RESUMO
As energias investidas nesta pesquisa foram canalizadas para a compreensão do
fazer do coordenador pedagógico na rede municipal de ensino de Maracanaú- 2013
a 2016. Para todos que estão envolvidos nesse processo, se faz necessário
compreender a natureza do trabalho desenvolvido pelos educadores no cotidiano
escolar, desafio especialmente para a coordenação pedagógica, tendo em vista que,
sua atuação vai além dos limites de orientação ao professor diante do amplo e
complexo processo de ensino e aprendizagem. Nessa direção, o presente trabalho
delineou como objetivo principal investigar a perspectiva dos coordenadores
pedagógicos sobre sua atuação nas escolas municipais de Maracanaú num contexto
de gestão por resultados e práticas reflexivas, analisando as características e os
elementos legitimadores desse processo. O caminho metodológico percorrido foi da
pesquisa qualitativa do tipo documental que analisou documentos da Secretaria de
Educação, uma bibliografia relacionada à história da educação, procurando elucidar
a trajetória percorrida pela coordenação pedagógica. Verificou-se principalmente as
dificuldades, contradições e possibilidades de trabalho desse profissional nas
escolas da rede municipal de ensino, por meio de dados oriundos de um
questionário aplicado aos coordenadores pedagógicos. Do total de 120 (cento e
vinte) somente 95 (noventa e cinco) responderam. Considerando que a escola é, de
alguma forma, influenciada pelo contexto social em que está inserida, a
compreensão e caracterização da “função” coordenação pedagógica no contexto
educacional brasileiro não ocorrem independentemente ou de forma neutra. Assim,
o diálogo com o referencial teórico se deu a partir do desenvolvimento de três
categorias: coordenação pedagógica, coordenação pedagógica critico-reflexiva e
coordenação pedagógica em tempos de gestão por resultados. Alguns problemas
vivenciados pelos coordenadores e apontados por esta pesquisa são empecilhos
decisivos para o seu fazer pedagógico, como por exemplo: o excesso de atribuições
ou demandas, a substituição de professor, o desvio de função, a ausência de
identidade, a falta tempo para preparar a formação continuada dos professores na
escola, sendo este o seu grande desafio. A presente pesquisa possibilitou
compreender o trabalho do coordenador pedagógico, permitindo concluir que a
presença do mesmo está inserida em um contexto contraditório marcado pelas
intenções que existe entre as reformas educacionais dos anos de 1990, orientada para a gestão de resultados e a presença de uma perspectiva crítica e reflexiva de
educação, herança dos anos de1980.
Palavras-chaves: Coordenação pedagógica. Práticas reflexivas. Gestão por
resultados. Práticas pedagógicas.