Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PERMANÊNCIA DE ELEMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA ACERCA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NA PRÁTICA DE PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA

Autor(es):
OLIVEIRA, RAYSSA MELO DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Este trabalho investigou a permanência de elementos de um processo formativo, acerca das estruturas multiplicativas, parte da Teoria dos Campos Conceituais, na prática de uma professora que ensina Matemática. O processo formativo ocorreu dentro da perspectiva colaborativa, em que as estruturas multiplicativas foram discutidas teoricamente com as docentes, em consonância com a prática vivenciada em suas salas de aula. A formação foi oriunda do Projeto Obeduc, cujo intuito é fomentar estudos e pesquisas em educação, principalmente na formação de professores. A teoria que fundamentou o curso coloca a multiplicação e divisão dentro de um mesmo campo conceitual, esclarecendo que a construção dos conceitos depende do uso de diferentes, situações e representações e deve considerar os invariantes dos conceitos. Assim, esta pesquisa se propôs a responder à seguinte questão: professores que participaram da formação do projeto Obeduc/E-Mult, na qual foram orientados a implementar em sua prática de ensino de Matemática os conceitos relativos ao Campo Conceitual de Estruturas Multiplicativas, permanecem utilizando tais conceitos após intervalo de tempo de encerrada a formação? Para tanto, foi delimitado o seguinte objetivo geral: investigar a permanência de elementos da formação do Projeto Obeduc/E-Mult em práticas de ensino de conteúdos de estruturas multiplicativas de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo baseou-se no paradigma fenomenológico-hermenêutico e adotou elementos da abordagem qualitativa. Para a captação dos dados utilizou-se a observação participante, o diário de bordo, a análise documental e as sessões reflexivas. O lócus da pesquisa foi uma escola pública municipal da cidade de Fortaleza e teve como sujeito uma professora do 4o ano do Ensino Fundamental que havia participado do processo de formação. A partir dessa investigação, concluiu-se que o processo formativo culminou em avanços práticos e teóricos, visto que a prática da professora revelou aspectos da Teoria dos Campos Conceituais. A professora explorou a diversidade de situações, conforme propugna a teoria, além de estimular os seus estudantes à utilização de estratégias próprias, visando à ampliação do domínio do campo conceitual. Em contrapartida, evidenciamos a permanência de lacunas, tais como: a ênfase dada ao trabalho com situações de Proporção Simples; a ausência da utilização do diagrama vergnaudiano, através do qual poderiam ser evidenciadas as relações existentes entre os elementos da situação; ênfase no trabalho individual dos estudantes, cerceando a discussão acerca de resultados ou de estratégias de resolução das situações-problema. O retorno à escola, depois da formação, para analisar a permanência dos seus
9
elementos na prática da professora, ocorreu com o intervalo de 10 meses. O estudo indicou a necessidade de que as formações continuadas de professores trabalhem com o aprofundamento de conceitos, agregado com a discussão acerca dos papeis a serem desempenhados por estudantes e professor na construção da aprendizagem, visando aos avanços no cenário educativo.
Palavras-chave: Formação de professores. Teoria dos Campos Conceituais. Ensino de Matemática. Estruturas Multiplicativas.

Abstract:
ABSTRACT This work investigated the permanence of elements from a formative process, about multiplicative structures, part of Conceptual Field Theory, in the practice of a teacher who teaches Mathematics. The formative process occurred within a collaborative perspective, in which the multiplicative structures were theoretically discussed with the teachers, in consonance with the practice lived in their classrooms. The formation came from the Obeduc Project, whose purpose is to promote studies and research in education, especially in the teachers’ formation. The theory that based the course places multiplication and division within the same conceptual field, clarifying that the construction of concepts depends on the use of different situations and representations and must consider the invariants of concepts. So then, this research aimed to answer the following question: teachers who participated in the formation of the Obeduc/E-Mult project, in which they were oriented to implement in their Mathematics teaching practice the concepts related to the Conceptual Field of Multiplicative Structures, they continue to use such concepts after time interval of closed formation? Therefore, the following general objective was delineated: to investigate the permanence of elements of the Obeduc/E-Mult Project formation in content teaching practices of multiplicative structures of a teacher from the early years of Elementary School. This study was based on the phenomenological-hermeneutic paradigm and adopted elements of the qualitative approach. To capture the data were used the participant observation, the logbook, the documental analysis and the reflective sessions. The research locus was a municipal public school in the city of Fortaleza and had as subject a teacher of the 4th year of Elementary School who had participated in the formation process. From this investigation, it was concluded that the formative process culminated in practical and theoretical advances, since the teacher's practice revealed aspects of Conceptual Field Theory. The teacher explored the diversity of situations, according to the theory, as well as encouraging her students to use their own strategies, in order to expand the domain of the conceptual field. On the other hand, we highlight the persistence of gaps, such as: the emphasis given to working with Simple Proportion situations; The absence of the use of the vergnaudian diagram, through which the relations between the elements of the situation could be evidenced; Emphasis on the individual work of the students, limiting the discussion about results or strategies to solve the problem situations. The return to school, after the training, to analyze the permanence of its elements in the practice of the teacher, occurred with the interval of 10 months. The study pointed to the necessity for continuing teacher formation to work on deepening of concepts,
11
coupled with the discussion about the roles students and teacher in building learning, aiming to advance the educational landscape. Keywords: Teacher formation. Conceptual Field Theory. Mathematics teaching. Multiplicative Structures.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
OLIVEIRA, RAYSSA MELO DE. PERMANÊNCIA DE ELEMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA ACERCA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NA PRÁTICA DE PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1