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Repositório Institucional - UECE
Título:
DO APERFEIÇOAMENTO AO CONTROLE DA FORMAÇÃO: AS METAMORFOSES DA AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autor(es):
ALVES, ESTEFANNI MAIRLA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Nos últimos anos presenciou-se uma ambiência de produtivismo, competitividade e celeridade na pós-graduação brasileira. Isso se deve às mudanças ocorridas nas exigências avaliativas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a partir do final do século XX, momento em que a instituição modificou suas regras de avaliação dos programas de pós-graduação. Instituíram-se os triênios como o período no qual os professores-pesquisadores membros dos programas de pós-graduação têm que produzir uma quantidade mínima de publicações para não sofrerem sanções e garantirem o fomento necessário à manutenção dos programas. Partindo desse cenário, elege-se o seguinte objetivo a ser alcançado na dissertação: compreender em que medida as exigências avaliativas da CAPES interferem na produtividade da pós-graduação em Educação no Brasil. Para alcançar tal compreensão, escolheu-se o caminho de apropriação da realidade traçado por Marx (1982, 2004) que conduz a pesquisadora à aproximação do objeto num percurso ao qual se tem que buscar uma compreensão no âmbito da totalidade da realidade que se pretende estudar. Tendo como referencial teórico a ontologia Marxiano-Luckacsiana discutiu-se acerca do trabalho, da reprodução e da educação, para se compreender a formação do ser social e o lugar que o trabalho ocupa no processo de hominização, até chegar à educação como uma das formas de reprodução do gênero humano. Continua-se a investigação traçando elaborações sobre a crise estrutural do capital e seu impacto na educação, na crise vivida hoje pela universidade pública e na produção científica no âmbito da pós-graduação. Conclui-se que o modelo de avaliação CAPES preza por critérios eminentemente quantitativos, os quais, além de inferir na qualidade do ensino na pós-graduação e nas produções científicas, têm fomentado o exercício do trabalho alienado dos professores-pesquisadores, culminando em um cotidiano adoecedor e pouco indutor ao desenvolvimento da ciência.
Palavras-chave: Avaliação. Produtivismo acadêmico. Professores-pesquisadores.

Abstract:
ABSTRACT
In the last years an ambience of productivism, competitiveness and celerity in Brazilian postgraduate studies was witnessed. This is due to changes in the evaluation requirements of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) from the end of the twentieth century, when it modified its rules for the evaluation of graduate programs. Three years were instituted as the period in which post-graduate professors have to produce a minimal amount of publications to ensure the necessary support and not to suffer sanctions. From this scenario, the following objective was selected for this dissertation: to understand to what extent CAPES evaluation requirements interfere in the productivity of postgraduate education in Brazil. The path of appropriation of reality as described by Marx guide the object in a path that were seeker an understanding of the totality of the reality. Having as theoretical reference the Marxian-Luckacsian ontology, the discussion about work, reproduction and education to understand the formation of the social being and the place that work occupies in the process of hominization until arrive at the education as one of the forms of reproduction of the Human being. The research was continued drawing elaborations on the structural crisis of capital and its impact on education, the crisis experienced today in the public universities and in the scientific production in the scope of postgraduate studies. It is concluded that CAPES evaluation model values eminently quantitative criteria which, in addition to not inferring about the quality of teaching in postgraduation and scientific productions, have fostered the work of alienated professors-researchers, lead to a sickening routine and a weakly driven science development.
Keywords: Evaluation. Academic productivism. Teacher-researchers.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ALVES, ESTEFANNI MAIRLA. DO APERFEIÇOAMENTO AO CONTROLE DA FORMAÇÃO: AS METAMORFOSES DA AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL. 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

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