Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
SUBJETIVIDADES DOCENTES TECIDAS A PARTIR DE FORMAÇÕES E REVERBERADAS ÀS PRÁTICAS ESCOLARES

Autor(es):
SCHUETZ, PAULO PEDRO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
O presente trabalho investigativo teve foco no campo da formação de professores em exercício que se realiza por meio do Plano Nacional de Formação de professores da Educação Básica – PARFOR. Dentro dessa dimensão analisou-se uma instância que se constitui na formação inicial destes docentes que é o curso de Pedagogia, uma exigência legal para que professores e professoras da Educação Básica possam atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Na esfera alcançável neste estudo elegeu-se a compreensão do PARFOR, a subjetividade evocada pela qualificação acessada de educadoras colaboradoras deste trabalho e a formação de professores, como categorias que norteiam o trabalho, permeadas por diálogos epistemológicos com outras dimensões necessárias para uma melhor compreensão da complexidade que envolve a produção de conhecimento. O PARFOR, por meio do curso de Pedagogia, foi, nos dizeres docentes, uma „bênção‟ à vida laboral. A subjetividade é dimensão que se engendra nas relações interpessoais. Resulta em dimensão individual e social indissociáveis. A formação de professores é centralidade discursiva mundial para a redenção social e econômica expressando-se no paradoxo entre o significado político atribuído ao professor e o desprestígio social auferido pelos docentes. As bases teóricas das categorias centrais dialogam com os principais autores de cada perspectiva permitindo uma aproximação epistemológica e interpretativa da realidade cognitiva produzida. Objetivou-se analisar a percepção de professores acerca das contribuições formativas do PARFOR à constituição da subjetividade docente. Os sujeitos da pesquisa são, portanto, professoras que se formaram na Licenciatura de Pedagogia, no ano de 2015 por meio do PARFOR articulado pela Universidade Regional do Cariri – URCA –, nas cidades de Crato-CE e Juazeiro do Norte-CE. A abordagem é qualitativa, pois considera os aspectos subjetivos dos docentes como uma ótica necessária para uma qualificação docente adequada aos anseios da formação do „novo‟ sujeito social. Caracteriza-se como uma análise investigativa qualitativa que identifica como as alunas professoras significaram a relação engendrada das vivências formativas da Licenciatura em Pedagogia e sua reverberação nas suas práticas. Os resultados apontam que a subjetividade é uma dimensão que foi impactada pela formação por meio da licenciatura de Pedagogia. A reflexão permitiu compreender de forma afirmativa a importância da subjetividade como elemento importante na constituição do ser professor.
Palavras-chave: Formação docente. Subjetividade. Alunas-professoras. Educação escolar.

Abstract:
ABSTRACT
The present research work focused on the field of in - service teacher training that is carried out through the National Training Plan for Basic Education teachers - PARFOR. Within this dimension we analyzed an instance that constitutes the initial formation of these teachers that is the Pedagogy course, a legal requirement for teachers of Basic Education to act in the initial series of Elementary School. In the sphere attainable in this study the PARFOR understanding was chosen, the subjectivity evoked by the qualification access of collaborating educators of this work and the formation of professors, like categories that guide the work, permeated by epistemological dialogues with other dimensions necessary for a better understanding of the complexity that involves the production of knowledge. PARFOR, through the course of Pedagogy, was, in the words of teachers, a 'blessing' to working life. Subjectivity is a dimension that engenders interpersonal relations. It results in an individual and social dimension inseparable. Teacher training is a worldwide discursive centrality for social and economic redemption, expressing itself in the paradox between the political meaning attributed to the teacher and the social desprestígía received by the teachers. The theoretical bases of the central categories dialogue with the main authors of each perspective allowing an epistemological and interpretative approach of the cognitive reality produced. The aim of this study was to analyze teachers' perceptions about PARFOR's formative contributions to the constitution of teacher subjectivity. The subjects of the research are, therefore, teachers who graduated in the Degree of Pedagogy, in the year 2015 through PARFOR articulated by the Regional University of Cariri - URCA -, in the cities of Crato-CE and Juazeiro do Norte-CE. The approach is qualitative as it considers the subjective aspects of teachers as a necessary perspective for a teacher qualification adequate to the yearnings of the formation of the 'new' social subject. It is characterized as a qualitative investigative analysis that identifies how the female teachers signified the generated relationship of the formative experiences of the Degree in Pedagogy and its reverberation in their practices. The results indicate that subjectivity is a dimension that was impacted by the training through the degree of Pedagogy. Reflection allowed us to understand in an affirmative way the importance of subjectivity as an important element in the constitution of being a teacher.
Keywords: Teacher training. Subjectivity. Student-teachers. School education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SCHUETZ, PAULO PEDRO. SUBJETIVIDADES DOCENTES TECIDAS A PARTIR DE FORMAÇÕES E REVERBERADAS ÀS PRÁTICAS ESCOLARES. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1