Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CULTURA DE PAZ NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO CEARÁ

Autor(es):
RAMOS, KATURY RAYANE RODRIGUES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
A escola pública brasileira passa por processos significativos de mudança social que
acarretam questionamentos sobre o papel da escola em tempos de conflitos e violências
exacerbadas. Neste contexto, surgem ações de órgãos públicos e sujeitos diversos que
visam a reconfigurar a realidade conflituosa das escolas, no sentido de solucionar
conflitos por meio de debates e diálogos entre as partes envolvidas nas situações de
violência. Uma das ações, sobretudo as desenvolvidas no âmbito estatal, denomina-se
mediação de conflitos, que é objeto de análise desta pesquisa. Objetiva-se, então,
compreender como a mediação de conflitos, está sendo implementada em escolas
públicas do estado do Ceará. As reflexões estão situadas em torno da seguinte pergunta:
Como se constitui a experiência de implantação da mediação de conflitos em escolas
públicas do Estado do Ceará? Neste sentido, questões pertinentes ao cotidiano da escola
e das referidas práticas fazem parte deste estudo. A compreensão sobre o fenômeno da
violência e a relação da escola com o seu entorno são de suma importância. A mediação
realiza-se na dimensão dos conflitos e das relações sociais e não da violência física
propriamente dita, porém entra em um determinado contexto da violência, na medida
em que esta é visualizada como uma das possíveis consequências dos conflitos
interpessoais. Dados de várias pesquisas apontam a capital do estado do Ceará,
Fortaleza, com maiores índices de violência protagonizada principalmente por
significativa parcela da juventude. A escola Mar é o campo de análise desta pesquisa.
Localizada no bairro Mucuripe da cidade de Fortaleza-CE é da rede municipal de ensino
vinculada a Secretaria Municipal de Educação (SME) e do distrito II de educação. A
pesquisa é qualitativa com cunho exploratório descritivo, posto que sua principal
finalidade identificar como as escolas trabalham a mediação de conflito. Nesse
contexto, um olhar diferenciado sobre as relações sociais estabelecidas entre os sujeitos
escolares - professores, alunos, núcleo gestor, funcionários e comunidade escolar como
um todo - é relevante, pois a busca de uma compreensão real dos conflitos, no que se
refere às causas e seus desdobramentos nas relações cotidianas da escola, contribui para
a construção de um ambiente favorável e para a possibilidade de reverter quadros de
violência. Esta pesquisa parte da hipótese de que a cultura punitiva e as práticas
educativas coercitivas que caracterizam a maioria das práticas escolares ampliam os
problemas relativos à violência e a conflitos sociais no interior da escola. A construção
de novos hábitos, por meio de uma ressignificação do ambiente escolar, com a inserção
da mediação de conflitos, propõe uma reconfiguração das relações sociais e de um novo
paradigma na escola.
Palavras-chave: Escola pública. Conflitos. Cultura punitiva. Mediação de conflitos.

Abstract:
ABSTRACT
The Brazilian public school goes through significant processes of social change that
lead to questions about the role of the school in times of conflicts and exacerbated
violence. In this context, there are actions of public agencies and various subjects that
aim to reconfigure the conflictive reality of schools, in order to solve conflicts through
debates and dialogues between the parties involved in situations of violence. One of the
actions, especially those developed at the state level, is called conflict mediation, which
is the subject of analysis of this research. The objective is to understand how mediation
of conflicts is being implemented in public schools in the state of Ceará. The reflections
are based around the following question: How is the experience of implementing
conflict mediation in public schools in the State of Ceará? In this sense, questions
pertinent to the daily life of the school and those practices are part of this study.
Understanding the phenomenon of violence and the relationship between the school and
its surroundings are of paramount importance. Mediation takes place in the dimension
of conflicts and social relations, not physical violence itself, but it enters a given context
of violence, insofar as violence is seen as one of the possible consequences of
interpersonal conflicts. Data from several surveys point to the capital of the state of
Ceará, Fortaleza, with higher rates of violence, mainly carried out by a significant
portion of youth. The Mar school is the field of analysis of this research. Located in the
Mucuripe district of the city of Fortaleza-CE is the municipal education network linked
to the Municipal Department of Education (SME) and the education district II. The
research is qualitative with a descriptive exploratory character, since its main purpose to
identify how the schools work the mediation of conflict. In this context, a differentiated
view on the social relations established between the school subjects - teachers, students,
manager nucleus, employees and school community as a whole - is relevant, since the
search for a real understanding of the conflicts, with regard to the causes And its
unfolding in the daily relations of the school contributes to the construction of a
favorable environment and to the possibility of reversing violence. This research is
based on the hypothesis that the punitive culture and coercive educational practices that
characterize most school practices amplify problems related to violence and social
conflicts within the school. The construction of new habits, through a re-signification of
the school environment, with the insertion of conflict mediation, proposes a
reconfiguration of social relations and a new paradigm in school.
Keywords: Public school. Conflicts. Punitive culture. Mediation of conflicts.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
RAMOS, KATURY RAYANE RODRIGUES. CULTURA DE PAZ NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO CEARÁ. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1