RESUMO
A imagem é um elemento que ganhou destaque significativo na chamada pósmodernidade. Dentre aqueles que se interessam em produzir conhecimento relativo
a este fenômeno, estão os estudiosos da linguagem verbal, que cada vez mais têm
buscado compreender como fazemos usos de diferentes recursos além das línguas
para nos comunicarmos no mundo contemporâneo. Esta dissertação tem por
objetivo basilar descrever as relações existentes entre o modo verbal e o modo
visual em tarefas de produção oral de um livro didático de língua inglesa como
língua estrangeira (LE) para aprendizes de nível avançado, cujo objetivo é a
preparação para um exame de proficiência neste idioma. Trata-se de um estudo
quali-quantitativo de caráter descritivo. Os dados foram coletados a partir da análise
de duas tarefas escolhidas dentre as tarefas de produção oral do livro Gold CAE e
das respostas de 20 participantes de nível avançado de Inglês a estas tarefas. O
objetivo principal desta pesquisa foi investigar se as imagens utilizadas nas
propostas das tarefas auxiliavam os participantes na sua execução. Os dados foram
analisados com base no arcabouço teórico advindo da semiótica social, teoria da
multimodalidade, multiletramentos, relações entre texto-imagem segundo o sistema
de Martinec e Salway (2005) e nas teorizações sobre o ensino baseado em tarefas.
Os resultados revelaram que, nas tarefas escolhidas, foram encontradas relações
semelhantes tanto no nível de status quanto no nível lógico-semântico. Além disso,
as análises do desempenho dos participantes na execução das tarefas mostraram
que embora as tarefas tenham apresentado uma relação de complementaridade
entre o modo verbal e o modo visual, o fato é que para aprendizes de nível
avançado a presença das imagens não foi tão relevante para a realização das
tarefas, uma vez que os participantes conseguiram realizar com êxito as tarefas sem
as imagens mais do que com a presença delas. A conclusão do estudo aponta que
há ainda uma necessidade de se desenvolver estratégias de ensino adequadas que
possam auxiliar os aprendizes a explorarem os significados realizados não só em
textos no modo verbal como também os significados realizados no modo visual.
Palavras-chave: Semiótica social. Multimodalidade. Relações texto-imagem.
Tarefas orais. Aprendizes avançados de inglês/LE.