Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MULTIMODALIDADE E ORALIDADE: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES TEXTO-IMAGEM EM TAREFAS DE PRODUÇÃO ORAL DO LIVRO GOLD CAE

Autor(es):
SILVEIRA, FAGNER GEISON

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
A  imagem  é  um  elemento  que  ganhou  destaque  significativo  na  chamada  pósmodernidade.  Dentre aqueles que se interessam em produzir conhecimento relativo 
a  este fenômeno,  estão os estudiosos da linguagem  verbal, que cada vez mais têm 
buscado compreender  como fazemos usos de  diferentes  recursos  além das línguas
para  nos  comunicarmos  no  mundo  contemporâneo.  Esta  dissertação  tem  por 
objetivo  basilar  descrever  as  relações  existentes  entre  o  modo  verbal  e  o  modo 
visual  em  tarefas  de  produção  oral  de  um  livro  didático  de  língua  inglesa  como 
língua  estrangeira  (LE)  para  aprendizes  de  nível  avançado,  cujo  objetivo  é  a 
preparação  para  um  exame  de  proficiência  neste  idioma.  Trata-se  de  um  estudo 
quali-quantitativo  de caráter descritivo.  Os dados  foram coletados  a partir da análise 
de duas tarefas escolhidas dentre as tarefas de produção oral do livro  Gold CAE  e 
das  respostas  de  20  participantes  de  nível  avançado  de  Inglês  a  estas  tarefas.  O
objetivo  principal  desta  pesquisa  foi  investigar  se  as  imagens  utilizadas  nas 
propostas das tarefas auxiliavam os participantes na  sua execução.  Os dados foram 
analisados  com  base  no  arcabouço  teórico  advindo  da  semiótica  social,  teoria  da 
multimodalidade,  multiletramentos, relações entre texto-imagem segundo o sistema 
de Martinec  e Salway (2005)  e nas teorizações sobre o ensino  baseado em tarefas.
Os  resultados  revelaram  que,  nas  tarefas  escolhidas,  foram  encontradas  relações 
semelhantes tanto  no  nível de status quanto no nível lógico-semântico.    Além disso, 
as análises do desempenho dos participantes na execução das tarefas  mostraram
que  embora  as  tarefas  tenham  apresentado  uma  relação  de  complementaridade 
entre  o  modo  verbal  e  o  modo  visual,  o  fato  é  que  para  aprendizes  de  nível 
avançado  a  presença  das  imagens  não  foi  tão  relevante  para  a  realização  das 
tarefas, uma vez que os participantes conseguiram realizar com êxito as tarefas sem 
as imagens mais do que com a presença delas.  A conclusão do estudo  aponta que 
há ainda uma necessidade de se desenvolver estratégias  de ensino adequadas que 
possam  auxiliar  os  aprendizes  a  explorarem  os  significados  realizados  não  só  em 
textos no modo verbal como também os significados realizados  no modo visual. 
Palavras-chave:  Semiótica  social.  Multimodalidade.  Relações  texto-imagem. 
Tarefas orais. Aprendizes avançados de inglês/LE.

Abstract:
ABSTRACT
Images have  gained  a significant prominence in post-modern society.    Among  those 
interested  in  developing  knowledge  on  this  phenomenon  are  scholars  involved  in 
verbal  language  studies,  who  have  increasingly  sought  to  understand  how  we  use 
different  resources, besides verbal languages,  to communicate  in the  contemporary
world.  This  work  aims  to  describe  the  relationship  between  the  verbal  mode  and
visual  mode  in  oral  production  tasks  of  an  English-language  book  for  advanced
learners whose goal is to prepare for a proficiency examination in this language. This 
is  a  qualitative and  quantitative study  of descriptive nature.  The data were collected
from the analysis  of  two tasks  chosen from  the speaking section of  Gold  CAE  book
and from  the answers given  to a test  by 20 participants  from English advanced level 
whose  aim  was  to  investigate  whether  the  images  used  in  the  proposal  of  tasks
helped the participants in completing the task or not and if so how it helped. The data 
were  analyzed  based  on  a  theoretical  framework  from  Social  Semiotics,
Multimodality,  Multiliteracies,  and  the  system  for  relationships  between  text-image 
according to Martinec and Salway (2005) along with task-based teaching theory. The 
results of  this  study  revealed  that  the chosen  tasks  showed  similar  relationships at 
the level of  status  as  well as  the logical-semantic level.  In addition, the test  results 
showed  that  although  the  tasks  have  presented  a  complementary  relationship
between  the  verbal  mode  and  the  visual  mode,  the  fact  is  that  for  speakers  of 
advanced level, the presence of the images was not as relevant to the tasks as it was 
supposed since the participants could perform the tasks successfully  without pictures
better than  with  their  presence.  The conclusion points out  that  there is still a  need to 
develop  appropriate  teaching  strategies  that  could  help  learners  to  explore  the
possible meanings in both verbal and visual mode.
Key  words:  Social  Semiotics.  Multimodality.  Text-image  relationships.  Speaking 
tasks. Advanced learners of English as Foreign Language.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVEIRA, FAGNER GEISON. MULTIMODALIDADE E ORALIDADE: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES TEXTO-IMAGEM EM TAREFAS DE PRODUÇÃO ORAL DO LIVRO GOLD CAE. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 20 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1