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Repositório Institucional - UECE
Título:
IDENTIDADES (DES)COLONIAIS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DO PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

Autor(es):
SOUSA, ANTONIO OZIÊLTON DE BRITO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa que visou à analise de como ocorrem os processos de construção de identidades dos moradores do campo a partir das práticas linguísticas educacionais, considerando o letramento como uma interface entre linguagem e (des)colonialidade no Projovem Campo – Saberes da Terra na turma situada na comunidade Jurema dos Vieiras, Ocara-CE. De modo geral, questionamos como se dão os processos de construção de identidades dos moradores do campo a partir das práticas linguísticas educacionais. Para esse fim, delimitamos para análise um corpus constituído por trechos do Projeto Base do Projovem e uma ampliação etnográfica composta por observação participante, notas de campo e entrevistas realizadas com os sujeitos que participam do Programa. Desenvolvemos uma pesquisa conduzida pelo programa de estudos linguísticos críticos elaborado e difundido por Fairclough (2001, 2003) e Chouliaraki e Fairclough (1999). Buscamos aliar uma compreensão sobre Educação do Campo aos Letramentos Críticos e à Análise de Discurso Crítica (ADC). Proporcionamos, também, a possibilidade da ampliação dos estudos na área da Educação por meio da articulação entre Educação do Campo com as temáticas da Identidade e da Descolonialidade. Considerando a atuação simultânea e dialética dos três tipos de significados – acional, representacional e identificacional - os quais estão relacionados às dimensões constituintes do discurso – texto, prática social e prática discursiva (FAIRCLOUGH 2001,2003), o corpus foi analisado considerando uma categoria para cada significado. Para o significado acional, analisamos a categoria intertextualidade; para o significado representacional focamos na representação de atores sociais; para o significado identificacional, investigamos a categoria avaliação. Os dados gerados indicam que os diversos sentidos construídos para os sujeitos do campo fazem com que a identidade do camponês seja múltipla, não temos um perfil identitário homogênio para os moradores e moradoras do campo. Identificamos na análise tanto a presença de identidades legitimadoras, através das práticas alienadoras, quanto as identidades de resistência, criadas pelos próprios camponeses diante das contradições. Os processos de letramentos vivenciados nas práticas educacionais desenvolvidas no Projovem se materializaram tanto como
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representativas do modelo ideológico quanto do modelo autônomo, temos, assim, um espaço de disputas, onde os letramentos têm contribuído com os processos de opressão e libertação, colonialidade e descolonialidade. Portanto, embora o Projovem Campo seja um programa construído com base em diversas experiências dos povos do campo não chega a construir um processo emancipatório ou libertador semelhante ao que Freire postula, mas se constitui como uma iniciativa de mediação, na medida em que oferece as condições necessárias para que os sujeitos reflitam sobre a realidade em que estão inseridos.
Palavras-chave: Discurso. Identidades. (Des)Colonialidade. Letramento. Educação do Campo.

Abstract:
ABSTRACT
This dissertation is the result of a research that aimed to analyze how occur the identity construction processes of camp residents of the field educational linguistic practices, considering literacy as an interface between language and descolonialidade in Projovem field - Knowledge of Earth in the classroom located in the community of Jurema dos Vieiras, Ocara-CE. In general, we question how to give the identity construction processes of residents of the field educational linguistic practices. To this purpose, we delimited to analyze a corpus corporate of the excerpts Projovem Base Project and an ethnographic expansion compost for of participant observation, notes of the field and interviews with the subjects participating of the Program. We developed a survey conducted by the program of the critical language studies program prepared and disseminated by Fairclough (2001, 2003) and Chouliaraki and Fairclough (1999). We seek to ally an understanding about Education field to Critical Literacies and Critical Discourse Analysis (CDA). We provide also the possibility of expansion of studies in Education through the joint between Education of the field with the themes of Identity and Descolonialidade. Considering the simultaneous acting and dialectic of the three types of meanings - ational, representational and identificational - which are related to the constituent dimensions of speech - text, social practice and discursive practice (Fairclough 2001, 2003), the corpus was analyzed considering a category for each meaning. For the ational meaning, analyzed the category intertextuality; for the representational meaning we focus on the representation of social actors; for the identificational meaning, we investigated the evaluation category. The dados generated indicate that the various meanings constructed for subjects of the field make that the identity of the peasant is diverse, we don‟t have an profile homogeneous identity for residents of the field. Identified in the analysis as the presence of legitimizing identities, through the alienating practices, as the resistance identities, created by the peasants themselves in the face of the contradictions. The literacies processes experienced in educational practices in Projovem materialized as much as representative of the ideological model as the autonomous model, we have thus a dispute space, where literacies have contributed with the processes of oppression and
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liberation, colonialism and descolonialidade. Therefore, although the Projovem Field is a program built on diverse experiences of residents of the field is not enough to build an emancipatory or liberating process similar to what Freire posits, but is constituted as an initiative of mediation, as it provides the conditions necessary for the subjects to reflect on the reality in which they live.
Keywords: Discourse. Identities. Descolonialidade. Literacy. Education of the Field.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUSA, ANTONIO OZIÊLTON DE BRITO. IDENTIDADES (DES)COLONIAIS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DO PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA. 2015. 136 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

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