Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A FILOSOFIA E O SER PROFESSOR: UMA INTERFACE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS

Autor(es):
JÚNIOR, JANUÁRIO ROSENDO MÁXIMO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Pensar sobre a tríade Filosofia da Ciência, Currículo e Formação Docente, foi um exercício de reflexão sobre que lugar a Filosofia ocupa na formação de professores da área de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Essa pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva que teve como objetivo compreender o processo de formação de professores da área de Ciências Naturais da UECE, identificando a contribuição da Filosofia da Ciência na construção de uma visão crítico-pedagógica dessa formação. Para isso, utilizamos a metodologia interativa como processo hermenêutico dialético, com base em dados coletados por meio de documentos, questionários e entrevistas com professores dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Quimica da UECE. Para a análise dos dados obtidos, foram utilizados alguns elementos de análise de conteúdo de Bardin, a técnica do Círculo Hermenêutico Dialético (CHD) e o método hermenêutico dialético de Minayo como fundamento para a análise interpretativa. Os resultados encontrados, a partir da triangulação dos dados, numa perspectiva dialética, apontam que há, por parte dos professores formadores, desses cursos, o reconhecimento da importância e da necessidade da presença da Filosofia da Ciência, enquanto disciplina, nos cursos de formação dos futuros professores de ciências da educação básica, no sentido de tornar essa formação mais crítica e reflexiva, contribuindo assim, para a melhoria da sua dimensão pedagógica e, consequentemente, para uma melhor qualidade do ensino de ciências. Entretanto, esses resultados, também, revelaram que, na prática, ainda existe uma grande lacuna na efetivação de uma formação, nesta perspectiva, mesmo nos cursos onde há a presença da disciplina, ela tem, segundo os professores-formadores, contribuído pouco, devido ao caráter, essencialmente, técnico-científico presente nessa formação.
Palavras-chave: Filosofia da Ciência. Currículo. Formação Docente. Metodologia Interativa. Círculo Hermenêutico Dialético.

Abstract:
ABSTRACT
Thinking about the triad Philosophy of Science, Curriculum and Teacher Training, was an exercise in reflecting on what place Philosophy occupies in the training of teachers of the Natural Sciences area of the University of Ceará (UECE). This research was developed with a qualitative, exploratory-descriptive approach that aimed to understand the process of teacher training in the area of Natural Sciences of the UECE, identifying the contribution of the Philosophy of Science in the construction of a critical-pedagogical view of this formation. For that, we used the interactive methodology as a dialectical hermeneutic process, based on data collected, through documents, questionnaires and interviews with professors of the Bachelor’s Degree in Biological Sciences, Physics and Chemistry of UECE. For the analysis of the data obtained some elements of Bardin content analysis, the Dialectic Hermeneutic Circle (CHD) technique and Minayo’s dialectical hermeneutic method used as the basis for the interpretative analysis. The results found from the triangulation of the data, in a dialectical perspective, demonstrated that there is, on the part of the teachers who form these courses, the recognition of the importance and necessity of the presence of the Philosophy of Science, as a discipline, in the training courses of the future Teachers of basic education sciences, in order to make this formation more critical and reflective, thus contributing to the improvement of their pedagogical dimension and consequently to a better quality of science education, however the results also revealed that in practice, It still has a great gap, in the accomplishment of a formation, in this perspective, even in the courses where the discipline is present, it has contributed little, due to the character, essentially, technical-scientific present in this formation.
Keywords: Philosophy of Science. Curriculum. Teacher Training. Interactive Methodology. Dialectical Hermeneutical Circle.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
JÚNIOR, JANUÁRIO ROSENDO MÁXIMO. A FILOSOFIA E O SER PROFESSOR: UMA INTERFACE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS. 2017. 143 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1