out the study that has as its main objective to analyze the student participation in research groups in Physical Education, evidencing a differentiated formation space. The methodological approach is a field study that uses the Case Study method. In relation to the object of study, the research is descriptive, exploratory and explanatory, and is based on a predominantly qualitative approach. The investigated subjects were (n = 20) undergraduate students in Physical Education, fellows and volunteers members of the research groups of the Universidade Estadual do Ceará – UECE (State University of Ceará) and Universidade Regional do Carirí - URCA (Regional University of Cariri). As an investigative locus had (n = 04) research groups from these institutions. In the data collection, a documentary search was used in the DRG/CNPq and universities websites. Data were analyzed using the software Nvivo 11. As a result of the research, the research groups analyzed anchored their lines of research on the biological, physiological and health area and on the pedagogical area of Physical Education. The students are mostly female and with an average age of 22, they join these groups by encouraging their peers, by their own initiative or by invitation from one of the leaders and thus, we conclude that the differentiated formation in the research groups in the Physical Education area happens by giving to the students inserted in these groups of research a broader view of the scientific universe, being thus an increase in their formation, giving them a substantial and necessary direction for their knowledge, in order to dazzle further a professional qualification that sets them apart from others.
Keywords: Differentiated Formation. Formation for a research in Physical Education. Research Groups. Training activities for research.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MONTE, THAIDYS DA CONCEIÇÃO LIMA DO. GRUPOS DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DIFERENCIADA. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1