Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MARIA LUIZA FONTENELE: EDUCAÇÃO E INSERÇÃO POLÍTICA

Autor(es):
FREIRE, VITÓRIA CHÉRIDA COSTA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Biografar é descrever a história de vida de indivíduos, valorizando seus percursos, singularidades, posicionamentos e práticas numa simbiose entre a sua época histórica, sua consciência e a sua coletividade. Maria Luiza Fontenele foi a primeira prefeita mulher eleita nas capitais brasileira após a ditadura civil-militar. Apesar de seu reconhecimento na política, não só como prefeita na cidade de Fortaleza (1985), mas como deputada estadual (1979) e deputada federal (1990), Maria Luiza foi professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) por mais de dez anos, onde se aposentou. Ao percebermos que a produção científica elaborada até então sobre Maria Luiza Fontenele centrava foco apenas em sua representatividade ou em seus mandatos públicos, esta pesquisa questionou como a sua trajetória educativa influenciou sua atuação como docente e como militante política em Fortaleza-Ceará. Desta forma, nosso objetivo foi reconstituir a biografia de Maria Luiza com ênfase na relação entre sua formação educacional e sua inserção política. A oralidade, principal fonte desta pesquisa, foi coletada através de entrevista gravada, que, em seguida, foi transcrita, transcriada e validada de acordo com metodologia da História Oral híbrida – complementada com fontes documentais como jornais e fotografias – fundamentada nas obras de Alberti, (2005), Ferreira (1998), Meihy (2007; 2011) e Thompson (1992). Partindo da hipótese de que Maria Luiza não seguiu o ideal de formação incutido no seio familiar e nas instituições escolares durante a infância e a juventude, consideramos que as atividades de teatro, de dança e de ensino desenvolvidas nos internatos Sagrado Coração de Jesus (Quixadá-Ce) e Nossa Senhora de Lourdes (Fortaleza-Ce), além de configurarem mecanismos de fuga da sua realidade, contribuíram para a formulação de saberes e práticas docentes iniciais. A participação nos movimentos católicos, estudantis, acadêmicos, sociais e sindicais – CLEC, JEC, JUC, CEB‘s, Centro Acadêmico, UNE, União das Mulheres Cearenses e ADUFC – ao longo de sua vida propiciou a capacidade de liderança e a atuação ativa na sociedade através da docência universitária e da política.
Palavras-chave: Educação. Biografia. Maria Luiza Fontenele. Formação educacional. Inserção política.

Abstract:
ABSTRACT
Biography is to describe the life history of individuals, valuing their paths, singularities, positions and practices in a symbiosis between their historical time, their consciousness and their collectivity. Maria Luiza Fontenele was the first female mayor elected in the Brazilian capitals after the civil-military dictatorship. Despite her recognition in politics, not only as a mayor in Fortaleza (1985), but as a state representative (1979) and federal deputy (1990), Maria Luiza was a professor at the Federal University of Ceará (UFC) for more than twenty years, where he retired. When we realized that the scientific production elaborated until then on Maria Luiza Fontenele focused only on their representativeness or public mandates, this research questioned how their educational trajectory influenced their performance as a teacher and as a political activist in Fortaleza-Ceará. In this way, our objective was to reconstitute the biography of Maria Luiza with emphasis on the relation between its educational formation and its political insertion. The orality, the main source of this research, was collected through recorded interview, which was then transcribed, transcribed and validated according to hybrid oral history methodology - complemented with documentary sources such as newspapers and photographs - based on the works of Alberti, (2005), Ferreira (1998), Meihy (2007; 2011) and Thompson (1992). Based on the hypothesis that Maria Luiza did not follow the ideal of formation instilled in the family and school institutions during childhood and youth, we consider that the theater, dance and teaching activities developed at the boarding schools Sagrado Coração de Jesus (Quixadá- Ce) and Nossa Senhora de Lourdes (Fortaleza-Ce), besides configuring escape mechanisms of their reality, contributed to the formulation of initial teaching knowledge and practices. The participation in the Catholic, student, academic, social and union movements - CLEC, JEC, JUC, CEB's, Academic Center, UNE, Union of Women Cearenses and ADUFC - throughout their lives provided the capacity for leadership and active action in society through university teaching and politics.
Keyswords: Education. Biography. Maria Luiza Fontenele. Educational background. Political insertion.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FREIRE, VITÓRIA CHÉRIDA COSTA. MARIA LUIZA FONTENELE: EDUCAÇÃO E INSERÇÃO POLÍTICA. 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1