RESUMO
Esta pesquisa aborda a temática da formação continuada dos professores dos anos
iniciais do Ensino Fundamental, tendo, como objetivo geral e principal problemática
a prática da pesquisa como parte importante dessa formação. Para a realização da
pesquisa elegemos como lócus uma Escola da rede municipal da cidade de Limoeiro
do Norte – CE, para qual utilizamos apenas as letras iniciais EEF J. C. S. Como
resultado da pesquisa documental, fizemos uma síntese analítica de quatorze
documentos produzidos em Encontros e/ou Conferências realizadas entre os anos
de 1979 a 2016, os quais diziam respeito as Diretrizes Internacionais para a
Educação da América Latina e Caribe. Como fonte de pesquisa, foram utilizados,
também, os seguintes documentos: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional – LDBEN, Lei 9394/96; o Plano Nacional de Educação – PNE 2001-2010 e
o Plano Nacional de Educação atual – PNE 2014-2024, além, é claro, de entrevistas
orais e de instrumento de pesquisa aplicado para um grupo de quatro professoras da
escola acima mencionada. Do ponto de vista teórico, foram indispensáveis as
leituras de autores como: Arroyo (2013), Guarnieri (2005), Farias (2006), Freire
(1996), Fusari (2009), Lüdke e André (1986), Nóvoa (2009), Nunes (2002), Placco e
Silva (2009), Saviani (1992), Tardif (2007), Vasconcellos (2007), Vigneron e Gottlieb
(2002), Young (2009). A partir desse estudo, obtivemos os seguintes resultados: 1)
houveram avanços na área da formação continuada de professores, embora os
mesmos não contemplem, de maneira mais propositiva, a escola como espaço de
formação permanente para o professor (a), embora existam estudiosos defendendo
essa questão; 2) tomando como referência o Estado do Ceará, de modo mais
particular, o município de Limoeiro do Norte, se observa a implantação de algumas
políticas voltadas para a formação docente, nas quais os anos iniciais do Ensino
Fundamental tenham sido mais contemplados com programas voltados para a
formação inicial; 3) em se tratando de formação continuada, os professores dos
anos iniciais do Ensino Fundamental, de Limoeiro do Norte, ultimamente, não têm
sido contemplados, a não ser com formações de caráter cada vez mais técnico; 4)
quanto ao grupo de quatro professoras dos anos iniciais EEF J. C. S., constatamos
que todas obtiveram uma formação inicial, desenvolvendo pesquisas monográficas,
cujos resultados se fizeram refletir nas práticas pedagógicas das três professoras
formadas pela Universidade do Vale do Acaraú – UVA, conforme nos foi relatado em
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seus depoimentos; 5) sobre a formação continuada das professoras, ficou
constatado que as professoras demonstram compreensão acerca da importância da
formação continuada, apesar de apenas uma assumir sua responsabilidade
enquanto proponente de sua própria formação, enquanto as demais afirmam ser
responsabilidade das Secretarias de Educação dos Governos Estadual e Municipal;
6) em se tratando da escola como espaço de formação permanente, as professoras
reconhecem a escola como um espaço importantíssimo de formação, embora esta
se limite a troca de experiências; 7) dentre as maiores dificuldades sentidas, no
exercício de suas práticas docentes, as professoras destacaram que, apesar da
escola valorizar os profissionais, não há incentivo à pesquisa, até porque o número
de programas e projetos patrocinados pelos governos Federal e Estadual se
avolumam cada vez mais; 8) sobre a experiência de pesquisa nos cursos de
formação continuada, as professoras relataram que a SEDUC e a SME
possibilitaram, como sendo de mais significado para elas, as formações do PAIC,
onde as mesmas trabalhavam com a teoria e com a prática; 9) ainda com relação à
prática da pesquisa, vivenciada no ambiente escolar, especialmente na sala de aula,
analisamos que não há experiência com a pesquisa, estando esta atrelada aos
conteúdos ministrados; 10) a integração ensino e pesquisa tem nas consultas à
Internet sua principal referência.
Palavras-chave: Formação continuada. Prática da pesquisa. Escola. Professores.
Limoeiro do Norte – CE.