RESUMO
Biografar é escrever uma vida e evidenciar as experiências e fatos consoantes a
individualidades de um sujeito na sua relação indissociável com o contexto sóciohistórico,
possibilitando reflexões e análises importantes para compreender uma
dinâmica social. Esta dissertação tem como objeto de pesquisa a trajetória formativa
educacional e atuação profissional de Francisca Doneta Leite, ex-freira e professora
aposentada que assumiu o nome de Irmã Vicentina quando ingressou na
Congregação das Filhas de Santa Teresa. A delimitação para o estudo adentra no
percurso de sua vida religiosa, seguido pelo momento significativo no campo
educacional, em 1973, até o seu rompimento com a vida religiosa, em 2004, no qual
atuou na gestão do Colégio Santa Teresa de Jesus, estabelecimento representativo
das ações sócio educacionais da Igreja Católica, com grande notoriedade entre a
Educação Básica e o Ensino Normal, no século XX até os dias atuais, na cidade do
Crato. Em 2004 ela se afastou da congregação das Filhas de Santa Teresa e,
consequentemente, das atividades educacionais no âmbito religioso. Este período
justifica-se por demarcar a inserção de Irmã Vicentina no âmbito profissional da
Educação, pois esta seria marco tanto para a continuidade da sua escolarização para
a inserção no Magistério. Natural do município de Mauriti, com vida profissional
firmada no campo da Educação em Crato, ambas as cidades situadas no interior
cearense, inseriu-se no âmago da religiosidade e participou das ações sociais aliada
à Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus pertencente a Igreja Católica.
Para tanto, precisou de escolarização diferenciada, obtendo nível superior, e assumiu
a gestão educacional do Colégio Santa Teresa de Jesus. Objetivou compreender a
história de vida da professora Francisca Doneta Leite, com ênfase na sua formação
educativa e atuação profissional como professora e gestora escolar na cidade do
Crato. Utilizando-se da “História Oral Híbrida”, composta por narrativas orais
autorizadas, gravadas, textualizadas e validadas por Doneta, complementada com
fontes primárias, como fotografias, documentos pessoais e escolares da biografada.
Amparando-se teórico-metodologicamente em Meihy e Holanda (2013), Alberti
(2015), Ferreira (2002; 2006), Burke (2008, 2010, 2011, 2012) e Thompson (1992),
constatou-se que Francisca Doneta ingressou na vida religiosa contrariando as
expectativas de seus familiares, ao recusar-se seguir o mesmo caminho do
casamento. Ao decidir encaminhar-se para a vida religiosa no Catolicismo, assumiu
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um compromisso missionário consoante com o permitido para as mulheres pelas
convenções religiosas católicas no dado período, atuando na Educação. No entanto,
após trabalhar muitos anos como gestora, acompanhando o campo pedagógico
educacional na escola da rede Teresiana, rompeu seu vínculo religioso para assumir
a adoção de uma criança. Tal atitude gerou uma postura controversa às diretrizes da
Ordem Religiosa, que culminou em seu afastamento da Congregação das Filhas de
Santa Teresa de Jesus e, por conseguinte, em uma ressignificação desta professora
enquanto mulher e profissional. A biografia de Francisca Doneta Leite nos permite
discutir o contexto social e educacional de sua época, especialmente no que diz
respeito à influência da Igreja Católica na educação feminina na cidade do Crato e as
nuances que permeiam e influenciam a estruturação educacional à época sob às
perspectivas sociais, econômicas, políticas e culturais do período.
Palavras-chave: História da Educação. Educação Religiosa. Formação de
Professores. Biografia de Mulheres.