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Repositório Institucional - UECE
Título:
O CONHECIMENTO NA ESCOLA INDÍGENA NO CEARÁ: PRÁTICAS DE ENSINO DIFERENCIADO NA ESCOLA INDÍGENA DIREITO DE APRENDER DO POVO ANACÉ

Autor(es):
LIMA, THIAGO HALLEY SANTOS DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Este trabalho se propõe a analisar a forma como as professoras indígenas Anacé abordam os temas referentes ao conhecimento indígena nas suas práticas docente. Entendendo a escola como espaço intercultural, se elencou a figura das professoras indígenas Anacé como responsáveis por utilizarem estratégias, metodologias e pedagogias indígenas que permitam a introdução dos temas referentes ao conhecimento indígena no currículo escolar. Para tanto, elas realizam constantes articulações com os “mais velhos” da comunidade, numa permanente atividade de pesquisa, elaboração e inserção de temas no fazer cotidiano da escola indígena. Nessa atividade se evidencia o quanto a construção da identidade indígena se entrelaça com a solidificação do perfil das professoras indígenas, num contexto de conflitos, negações e afirmações. Como forma de observar essas situações, além da vivência como professor indígena, também se utilizou da pesquisa aos registros de atividade docente para ressaltar a forma como os temas se encontram dispostos no fazer docente indígena Anacé. Por fim, busca também analisar como se estabelece a figura do professor indígena pesquisador que procura por em evidencia os saberes indígenas do seu povo como forma de responder aos anseios de construção de um currículo escolar indígena específico, diferenciado autônomo e descolonizador.
Palavras-chave: Professores indígenas. Educação escolar indígena. Conhecimentos indígenas.

Abstract:
ABSTRACT
This work aims to analyze how the indigenous teachers Anacé approaches the subjects related to indigenous knowledge in their teaching practices. Understanding the school as an intercultural space, the indigenous Anacé teachers were listed as responsible for using indigenous strategies, methodologies and pedagogies that allow the introduction of the subjects related to indigenous knowledge in the school curriculum. In order to do so, they make constant contact with the "elders" of the community, in a permanent activity of research, elaboration and insertion of themes in the daily practice of the indigenous school. This activity shows how the construction of indigenous identity is intertwined with the solidification of the profile of indigenous teachers, in a context of conflicts, denials and affirmations. As a way of observing these situations, in addition to living as an indigenous teacher, the research was also used to record teaching activities to highlight the way in which the subjects are arranged in the making of Anacé indigenous teacher. Finally, it seeks to analyze how to establish the figure of the indigenous researcher teacher who seeks to highlight the indigenous knowledge of his people as a way of responding to the aspirations of building a specific indigenous school curriculum, autonomous differentiated and decolonizing.
Keywords: Indigenous teachers. Indigenous school education. Indigenous knowledge.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LIMA, THIAGO HALLEY SANTOS DE. O CONHECIMENTO NA ESCOLA INDÍGENA NO CEARÁ: PRÁTICAS DE ENSINO DIFERENCIADO NA ESCOLA INDÍGENA DIREITO DE APRENDER DO POVO ANACÉ. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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