Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CONCEPÇÕES DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS ACERCA DA SUA FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SOBRAL-CE

Autor(es):
GOMES, LIDUINA MARIA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
O presente trabalho de investigação teve como objetivo, analisar concepções da formação continuada e desenvolvimento profissional de professores coordenadores pedagógicos em uma escola da rede municipal de Sobral, e ainda, investigar como os professores coordenadores tem compreendido sua formação e desenvolvimento profissional, uma vez que atuam como formadores de professores, bem como discutir perspectivas para práticas onde a formação continuada faça parte da rotina dos coordenadores pedagógicos. Foi uma pesquisa de cunho qualitativo com estudo de caso, com análise documental e bibliográfica, com coleta de dados feita através de entrevistas semiestruturadas e realizada análise do conteúdo. Como aportes teóricos, embasou-se nos estudos de Alarcão (2007), Tardif (2002), André e Vieira (2016), Garcia (1999), Cristov (1998), Imbernón (2010), e Freire (1997), entre outros. Esse estudo possibilitou um maior entendimento de como os coordenadores da rede municipal de Sobral compreendem a sua formação continuada e seu desenvolvimento profissional. Como conclusão, é importante apontarmos que os processos de formação continuada dos coordenadores da escola de Sobral devem assumir um caráter de recomeço, renovação, inovação da realidade pessoal e profissional, na tentativa de tornar o coordenador pedagógico na prática como o sujeito da sua formação, no sentido de construção da sua identidade como aquele que mobilizado pela experiência e pelo saber acadêmico, realiza uma prática interativa e dialógica com sua equipe, tendo sua própria formação no espaço da escola e capacidade de elencar teoria e prática, ação e reflexão, para se desenvolver profissionalmente e melhor formar sua equipe de professores. Assim esse estudo aponta para a necessidade de mobilização dos coordenadores pedagógicos, para que, como coletivo possam arrogar para si o protagonismo da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.
Palavras-chave: Coordenação Pedagógica. Formação Continuada. Desenvolvimento Profissional. Formação em serviço.

Abstract:
ABSTRACT
The present research aimed to examine conceptions of continuing education and professional development of teaching coordinators teachers in a municipal school of Sobral, and investigate how the coordinating teachers have understood their training and professional development, since they act as trainers of teachers, as well as discuss prospects for practices where continuing education is part of the routine of the pedagogical coordinators. It was a research of qualitative stamp with case study, documentary and bibliographical analysis, with data collected through semi-structured interviews and conducted content analysis. As theoretical support, served in studies of Alarcão (2007), Tardif (2002), André and Vieira (2016), Garcia (1999), (1998), Imbernón Cristov (2010), and Freire (1997), among others. This study enabled a greater understanding of how the municipal engineers of Sobral, understand their continuing education and their professional development. As a conclusion, it is important to point out that the processes of continuing education of engineers School of Sobral, must assume a character of resumption, renewal, innovation of the personal and professional reality, in an attempt to make the pedagogical coordinator in practice as the subject of their training, in the sense of their identity as one who mobilized by the experience and academic knowledge , performs a Dialogic and interactive practice with their team, and their own training that should be within the school and so list theory and practice, action and reflection, to develop professionally and train your team of professors. So this study points to the need for mobilization of the pedagogical coordinators, so that, while collective can arrogate to itself the role of their own training and professional development.
Keywords: Pedagogical Coordination. Continuing Education. Professional Development. The in-service training

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
GOMES, LIDUINA MARIA. CONCEPÇÕES DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS ACERCA DA SUA FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SOBRAL-CE. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1