Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CARTOGRAFIA DA FORMAÇÃO, DOS SABERES E DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autor(es):
MACIEL, ALESSANDRA DE OLIVEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
A avaliação se constitui como ação necessária e constante do trabalho docente e, em consequência, da formação de professores, os quais devem desenvolver ações de planejamento, da relação ensino e aprendizagem e do processo avaliativo, aspectos estes que envolvem o trabalho didático. O objeto de pesquisa se aportou na formação, saberes e práticas relativas à avaliação de professores que atuam no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus Fortaleza/Itaperi. A demarcação temporal estabelecida para o desenvolvimento desta investigação foi o primeiro semestre do ano de 2017. Em face do nosso objetivo geral de cartografar a trajetória formativa, os saberes e as práticas relativas à avaliação do ensino e aprendizagem de professores que ministram as disciplinas pedagógicas no Curso de Licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi, optamos pela abordagem qualitativa e o estudo de caso como metodologia de investigação. Foram utilizados como técnica de coleta de informações entrevistas semiestruturadas com 04 docentes que ministram/ministraram as disciplinas Didática, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática UECE/Itaperi, fluxo 2008.1 e com o coordenador do curso investigado. Como fundamentação teórica, recorremos aos estudos de Deleuze e Guattari (1995); Passos, Kastrup e Escóssia (2015); Rolnik (2014); Imbernón (2010); Nóvoa (1992, 2003, 2009); Gatti (1992, 2010); Gauthier et al (1998); Tardif (2014); Tardif e Lessard (2007), Pimenta e Anastaciou (2002);Therrien, Dias e Leitinho (2016); Bogdan e Biklen (1994), De Sordi (2000), Hadji (1993), Bonniol e Vial (2001), Hoffmann (2000, 2003), Arredondo e Diago (2009), Luckesi (2008, 2011), e Vianna (1989, 2000, 2014), dentre outras bibliografias e dissertações. Os documentos utilizados foram as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Licenciatura em Matemática, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a formação de professores da educação básica, o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática UECE (2012), o Currículo Lattes dos professores. Considerando que todos passaram por um curso de licenciatura, a articulação entre a formação, os saberes e as a prática avaliativa foi percebida de modo particular por cada um destes professores. Os saberes pedagógicos, considerados imperativos na formação dos profissionais para a docência no ensino superior, não foram contemplados em todos os relatos. Os quatro docentes lamentaram as lacunas deixadas em suas trajetórias formativas em nível de formação inicial, pois afirmaram estar inseguros quanto à avaliação.
Palavras-chave: Formação de professores. Saberes docentes. Práticas Avaliativas. Docência Universitária. Licenciatura em Matemática.

Abstract:
ABSTRACT
The evaluation constitutes a necessary and constant action of the teaching work and, consequently, of the formation of teachers, who must develop actions of planning, the relationship teaching and learning and the evaluation process, aspects that involve didactic work. The research object was provided in the training, knowledge and practices related to the evaluation of teachers who work in the Degree in Mathematics of the State University of Ceará (UECE), Fortaleza / Itaperi campus. The temporal demarcation established for the development of this research was the first semester of 2017. In view of our general objective of mapping the formative trajectory, the knowledge and practices related to the evaluation of teachers who teach the pedagogical disciplines in the course of Mathematics of the UECE / Itaperi, we opted for the qualitative approach and the case study as a research methodology. We used semi-structured interviews with 04 teachers who taught / taught the Didactics, Teaching Practice and Supervised Internship in Mathematics Degree UECE / Itaperi, stream 2008.1 and with the coordinator of the course investigated. As a theoretical basis, we used the studies of Deleuze and Guattari (1995); Passos, Kastrup and Escóssia (2015); Rolnik (2014); Imbernón (2010); Nóvoa (1992, 2003, 2009); Gatti (1992, 2010); Gauthier et al. (1998); Tardif (2014); Tardif and Lessard (2007), Pimenta and Anastaciou (2002), Therrien, Dias and Leitinho (2016); Bogdan and Biklen (1994), De Sordi (2000), Hadji (1993), Bonniol and Vial (2001), Hoffmann (2000, 2003), Arredondo and Diago (2009), Luckesi , 2000, 2014), as well as other bibliographies and dissertations. The documents used were the National Curricular Guidelines (DCN) of the Mathematics Course, the National Curricular Guidelines (DCN) for the training of teachers of basic education, the Pedagogical Project of the Mathematics Course UECE (2012), the Curriculum Lattes of teachers. Considering that everyone has undergone a degree course, the articulation between the training, the knowledge and the evaluation practice was perceived in a particular way by each of these teachers. Pedagogical knowledge, considered imperative in the training of professionals for teaching in higher education, was not addressed in all reports. The four teachers regretted the gaps left in their training trajectories at the level of initial training, because they said they were uncertain about the evaluation.
Keywords: Teacher training. Teacher knowledge. Evaluation Practices. University Teaching. Degree in Mathematics.


Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MACIEL, ALESSANDRA DE OLIVEIRA. CARTOGRAFIA DA FORMAÇÃO, DOS SABERES E DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1