RESUMO
O estudo tem como objetivo analisar o compartilhamento de informações de serviços hoteleiros
por meio de avaliações online publicadas no site TripAdvisor como influenciador do processo
de decisão de compra. Realizou-se, para tanto, uma pesquisa qualitativa baseada no método
exploratório com dados emergindo de pesquisa documental no site TripAdvisor e de entrevistas
narrativas, realizadas presencialmente com 12 viajantes brasileiros que reconhecem as
avaliações online como fonte de informação no processo de decisão de compra de um serviço
hoteleiro. O resultado da pesquisa evidenciou as avaliações online de serviços hoteleiros como
uma mídia online que funciona como fonte de informação, contando com a colaboração dos
internautas, para recomendar, informar, retirar dúvidas e alertar outros consumidores. O estudo
permitiu identificar seis categorias de avaliações online, Emotiva, Informativa, Aprovativa,
Reprovativa, Reclamativa e Aglutinativa, divididas em sete subcategorias. Outras
considerações foram agregadas com a proposta de um modelo de processo de decisão de compra
com informações em avaliações online. Nesse processo observou-se que nos estágios de seleção
e análise das informações contidas nas avaliações online os consumidores avaliam, validam,
comparam e ponderam a publicação no que diz respeito as informações dadas, perfil do
avaliador, veracidade das informações dadas pelo hotel, fotos e vídeos postados pelos viajantes
e informações negativas. Os resultados evidenciaram, ainda, fatores característicos da
comunicação por avaliações online, considerando-os como um boca a boca eletrônico capaz de
influenciar as decisões de compra dos consumidores. Este estudo avança na compreensão dos
comportamentos de compra com informações sobre serviços hoteleiros, sobretudo no que se
refere as avaliações online, e evidencia implicações gerenciais acerca da relevância de
monitorar esses sites de compartilhamento para identificar informações mais relevantes e
positivas para os consumidores, saber a percepção dos consumidores em relação ao hotel; e
estreitar o relacionamento com os consumidores, estimulando a publicação de avaliações como
um mecanismo de feedback para futuros consumidores.
Palavras-chaves: Compartilhamento de informações. Avaliações online. Serviço Hoteleiro.
TripAdvisor. Decisão de Compra.