Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PELOS CAMINHOS DA PESQUISA (?): FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es):
MOURA, FARBÊNIA KÁTIA SANTOS DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Esta pesquisa aborda a temática da formação continuada dos professores dos anos
iniciais do Ensino Fundamental, tendo, como objetivo geral e principal problemática
a prática da pesquisa como parte importante dessa formação. Para a realização da
pesquisa elegemos como lócus uma Escola da rede municipal da cidade de Limoeiro
do Norte – CE, para qual utilizamos apenas as letras iniciais EEF J. C. S. Como
resultado da pesquisa documental, fizemos uma síntese analítica de quatorze
documentos produzidos em Encontros e/ou Conferências realizadas entre os anos
de 1979 a 2016, os quais diziam respeito as Diretrizes Internacionais para a
Educação da América Latina e Caribe. Como fonte de pesquisa, foram utilizados,
também, os seguintes documentos: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional – LDBEN, Lei 9394/96; o Plano Nacional de Educação – PNE 2001-2010 e
o Plano Nacional de Educação atual – PNE 2014-2024, além, é claro, de entrevistas
orais e de instrumento de pesquisa aplicado para um grupo de quatro professoras da
escola acima mencionada. Do ponto de vista teórico, foram indispensáveis as
leituras de autores como: Arroyo (2013), Guarnieri (2005), Farias (2006), Freire
(1996), Fusari (2009), Lüdke e André (1986), Nóvoa (2009), Nunes (2002), Placco e
Silva (2009), Saviani (1992), Tardif (2007), Vasconcellos (2007), Vigneron e Gottlieb
(2002), Young (2009). A partir desse estudo, obtivemos os seguintes resultados: 1)
houveram avanços na área da formação continuada de professores, embora os
mesmos não contemplem, de maneira mais propositiva, a escola como espaço de
formação permanente para o professor (a), embora existam estudiosos defendendo
essa questão; 2) tomando como referência o Estado do Ceará, de modo mais
particular, o município de Limoeiro do Norte, se observa a implantação de algumas
políticas voltadas para a formação docente, nas quais os anos iniciais do Ensino
Fundamental tenham sido mais contemplados com programas voltados para a
formação inicial; 3) em se tratando de formação continuada, os professores dos
anos iniciais do Ensino Fundamental, de Limoeiro do Norte, ultimamente, não têm
sido contemplados, a não ser com formações de caráter cada vez mais técnico; 4)
quanto ao grupo de quatro professoras dos anos iniciais EEF J. C. S., constatamos
que todas obtiveram uma formação inicial, desenvolvendo pesquisas monográficas,
cujos resultados se fizeram refletir nas práticas pedagógicas das três professoras
formadas pela Universidade do Vale do Acaraú – UVA, conforme nos foi relatado em
9
seus depoimentos; 5) sobre a formação continuada das professoras, ficou
constatado que as professoras demonstram compreensão acerca da importância da
formação continuada, apesar de apenas uma assumir sua responsabilidade
enquanto proponente de sua própria formação, enquanto as demais afirmam ser
responsabilidade das Secretarias de Educação dos Governos Estadual e Municipal;
6) em se tratando da escola como espaço de formação permanente, as professoras
reconhecem a escola como um espaço importantíssimo de formação, embora esta
se limite a troca de experiências; 7) dentre as maiores dificuldades sentidas, no
exercício de suas práticas docentes, as professoras destacaram que, apesar da
escola valorizar os profissionais, não há incentivo à pesquisa, até porque o número
de programas e projetos patrocinados pelos governos Federal e Estadual se
avolumam cada vez mais; 8) sobre a experiência de pesquisa nos cursos de
formação continuada, as professoras relataram que a SEDUC e a SME
possibilitaram, como sendo de mais significado para elas, as formações do PAIC,
onde as mesmas trabalhavam com a teoria e com a prática; 9) ainda com relação à
prática da pesquisa, vivenciada no ambiente escolar, especialmente na sala de aula,
analisamos que não há experiência com a pesquisa, estando esta atrelada aos
conteúdos ministrados; 10) a integração ensino e pesquisa tem nas consultas à
Internet sua principal referência.
Palavras-chave: Formação continuada. Prática da pesquisa. Escola. Professores.
Limoeiro do Norte – CE.

Abstract:
ABSTRACT
The research addresses the thematic of continuous formation of teachers in the initial
years of Elementary School, aiming as general objective and main question, the
practice of research as an important part of this formation. In order to carry out the
research, we chose as a School of the municipal network of the city of Limoeiro do
Norte – CE as a locus, which I called the Escola EEF JCS. As a result of
documentary research, we have produced an analytical summary of fourteen
documents produced in meetings and / or conferences held between 1979 and 2016,
which related to the International Guidelines for Education in Latin America and the
Caribbean. As sources for the research, we used the following documents: the Law
of Guidelines and Bases Of National Education - LDBEN, Law 9394/96; The National
Education Plan - PNE 2001-2010 and the current National Education Plan - PNE
2014-2024, in addition, of course, a broad research instrument and live interviews
recorded with four teachers of the above-mentioned schools. From the theoretical
point of view, it was indispensable the readings of the authors such as Arroyo (2013),
Guarnieri (2005), Farias (2006), Freire (1996), Fusari (2009), Lüdke e André (1986),
Nóvoa (2009), Nunes (2002), Placco e Silva (2009), Saviani (1992), Tardif (2007),
Vasconcellos (2007), Vigneron e Gottlieb (2002), Young (2009). From this study, we
obtained the following results: 1) there were advances in the area of teacher
continuous formation, although they do not offer, in a more purposeful way, the
school as a permanent training space for the teachers, even though there are
scholars defending this issue; 2), taking as reference the State of Ceará, and in a
more particular way, the municipality of Limoeiro do Norte, it is observed the
implementation of some policies aimed at teacher formation, in which the initial years
of Elementary School have been more provided with programs focused on initial
training; 3) in the case of continuing their education, the teachers of the initial years
of Elementary School, in Limoeiro do Norte, lately have not been shown, except with
increasingly technical formations; 4), as for the group of four teachers from the initial
years of the EEF JCS, we found that all of them obtained an initial formation,
developing monographic research, where results were reflected in the pedagogical
practices of the three teachers trained by the University of Vale do Acaraú - UVA,
Reported in their testimonies; 5) on continuous formation as teachers, it was
observed that the teachers demonstrated an understanding about the importance of
11
continuous formation, although only one assumes responsibility as a proponent of
their own formation, while the others state that it is the responsibility of the
Secretaries of Education of the State Governments and Municipalities 6) When it
comes to the school as a permanent graduation space, the teachers recognize the
school as a very important space for advancement, although this is limited to the
exchange of experiences; 7) among the greatest difficulties experienced, in the
performance of their teaching practices, the teachers emphasized that, although the
school values professionals, there is no incentive for research, because the number
of programs and projects sponsored by the Federal and State governments
increased; 8) on the experience of research in continuous formation courses, the
teachers reported that SEDUC and SME made the PAIC formations more meaningful
for them, where they worked with theory and practice; 9) still in relation to the practice
of the research, experienced within the school environment, especially in the
classroom, we analyzed that there is no experience with the research, being this one
linked to the contents given; 10) education and research integration has its main
reference as Internet consultations.
Keywords: Continuous formation. Research practice. School. Teachers. Limoeiro do
Norte - CE.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MOURA, FARBÊNIA KÁTIA SANTOS DE. PELOS CAMINHOS DA PESQUISA (?): FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1