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Repositório Institucional - UECE
Título:
A EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO EM ESCOLA DE ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA EM JAGUARUANA/CEARÁ

Autor(es):
OLIVEIRA, DIANA NARA DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Este trabalho teve como objeto de estudo “A Educação do/no Campo em Escola de Assentamento de Reforma Agrária em Jaguaruana/Ceará”. Tendo como objetivo geral compreender o papel desempenhado pela EEF. Nossa Senhora do Livramento, localizada no Assentamento Bela Vista, Município de Jaguaruana- CE, analisou sobre o Projeto Politico Pedagógico, a práxis docente e os saberes escolares e suas relações com o Assentamento. Através dos objetivos específicos investigou-se de que maneira a escola contribuiu para a organização social das assentadas, observando se o projeto político pedagógico implementado fortalece a educação do campo e a identidade dos alunos e alunas com o campo; investigou acerca das dificuldades e desafios vivenciados pela comunidade escolar, identificando a evasão e a reprovação na escola e suas causas; desvelar a concepção de escola dos sujeitos os quais compõem a comunidade escolar. Em termos metodológicos a pesquisa foi de cunho qualitativo e estruturada sobre procedimentos fundamentais que misturam técnicas da Pesquisa Bibliográfica, Documental e da Pesquisa de Campo. O estudo teve como base a análise documental e a história oral. Foram realizadas entrevistas com a ex-coordenadora da escola e um grupo focal com os docentes, analisando os principais acervos documentais como o Projeto Politico Pedagógico, Regimento Interno, fichas resumo de matricula, bem como entrevistas realizadas entre os anos 2011 e 2014. Na parte teórica sobre a Educação do Campo utilizamos os autores Caldart (2000, 2002, 2012, 2014), Carvalho (2006, 2017), Fernandes (2012, 2015, 2016), Arroyo (1999, 2004, 2007), Molina (2010), além disso para compreender a questão agrária no Vale do Jaguaribe utilizamos Cosme (2015) e Oliveira (2014). A partir da análise das entrevistas foi possível situarmos o Município de Jaguaruana- Ceará, bem como narrar os fatos que deram origem ao Assentamento Bela Vista e a Escola, além de identificarmos as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes no desenvolvimento de suas atividades assim como pela instituição na formação dos sujeitos. Como conclusão da pesquisa realizamos um diagnostico das principais dificuldades enfrentadas pelos docentes, da importância que a instituição representa para o desenvolvimento do assentamento Bela Vista, diagnosticamos ainda que o
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ensino ofertado apresenta deficiência no processo de ensino aprendizagens dos discentes, sendo comprovado com a análise das notas obtidas no Spaece. Também percebemos que o modelo de reforma agrária adotado pelo Brasil impossibilita que o assentamento e a escola se desenvolvam. Constatamos ainda que a instituição ao longo de sua história vem lutando juntamente com o assentamento por melhores condições de existência, tornando-se o principal elo entre comunidade e estado, desenvolvendo ações que visam à integração dos camponeses na sociedade, uma vez que mesmo diante dos inúmeros desafios continua lutando para ofertar um ensino de qualidade e transformar as vidas dos camponeses.
Palavras chave: Educação do campo. Práxis docente. Reforma agrária.

Abstract:
ABSTRACT
This study had as object of study "The Education of the Field in School of Settlement of Agrarian Reformation in Jaguaruana / Ceará". Its general objective is to understand the role of EEF. Nossa Senhora do Livramento, located in the Bela Vista settlement, Jaguaruana-CE municipality within the community, reflected on the Pedagogical Policy Project, teaching praxis and school knowledge and its relations with the Settlement. Through the specific objectives we reflect on the extent to which the school influences the daily lives of the settlers and children, young people and adults; We identify the challenges, difficulties experienced by the school and the school community; We analyze the school conceptions of the subjects that compose the school community. In methodological terms the research was qualitative and structured on fundamental procedures that mix techniques of Bibliographic, Documentary and Field Research. The study was based on documentary analysis and oral history. Interviews were carried out with the former school coordinator and a focal group with the teachers, analyzing the main documentary collections such as the Political Pedagogical Project, Internal Regiment, summary records, and reuse interviews between 2011 and 2014. In the theoretical section on (1999), Molina (2010), and the authors of this paper, we have used the authors Caldart (2000, 2002, 2012, 2014), Carvalho (2006, 2017), Fernandes (2012, 2015, 2016), Arroyo To understand the agrarian question in the Jaguaribe Valley we use Cosme (2015) and Oliveira (2014). From the analysis of the interviews, it was possible to locate the Municipality of Jaguaruana-Ceará, as well as to narrate the facts that gave rise to the Bela Vista Settlement and the School, besides identifying the main difficulties faced by the teachers in the development of their activities and the difficulties faced Institution in the training of subjects. As a conclusion of the research, we performed a diagnosis of the main difficulties faced by the teachers, of the importance that the institution represents for the development of the Bela Vista settlement, we also diagnose that the offered teaching presents deficiency in the teaching process of the students, being proved by the analysis of the Notes obtained at Spaece, we also realized that the model of agrarian reform adopted by Brazil makes it impossible for the settlement and the school to develop. We also note that the institution throughout its history has been fighting together with the settlement for better conditions of
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existence, becoming the main link between community and state, developing actions aimed at the integration of peasants into society, since even with the Countless challenges continues to strive to provide quality education and transform the lives of peasants.
Keywords: Field education. Teaching praxis. Land reform.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
OLIVEIRA, DIANA NARA DA SILVA. A EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO EM ESCOLA DE ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA EM JAGUARUANA/CEARÁ. 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

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