RESUMO
Neste trabalho, buscamos compreender de que forma o movimento Street Child
World Cup (SCWC) pretende operar, por meio discursivo, para uma mudança nas
identidades de crianças e jovens que vivem nas ruas. Para tanto, apoiamos nossas
reflexões na Análise do Discurso Crítica (ADC), mais detidamente nos escritos de
Fairclough, e nos estudos sobre identidade (Hall, Archer e Castells). Procuramos
discutir também pontos inerentes à nossa problemática, tais como neoliberalismo,
falência do Estado de bem-estar social, globalização, opressão, infância de rua,
terceiro setor e publicidade no terceiro setor. Nossa metodologia, organizada de
acordo com os parâmetros estabelecidos por Chouliaraki e Fairclough, se pautou na
análise de vídeos publicitários produzidos e distribuídos pelo movimento SCWC e de
um texto de justificativa da campanha publicitária adotada pelo movimento. Na
análise, foram consideradas as falas do próprio movimento e das crianças por ele
atendidas e mediadas. Dentro do escopo da ADC, priorizamos a análise do
significado identificacional e das categorias modalidade e avaliação. Como
resultado, pudemos perceber que o movimento procura modificar a percepção que a
sociedade tem das crianças e jovens de rua por meio de um discurso que responde
implicitamente a adjetivos pejorativos normalmente associados a essas crianças e
pela utilização massiva de léxico positivo. Com esse objetivo, o movimento utiliza
diversos recursos de modalização, como forma de reafirmar seguidamente seu
compromisso em termos epistêmicos e deônticos com a causa em que atua. Além
disso, emprega com frequência o gênero testemunhal, ao exibir as crianças
contando suas próprias histórias, em formato de minidocumentário. Essa estratégia
é eficiente para estabelecer laços de empatia entre o espectador e as crianças, que
passam a agir como representantes de todas as outras crianças de rua do mundo.
Colaboram para esse resultado, a utilização de diversos recursos semióticos, alguns
deles pontuados neste trabalho.
Palavras-chave: Criança de rua. Identidade. Discurso.