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Repositório Institucional - UECE
Título:
A SEMIFORMAÇÃO EM ADORNO E AS PRÁTICAS DE LEITURA ACADÊMICA DE PROFESSORES SUPERVISORES DO PIBID/FECLESC

Autor(es):
Silva, Daniele Cariolano da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
Objetivou compreender as práticas de leitura acadêmica de professores supervisores do PIBID da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC no contexto da semiformação em Adorno. Para tanto, situou-se na concepção de semiformação com suporte no pensamento de Adorno e caracterizou as práticas leitoras vivenciadas em suas diferentes nuanças por estes professores no âmbito da formação inicial, do trabalho docente e da experiência no PIBID/FECLESC. Vale ressaltar a discussão emprecedida ao longo do trabalho sobre o papel destas práticas de leitura na resistência ou conformação e reprodução da semiformação do homem. Trata-se de uma investigação qualitativa do tipo estudo de caso, recorrendo como procedimentos de coleta de dados à análise documental e à realização de entrevistas semiestruturadas com uma amostra de oito professores supervisores do PIBID/FECLESC. Os sujeitos da pesquisa se inserem nos subprojetos de Matemática, Física e Química, insertos no Projeto Institucional PIBID/UECE (Editais DEB/CAPES nº02/2009 e nº01/2011) e desenvolvidos na esfera da FECLESC. A análise dos dados revela alguns desafios que entremeiam as condições institucionais, estruturais, organizacionais e pedagógicas da Universidade. As práticas de leitura acadêmica vivenciadas, apesar de refletirem perspectivas abrangentes, relacionais e contextuais de leitura, em muitas situações, ainda têm como foco a quantidade de livros lidos em detrimento da qualidade e da significação destes escritos para os discentes e suas relações em sociedade. Destacam-se na formação inicial e no trabalho do professor supervisor práticas com ênfase na literalidade do texto, concebendo formas restritas de se realizar a leitura na busca de uma só interpretação possível e autorizada do que está escrito e, desse modo, verificar se a leitura que o aluno fez se aproxima ou se distancia da leitura e da ideia “autorizada” do autor. No âmbito da experiência do PIBID/FECLESC, apontam-se como práticas de leitura os encontros para estudos e realização de atividades específicas e didático-pedagógicas necessárias ao trabalho do professor, além de momentos de atualização de conhecimentos e de qualificação docente. Em outras situações, no entanto, as práticas se mostram reduzidas a leituras informativas e de revisão de conteúdos, de orientação para elaborar instrumentais, estudos para entendimento de proposições e assuntos de um texto, considerando erroneamente que o sentido de um escrito fosse simplesmente extraído e não como processo multidimensional e referencial. Em síntese, as nuanças das práticas leitoras ao longo do desenvolvimento do professor supervisor, seja na formação inicial, no trabalho docente ou na realização do PIBID, ainda expressam contextos favoráveis à conformação à semiformação que, ante a conversão dos bens culturais em
produtos mercadológicos com valor de troca, caracteriza-se por uma consciência que renunciou à autodeterminação, conformando-se à realidade, sendo necessária à adaptação, passividade e alienação do homem no processo de reprodução social, econômica, política e cultural. Ante o exposto, este estudo investigativo conclui como necessárias ao processo de resistência à semiformação e à barbárie humana práticas de leitura crítica, imprescindíveis ao desocultamento da ideologia dos meios escritos e das relações materiais e simbólicas de dominação, opressão, contraditoriedade, reprodução e destrutividade do homem.
Palavras-chave: Leitura. Semiformação. Professor

Abstract:
ABSTRACT
Aimed to understand the practices of academic reading PIBID supervisors professors from the Faculty of Education, Central Hinterland of Science and Letters - FECLESC in the context of erudition in Adorno. To this end, it stood in the design of erudition with stand the thought of Adorno and characterized the experienced reading practices in its different nuances for these teachers in initial training, teaching and experience in PIBID / FECLESC. It is noteworthy discussion emprecedida throughout the work on the role of these reading practices in resistance or conformation and reproduction of man's erudition. It is a qualitative research study type of case, using such procedures for data collection to document analysis and carrying out semi-structured interviews with a sample of eight supervisors teachers PIBID / FECLESC. The subjects are inserted in the subprojects of Mathematics, Physics and Chemistry, inserts the Institutional Project PIBID / UECE (Notices DEB / CAPES Nº02 / 2009 and nº01 / 2011) and developed in the sphere of FECLESC. Data analysis reveals some challenges that intersperse the institutional, structural, organizational and pedagogical University. The experienced academic reading practices, which are based on broad prospects, relational and contextual reading, in many cases, still are focused on the amount of books read over quality and significance of these writings to the students and their relationships in society. They stand out in initial training and the work of the teacher supervisor practices with emphasis on the literal text, designing restricted ways to make reading in search of one possible interpretation and authorized what is written and thus check whether reading the student did approaches or moves away from reading and "authorized" idea of the author. In the experiment of PIBID / FECLESC if point-like reading practices meetings to study and carry out specific and didactic and pedagogical activities necessary for the teacher's work, as well as update times of knowledge and teaching qualification. In other situations, however, the practices are shown reduced to informative readings and content review, guidance to prepare instrumental studies for understanding of propositions and issues of a text wrongly considering that the meaning of a written were simply extracted and not as multidimensional and referential process. In short, the nuances of reading practices throughout the development of the supervising teacher, either in initial formation, in teaching or in carrying out the PIBID, still express favorable environments for forming the erudition that, before the conversion of cultural property in mercadológicos products exchange value, is characterized by an awareness that resigned to self-determination, conforming to reality, being necessary to the adaptation, passivity and alienation of man in the process of social reproduction, economic,
political and cultural. Based on the foregoing, this investigative study concludes as necessary to the process of resistance erudition and human barbarity critical reading practices, essential to the unveiling of the ideology of print media and the material and symbolic relations of domination, oppression, contradictoriness, breeding and destructiveness of man.Keywords: Reading. Erudition. Professor

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silva, Daniele Cariolano da. A SEMIFORMAÇÃO EM ADORNO E AS PRÁTICAS DE LEITURA ACADÊMICA DE PROFESSORES SUPERVISORES DO PIBID/FECLESC. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

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