Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CONSEQUÊNCIAS DO NÃO CUMPRIMENTO DE INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO NA CONSISTÊNCIA DE RESPOSTAS DE UM QUESTIONÁRIO: ANÁLISE DO MÓDULO DE ASMA DO ISAAC

Autor(es):
CUNHA, LÁZARO PEREIRA DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
O Estudo Internacional sobre Asma e Alergia na Infância (ISAAC) foi um marco entre os 
ensaios epidemiológicos em adolescentes, pois usava um método padronizado, 
autoaplicável e de baixo custo para avaliar a prevalência de asma. Ao responder um 
questionário, o entrevistado precisa, além de entender sua concepção, também
compreender as instruções de seu preenchimento para poder oferecer respostas 
consistentes. Analisar a consistência das respostas dos itens do módulo de asma do 
questionário ISAAC, que estão relacionados entre si por força das instruções de 
preenchimento, em estudantes de 13 e 14 anos. Resposta esperada era aquela que 
estava de acordo com as instruções de preenchimento do questionário. A resposta não 
esperada era aquela que não estava de acordo com as referidas instruções. De acordo 
com as instruções de preenchimento do ISAAC Asma, quando a resposta do item_1 = 
Não, os itens 2, 3, 4 e 5 ficam sem preenchimento. Assim, na hora de atribuir escore 
aos itens 2, 3, 4 e 5, os itens_2_3_4_5 = 0. Da mesma forma, quando a resposta do 
item_2 = Não, os itens 3, 4 e 5 ficam sem preenchimento. Assim, na hora de atribuir 
escore aos itens 3, 4 e 5, os itens_3_4_5 = 0. Inconsistência residual é a ocorrência de 
itens ―Sem resposta‖ depois do preenchimento compulsório. A prevalência de 
adolescentes que referiram sibilos alguma vez na vida e nos últimos 12 meses foi 
respectivamente 27,9% e 12,9%. De acordo com instrução de preenchimento do 
Item_1, 100% ou 704 dos adolescentes que responderam Não nesse item não 
deveriam responder aos itens 2, 3, 4 e 5, mas a proporção variou de 28% no Item_2 a
31,5% no Item_3; o mesmo era esperado para 100% ou 152 estudantes que 
responderam ao Item_2, no entanto, apenas cerca de 20% (de 20,3% a 21,1%) 
deixaram os itens 3, 4 e 5 sem resposta. Em geral, apenas 25% dos entrevistados 
cumpriram a instrução de preenchimento que lhes era pertinente. Somente de 0,8% a 
1,6% dos entrevistados mostraram respostas não consistentes nos itens envolvidos na 
instrução do Item_1 e entre 2,6% a 21,7%, para os itens relacionados com a instrução 
de preenchimento do Item_2. As variáveis, Tipo de Escola, Ano/Série e Nota de 
Português estavam significativamente associados ao cumprimento das instruções de 
preenchimento. Segundo Messmer e Seymour (1982), os desenvolvedores de questionário perceberam que a prática de interrupção de uma sequência de perguntas, 
em razão de instruções de preenchimento, aumenta a probabilidade de perguntas sem 
resposta. Dillman, Carley-Baxter e Jackson (1999), concluíram que os entrevistados 
podem perceber a instrução para pular (skip) certas perguntas como algo voluntário.
Por outro lado, se a pergunta parece autoexplicativa, os respondentes tenderiam a não 
consultar as instruções (ROSZKOWSKI; GLATZER; SOVEN, 2014). Neste estudo 
houve elevada proporção de não cumprimento das instruções de preenchimento, 
porque não foram compreendidas, ou porque não foi dada a elas a devida atenção, ou 
porque pareceu mais fácil e adequado responder todos os itens. Sugere-se a avaliação 
de consistência entre respostas de itens que denotem interrupção de uma sequência de 
perguntas.
Palavras-chave: Questionário. Ignorar Instruções. Resposta. Asma. Adolescentes. 

Abstract:
ABSTRACT
The International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC) was a milestone 
between the epidemiological studies in adolescents, as used a standardized method, 
self-administered and inexpensive to assess the prevalence of asthma. When answering 
a questionnaire, the respondent needs, and understand its design also understand the 
instructions for their completion in order to provide consistent answers. Analyze the 
consistency of the responses of the items of the questionnaire ISAAC asthma module, 
which are related to each other by virtue of the filling instructions in students 13 to 14 
years. Expected response was that it was according to the questionnaire completion 
instructions. The unexpected answer was that was not in accordance with these 
instructions. According to ISAAC Asthma filling instructions when the response item_1 = 
No, items 2, 3, 4 and 5 are unfilled. Thus, in order to assign scores to items 2, 3, 4 and 
5, itens_2_3_4_5 = 0. Similarly, when the response item_2 = No, items 3, 4 and 5 are 
unfilled. So, time to assign scores to items 3, 4 and 5, itens_3_4_5 = 0. Residual 
inconsistency is the occurrence of items "No response" after the compulsory filling. The 
prevalence of adolescents who reported wheezing ever in life and in the last 12 months 
were respectively 27.9% and 12.9%. According to Item_1 completing education, 100% 
or 704 adolescents who answered not this item should not reply to items 2, 3, 4 and 5, 
but the proportion ranged from 28% to 31.5% in Item_2 Item_3; it was expected to 100% 
or 152 students that answered the Item_2, however, only about 20% (from 20.3% to 
21.1%) have left the items 3, 4 and 5 unanswered. Overall, only 25% of respondents 
met the fill statement that was relevant to them. Only 0.8% to 1.6% of respondents 
showed no consistent answers on the items involved in the education of Item_1 and 
between 2.6% to 21.7%, for items related to Item_2 filling instruction. The variables, 
School Type, Year/Series and Portuguese note were significantly associated with 
compliance with the filing instructions. According Messmer and Seymour (1982), 
questionnaire developers realized that the practice of interrupting a sequence of 
questions, because filing instructions, increases the likelihood of unanswered questions. 
Dillman, Carley-Baxter and Jackson (1999), concluded that the respondents can 
understand the instruction to jump (skip) certain questions as something voluntary. On the other hand, if the question seems self-explanatory, respondents tend not to refer to 
the instructions (ROSZKOWSKI; GLATZER; SOVEN, 2014). In this study there was a 
high proportion of non-compliance with filing instructions, because they were not 
understood, or because it was not given to them due attention, or because it seemed 
easier and suitable answer all items. It is suggested the evaluation of consistency 
between responses of items that denote interrupt a sequence of questions.
Descriptors: Questionnaire. Skip Instructions. Answer. Asthma. Teens.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CUNHA, LÁZARO PEREIRA DA. CONSEQUÊNCIAS DO NÃO CUMPRIMENTO DE INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO NA CONSISTÊNCIA DE RESPOSTAS DE UM QUESTIONÁRIO: ANÁLISE DO MÓDULO DE ASMA DO ISAAC . 2016. 86 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1