Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE GESTÃO POR RESULTADOS E PRÁTICAS REFLEXIVAS (MARACANAÚ-CE, 2013-2016)

Autor(es):
AQUINO, JOSÉ MAURO BRAZ DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
As energias investidas nesta pesquisa foram canalizadas para a compreensão do 
fazer do coordenador pedagógico na rede municipal de ensino de Maracanaú- 2013 
a 2016. Para todos que estão envolvidos nesse processo, se faz necessário 
compreender a natureza do trabalho desenvolvido pelos educadores no cotidiano 
escolar, desafio especialmente para a coordenação pedagógica, tendo em vista que, 
sua atuação vai além dos limites de orientação ao professor diante do amplo e 
complexo processo de ensino e aprendizagem. Nessa direção, o presente trabalho 
delineou como objetivo principal investigar a perspectiva dos coordenadores 
pedagógicos sobre sua atuação nas escolas municipais de Maracanaú num contexto 
de gestão por resultados e práticas reflexivas, analisando as características e os 
elementos legitimadores desse processo. O caminho metodológico percorrido foi da 
pesquisa qualitativa do tipo documental que analisou documentos da Secretaria de
Educação, uma bibliografia relacionada à história da educação, procurando elucidar 
a trajetória percorrida pela coordenação pedagógica. Verificou-se principalmente as 
dificuldades, contradições e possibilidades de trabalho desse profissional nas 
escolas da rede municipal de ensino, por meio de dados oriundos de um 
questionário aplicado aos coordenadores pedagógicos. Do total de 120 (cento e 
vinte) somente 95 (noventa e cinco) responderam. Considerando que a escola é, de 
alguma forma, influenciada pelo contexto social em que está inserida, a 
compreensão e caracterização da “função” coordenação pedagógica no contexto 
educacional brasileiro não ocorrem independentemente ou de forma neutra. Assim, 
o diálogo com o referencial teórico se deu a partir do desenvolvimento de três 
categorias: coordenação pedagógica, coordenação pedagógica critico-reflexiva e 
coordenação pedagógica em tempos de gestão por resultados. Alguns problemas 
vivenciados pelos coordenadores e apontados por esta pesquisa são empecilhos 
decisivos para o seu fazer pedagógico, como por exemplo: o excesso de atribuições 
ou demandas, a substituição de professor, o desvio de função, a ausência de 
identidade, a falta tempo para preparar a formação continuada dos professores na 
escola, sendo este o seu grande desafio. A presente pesquisa possibilitou 
compreender o trabalho do coordenador pedagógico, permitindo concluir que a 
presença do mesmo está inserida em um contexto contraditório marcado pelas 
intenções que existe entre as reformas educacionais dos anos de 1990, orientada para a gestão de resultados e a presença de uma perspectiva crítica e reflexiva de 
educação, herança dos anos de1980. 
Palavras-chaves: Coordenação pedagógica. Práticas reflexivas. Gestão por 
resultados. Práticas pedagógicas.

Abstract:
ABSTRACT
The energies invested in this research were channeled into contextualizing and 
understanding the pedagogical coordinator's role in the municipal school network of 
Maracanaú-2013 to 2016. For all those involved in this process, it is necessary to 
understand the nature of the work developed by the educators in the Everyday life, a 
challenge especially for the pedagogical coordination, considering that, its 
performance goes beyond the limits of orientation to the teacher before the ample 
and complex process of teaching and learning. In this direction, the main objective of 
this work was to investigate the performance and the scope of pedagogical 
coordination in the municipal schools of Maracanaú in a context of results 
management and reflexive practices, analyzing the characteristics and the 
legitimating elements of this process. The methodological path covered was the 
qualitative research of the documentary type that analyzed documents of the 
Education Department, a bibliography related to the history of education, seeking to 
elucidate the trajectory covered by pedagogical coordination. On the other hand, it 
was verified the difficulties, contradictions and possibilities of work of this 
professional in schools of the municipal school network, resorting to the application 
personally to each pedagogical coordinator of a questionnaire. Of the total of 120 
(one hundred and twenty) only 95 (ninety-five) answered. Considering that the school 
is in some way influenced by the social context in which it is inserted, the 
understanding and characterization of the "function" pedagogical coordination in the 
Brazilian educational context do not occur independently or in a neutral way. Thus, 
the dialogue with the theoretical reference was based on the development of three 
categories: pedagogical coordination, critical-reflexive pedagogical coordination and
pedagogical coordination in times of results management. Some problems 
experienced by the coordinators and pointed out by this research are decisive 
impediments to their pedagogical performance, for example: the excess of 
assignments or demands, the replacement of the teacher, the deviation of function, 
the lack of identity, the lack of time to prepare The continuing education of teachers 
at school, and this is their great challenge. The present research made possible to 
understand the work of the pedagogical coordinator, allowing to conclude that the 
presence of the pedagogical coordinator is inserted in a contradictory context marked 
by the intentions that exist between the educational reforms of the 1990s, oriented to the management of results and the presence of a perspective Critical and reflexive 
education, inherited from the 1980s.
Keywords: Pedagogical coordination. Reflective practices. Management by results. 
Pedagogical practices. 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
AQUINO, JOSÉ MAURO BRAZ DE. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE GESTÃO POR RESULTADOS E PRÁTICAS REFLEXIVAS (MARACANAÚ-CE, 2013-2016) . 2017. 195 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1