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Repositório Institucional - UECE
Título:
“I AM SOMEBODY”: ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO PUBLICITÁRIO DO MOVIMENTO STREET CHILD WORLD CUP

Autor(es):
PEREIRA, THAÍS HELENA MIGUEL

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
Neste trabalho, buscamos compreender de que forma o movimento Street Child
World Cup (SCWC) pretende operar, por meio discursivo, para uma mudança nas
identidades de crianças e jovens que vivem nas ruas. Para tanto, apoiamos nossas
reflexões na Análise do Discurso Crítica (ADC), mais detidamente nos escritos de
Fairclough, e nos estudos sobre identidade (Hall, Archer e Castells). Procuramos
discutir também pontos inerentes à nossa problemática, tais como neoliberalismo,
falência do Estado de bem-estar social, globalização, opressão, infância de rua,
terceiro setor e publicidade no terceiro setor. Nossa metodologia, organizada de
acordo com os parâmetros estabelecidos por Chouliaraki e Fairclough, se pautou na
análise de vídeos publicitários produzidos e distribuídos pelo movimento SCWC e de
um texto de justificativa da campanha publicitária adotada pelo movimento. Na
análise, foram consideradas as falas do próprio movimento e das crianças por ele
atendidas e mediadas. Dentro do escopo da ADC, priorizamos a análise do
significado identificacional e das categorias modalidade e avaliação. Como
resultado, pudemos perceber que o movimento procura modificar a percepção que a
sociedade tem das crianças e jovens de rua por meio de um discurso que responde
implicitamente a adjetivos pejorativos normalmente associados a essas crianças e
pela utilização massiva de léxico positivo. Com esse objetivo, o movimento utiliza
diversos recursos de modalização, como forma de reafirmar seguidamente seu
compromisso em termos epistêmicos e deônticos com a causa em que atua. Além
disso, emprega com frequência o gênero testemunhal, ao exibir as crianças
contando suas próprias histórias, em formato de minidocumentário. Essa estratégia
é eficiente para estabelecer laços de empatia entre o espectador e as crianças, que
passam a agir como representantes de todas as outras crianças de rua do mundo.
Colaboram para esse resultado, a utilização de diversos recursos semióticos, alguns
deles pontuados neste trabalho.
Palavras-chave: Criança de rua. Identidade. Discurso.

Abstract:
ABSTRACT
In this work, we seek to understand how the movement Street Child World Cup
(SCWC) intends to operate, through discourse, for a change in the identity of children
and youth living on the streets. Therefore, we support our reflections in the Critical
Discourse Analysis (CDA), more closely in the writings of Fairclough, and the studies
on identity (Hall, Archer and Castells). We also seek to discuss points such as
neoliberalism, welfare state bankruptcy, globalization, oppression, street children, the
third sector and advertising in the third sector. Our methodology, organized according
to the parameters established by Chouliaraki and Fairclough, was based on the
analysis of advertising videos produced and distributed by SCWC movement and a
justification of text advertising campaign adopted by the movement. Within the scope
of the ADC, we prioritize the analysis of identificational meaning and mode and
evaluation categories. As a result, we realized that the movement seeks to change
the perception that society has of street children and young people through a
discourse that responds implicitly pejorative adjectives usually associated with these
children by the massive use of positive lexicon. Contributing to this goal, the
movement uses different modal elements, in order to subsequently reaffirm its
commitment to epistemic and deontic terms with the cause in which it operates. In
addition, SCWC employs the testimonial genre, to show children telling their own
stories. This strategy is efficient to establish empathy ties between the viewer and the
children, who begin to act as representatives of all other street children in the world.
Collaborate to this result, the use of various semiotic resources, some of them scored
in this work.
Keywords: Street Child. Identity. Discourse.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PEREIRA, THAÍS HELENA MIGUEL. “I AM SOMEBODY”: ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO PUBLICITÁRIO DO MOVIMENTO STREET CHILD WORLD CUP. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

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