RESUMO
O Estudo Internacional sobre Asma e Alergia na Infância (ISAAC) foi um marco entre os
ensaios epidemiológicos em adolescentes, pois usava um método padronizado,
autoaplicável e de baixo custo para avaliar a prevalência de asma. Ao responder um
questionário, o entrevistado precisa, além de entender sua concepção, também
compreender as instruções de seu preenchimento para poder oferecer respostas
consistentes. Analisar a consistência das respostas dos itens do módulo de asma do
questionário ISAAC, que estão relacionados entre si por força das instruções de
preenchimento, em estudantes de 13 e 14 anos. Resposta esperada era aquela que
estava de acordo com as instruções de preenchimento do questionário. A resposta não
esperada era aquela que não estava de acordo com as referidas instruções. De acordo
com as instruções de preenchimento do ISAAC Asma, quando a resposta do item_1 =
Não, os itens 2, 3, 4 e 5 ficam sem preenchimento. Assim, na hora de atribuir escore
aos itens 2, 3, 4 e 5, os itens_2_3_4_5 = 0. Da mesma forma, quando a resposta do
item_2 = Não, os itens 3, 4 e 5 ficam sem preenchimento. Assim, na hora de atribuir
escore aos itens 3, 4 e 5, os itens_3_4_5 = 0. Inconsistência residual é a ocorrência de
itens ―Sem resposta‖ depois do preenchimento compulsório. A prevalência de
adolescentes que referiram sibilos alguma vez na vida e nos últimos 12 meses foi
respectivamente 27,9% e 12,9%. De acordo com instrução de preenchimento do
Item_1, 100% ou 704 dos adolescentes que responderam Não nesse item não
deveriam responder aos itens 2, 3, 4 e 5, mas a proporção variou de 28% no Item_2 a
31,5% no Item_3; o mesmo era esperado para 100% ou 152 estudantes que
responderam ao Item_2, no entanto, apenas cerca de 20% (de 20,3% a 21,1%)
deixaram os itens 3, 4 e 5 sem resposta. Em geral, apenas 25% dos entrevistados
cumpriram a instrução de preenchimento que lhes era pertinente. Somente de 0,8% a
1,6% dos entrevistados mostraram respostas não consistentes nos itens envolvidos na
instrução do Item_1 e entre 2,6% a 21,7%, para os itens relacionados com a instrução
de preenchimento do Item_2. As variáveis, Tipo de Escola, Ano/Série e Nota de
Português estavam significativamente associados ao cumprimento das instruções de
preenchimento. Segundo Messmer e Seymour (1982), os desenvolvedores de questionário perceberam que a prática de interrupção de uma sequência de perguntas,
em razão de instruções de preenchimento, aumenta a probabilidade de perguntas sem
resposta. Dillman, Carley-Baxter e Jackson (1999), concluíram que os entrevistados
podem perceber a instrução para pular (skip) certas perguntas como algo voluntário.
Por outro lado, se a pergunta parece autoexplicativa, os respondentes tenderiam a não
consultar as instruções (ROSZKOWSKI; GLATZER; SOVEN, 2014). Neste estudo
houve elevada proporção de não cumprimento das instruções de preenchimento,
porque não foram compreendidas, ou porque não foi dada a elas a devida atenção, ou
porque pareceu mais fácil e adequado responder todos os itens. Sugere-se a avaliação
de consistência entre respostas de itens que denotem interrupção de uma sequência de
perguntas.
Palavras-chave: Questionário. Ignorar Instruções. Resposta. Asma. Adolescentes.