Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CARTOGRAFIA DOS SABERES, PRÁTICAS E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS DISCIPLINAS DO EIXO DE PRÁTICAS E ESTÁGIO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UECE- CAMPUS DO ITAPERI E FECLESC

Autor(es):
RIBEIRO, DAYSLANIA FERNANDES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Essa Dissertação é uma Cartografia dos Saberes, Práticas e Formação dos
Professores das disciplinas do Eixo Integrador de Práticas e Estágio Supervisionado
dos Cursos de Licenciaturas em Matemática da UECE- Campus do Itaperi em
Fortaleza, e FECLESC em Quixadá. Tem como objetivo cartografar os saberes, as
práticas e a formação dos professores que lecionaram nas disciplinas do Eixo
Integrador de Praticas e Estágio dos cursos de Licenciatura em Matemática, no
período compreendido entre 2013 e 2015. A Cartografia tornou-se uma escolha
metodológica por compreendermos que essa nos ofereceria uma representação
mais clara da formação, saberes e práticas desses professores. Trata-se de um
estudo de casos múltiplos, por ser o mais completo de todos (GIL, 2009). Para
realizar este estudo foi utilizada a técnica da entrevista semiestruturada junto aos
professores das disciplinas do Eixo de Práticas e Estágio das Licenciaturas em
Matemática, como também foram realizadas pesquisas em documentos da
Instituição. Para discutir os saberes, as práticas e a formação docente dos sujeitos,
a fundamentação teórica da pesquisa foi construída a partir dos autores Tardif
(2002), Tardif e Lessard (2007), e Gauthier (1998), sendo que para tratar dos
discursos de verdade emitidos pelos sujeitos pesquisados, buscou-se em Foucault
(2013) o embasamento teórico necessário. A partir dos autores citados é possível
afirmar que há um rol de saberes próprios ao exercício da docência, que são
mobilizados pelo professor no exercício de sua profissão. Esses saberes
reconhecidos e legitimados alcançam um status, deixando de ser saber, para
exercer poder. Saber e poder para Foucault são dois lados de um mesmo processo
(VEIGA-NETO, 2011, p. 130). Entendendo os saberes pedagógicos como sendo
imprescindíveis às práticas formativas dos docentes foi percebido, a partir dos
resultados da pesquisa, que há claramente uma ausência teórica desses saberes no
percurso formativo de mais de cinquenta por cento dos sujeitos entrevistados na
pesquisa, o que indica consequências limitadoras em suas práticas junto às
disciplinas do Eixo de Práticas e Estágio do Curso de Licenciatura em Matemática
da UECE- Campus do Itaperi e FECLESC.
Palavras-chave: Saberes Docentes. Licenciatura em Matemática. Formação de
Professores.

Abstract:
ABSTRACT
This dissertation is a Cartography of Knowledge, Practices and of Training of
Teachers of subjects from the Integrator axis of Practices and Supervised Training of
Undergraduate Courses in Mathematics at UECE- Campus Itaperi in Fortaleza, and
also at FECLESC in Quixadá. It aims at mapping the production of knowledge,
practices and training of teachers who taught subjects from the Integrator axis of
Practices and Supervised Training of Undergraduate Courses in Mathematics, in the
period between 2013 and 2015. Such mapping became a methodological choice
because it was understood that this strategy would provide a clearer representation
of the training, the knowledge and the practices from teachers. It is a multiple case
study, once it is the most complete of all (GIL, 2009). Therefore, in order to carry out
this study it was used both the semi-structured interview technique with the teachers
who taught subjects from Integrator axis of Practices and Supervised Training of
Undergraduate Courses in Mathematics, as well as research in documents from the
institution. Hence, in order to discuss the knowledge, the practices and the training of
teachers, the theoretical basis of this research was built up from the following
authors: Tardif (2002), Tardif and Lessard (2007), and Gauthier (1998).
Consequently, in order to deal with the responses regarding discourse and truth
released by the interviewers in this research, it was resorted to Foucault (2013),
which supplied the necessary theoretical background for so. From the above
mentioned authors’ theories it is possible to state that there is a docket of specific
knowledge related to the practice of teaching which are systematized by teachers in
the practice of their profession. Thus, such knowledge once it is recognized and
legitimated, it reaches a status, no longer being learning, but becoming a means of
exercising power. According to Foucault, knowledge and power are two sides of the
same process (VEIGA-NETO, 2011, p. 130). By understanding that pedagogical
knowledge is essential to the training practices of teachers, it was perceived, from
the results of this research, that there is clearly a theoretical absence of such
knowledge in the training course of more than fifty percent of the teachers who were
interviewed in this research, which indicates limited practices to the disciplines from
Integrator axis of Practices and Supervised Training of Undergraduate Courses in
Mathematics at UECE- Campus Itaperi in Fortaleza, and also at FECLESC.
Keywords: Teacher Knowledges. Degree in Mathematics. Teacher Training.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
RIBEIRO, DAYSLANIA FERNANDES. CARTOGRAFIA DOS SABERES, PRÁTICAS E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS DISCIPLINAS DO EIXO DE PRÁTICAS E ESTÁGIO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UECE- CAMPUS DO ITAPERI E FECLESC. 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1