Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PELA EXPANSÃO DO MUNDO EM ADMINISTRAÇÃO – REFLEXÕES SOBRE O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

Autor(es):
FILHO, VALÉRIO CARVALHO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Este estudo considerou o contexto da Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Basileira (Unilab) com foco principal para desafiar a subalternização de saberes em termos gerais e, em termos específicos, a refundação de um espaço epistemológico pluriversal em Administração Pública. Como questão norteadora da pesquisa considerou-se: Até que ponto a experiência da Unilab contribui para a decolonização de práticas e conhecimentos em Administração? O principal objetivo é compreender a relação entre práticas interculturais e a decolonização de conhecimentos em Administração no contexto da Unilab. A metodologia de natureza qualitativa baseou-se na análise de discursos históricos compilados em uma ampla base documental e entrevistas de diversos sujeitos, entre professores, estudantes e gestores acadêmicos atuantes na Unilab. A análise dos discursos documentais e das narrativas dos entrevistados relativos às práticas interculturais e de decolonização de conhecimentos no contexto do curso de Administração Pública da Unilab foram sintetizados entre as seguintes categorias: produção de não-existências, passados presentes e latências conflitivas em favor da expansão do mundo em Administração. Ainda que as práticas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao curso de Administração Pública da Unilab sejam consideravelmente baseadas em um legado epistemológico universalista, certas práticas que parecem emergir do invisível iluminam expectativas e possibilidades para novas formas de emancipação social e reconstrução de uma nova proposta no ensino de Administração, transformando ausências em presenças e impossíveis em possíveis.
Palavras-chave: Interculturalidade. Decolonialidade. Administração. Unilab.

Abstract:
ABSTRACT
This research considered the context of the University of International Integration of the Afro- Brazilian Lusophony (Unilab) with a main focus to challenge the subjection of knowledge in general and, specifically, the refoundation of an epistemological pluriversal space in Public Administration. The guiding question of this research was: to what extent the experience of Unilab contributes to the decolonization of practices and knowledge in Administration? The main objective is to understand the relationship between intercultural practices and the decolonization of knowledge in Administration in the context of Unilab. The qualitative methodology was based on analysis of historical speeches compiled into a broad documentary base and interviews of various subjects, such as professors, students and academic managers active in Unilab. The analysis of the documentary and the narrative discourses of respondents were synthesized into the following categories: production of non-existences, present pasts and controversial latencies in favor of the expansion of the word in Administration as a science. Although the practices regarding teaching, research and extension related to the Public Administration course of Unilab are considerably based on epistemological universalist legacy, certain practices that seem to emerge from the invisible light expectations and possibilities for new forms of social emancipation and reconstruction of a new proposal on teaching Administration, turning absences into presences and impossible into possible.
Keywords: Interculturality. Decoloniality. Administration. Unilab.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FILHO, VALÉRIO CARVALHO. PELA EXPANSÃO DO MUNDO EM ADMINISTRAÇÃO – REFLEXÕES SOBRE O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1