Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FRANCISCA DONETA LEITE: FORMAÇÃO EDUCATIVA E ATUAÇÃO NO MAGISTÉRIO NA CIDADE DO CRATO-CE

Autor(es):
SOUZA, ANTONIELE SILVANA DE MELO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
RESUMO
Biografar é escrever uma vida e evidenciar as experiências e fatos consoantes a
individualidades de um sujeito na sua relação indissociável com o contexto sóciohistórico,
possibilitando reflexões e análises importantes para compreender uma
dinâmica social. Esta dissertação tem como objeto de pesquisa a trajetória formativa
educacional e atuação profissional de Francisca Doneta Leite, ex-freira e professora
aposentada que assumiu o nome de Irmã Vicentina quando ingressou na
Congregação das Filhas de Santa Teresa. A delimitação para o estudo adentra no
percurso de sua vida religiosa, seguido pelo momento significativo no campo
educacional, em 1973, até o seu rompimento com a vida religiosa, em 2004, no qual
atuou na gestão do Colégio Santa Teresa de Jesus, estabelecimento representativo
das ações sócio educacionais da Igreja Católica, com grande notoriedade entre a
Educação Básica e o Ensino Normal, no século XX até os dias atuais, na cidade do
Crato. Em 2004 ela se afastou da congregação das Filhas de Santa Teresa e,
consequentemente, das atividades educacionais no âmbito religioso. Este período
justifica-se por demarcar a inserção de Irmã Vicentina no âmbito profissional da
Educação, pois esta seria marco tanto para a continuidade da sua escolarização para
a inserção no Magistério. Natural do município de Mauriti, com vida profissional
firmada no campo da Educação em Crato, ambas as cidades situadas no interior
cearense, inseriu-se no âmago da religiosidade e participou das ações sociais aliada
à Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus pertencente a Igreja Católica.
Para tanto, precisou de escolarização diferenciada, obtendo nível superior, e assumiu
a gestão educacional do Colégio Santa Teresa de Jesus. Objetivou compreender a
história de vida da professora Francisca Doneta Leite, com ênfase na sua formação
educativa e atuação profissional como professora e gestora escolar na cidade do
Crato. Utilizando-se da “História Oral Híbrida”, composta por narrativas orais
autorizadas, gravadas, textualizadas e validadas por Doneta, complementada com
fontes primárias, como fotografias, documentos pessoais e escolares da biografada.
Amparando-se teórico-metodologicamente em Meihy e Holanda (2013), Alberti
(2015), Ferreira (2002; 2006), Burke (2008, 2010, 2011, 2012) e Thompson (1992),
constatou-se que Francisca Doneta ingressou na vida religiosa contrariando as
expectativas de seus familiares, ao recusar-se seguir o mesmo caminho do
casamento. Ao decidir encaminhar-se para a vida religiosa no Catolicismo, assumiu
8
um compromisso missionário consoante com o permitido para as mulheres pelas
convenções religiosas católicas no dado período, atuando na Educação. No entanto,
após trabalhar muitos anos como gestora, acompanhando o campo pedagógico
educacional na escola da rede Teresiana, rompeu seu vínculo religioso para assumir
a adoção de uma criança. Tal atitude gerou uma postura controversa às diretrizes da
Ordem Religiosa, que culminou em seu afastamento da Congregação das Filhas de
Santa Teresa de Jesus e, por conseguinte, em uma ressignificação desta professora
enquanto mulher e profissional. A biografia de Francisca Doneta Leite nos permite
discutir o contexto social e educacional de sua época, especialmente no que diz
respeito à influência da Igreja Católica na educação feminina na cidade do Crato e as
nuances que permeiam e influenciam a estruturação educacional à época sob às
perspectivas sociais, econômicas, políticas e culturais do período.
Palavras-chave: História da Educação. Educação Religiosa. Formação de
Professores. Biografia de Mulheres.

Abstract:
ABSTRACT
To biograph is to write a life and to evidence the experiences and facts consonant to
the individualities of a subject in its relation inseparable from the socio-historical
context, allowing important reflections and analyzes to understand a social dynamic.
This dissertation aims to research the formative educational trajectory and professional
performance of Francisca Doneta Leite, a former nun and retired teacher who
assumed the name of Sister Vincente when she joined the Congregation of the
Daughters of Santa Teresa. We delimited for the study the course of his religious life
from his entry into the educational field in 1973 until his break with religious life in 2004,
in which he acted in the management of the Colegio Santa Teresa de Jesus, a
representative establishment of actions educational partner of the Catholic Church,
with great notoriety between Basic Education and Normal Teaching, in the twentieth
century to the present day, in the city of Crato, in the Cariri region of Ceará. In 2004
she moved away from the congregation of the Daughters of St. Teresa and,
consequently, from religious activities in the religious sphere. This period is justified by
demarcating the insertion of Sister Vicentina in the professional scope of Education,
as this would be a landmark for the continuity of her schooling for insertion in the
Magisterium. Born in the municipality of Mauriti, with a professional life signed in the
field of Education in Crato, both cities located in the interior of Ceará, he entered the
core of religiosity and participated in social actions allied to the Congregation of the
Daughters of St. Teresa of Jesus with the Church Catholic. For that, he needed
differentiated schooling, obtaining a higher level, and assumed the educational
management of Santa Teresa de Jesus College. The objective is to understand the life
story of Professor Francisca Doneta Leite, with emphasis on her educational
background and professional performance as a teacher and school manager in the city
of Crato. Using the "Hybrid Oral History", composed of authorized oral narratives,
recorded, textualized and validated by Doneta, complemented with primary sources
such as photographs, personal and school documents of the biography. Based on a
theoretical-methodological approach in Meihy and Holland (2013), Alberti (2015),
Ferreira (2002, 2006), Burke (2008, 2010, 2011, 2012) and Thompson (1992),
Francisca Doneta religious life contrary to the expectations of their relatives, by
refusing to follow the same lifestyle as the sisters: marrying a much older and
economically stable boy. In deciding to go to religious life in Catholicism, she assumed
10
a missionary commitment according to what was allowed for women by the Catholic
religious conventions in the given period, acting in Education. However, after working
for many years as a manager, following the educational pedagogical field in the school
of the Teresian network, she broke her religious bond to assume the adoption of a
child. This attitude led to a controversial attitude to the guidelines of the Religious
Order, which culminated in her departure from the Congregation of the Daughters of
St. Therese of Jesus and, consequently, a resignification of this teacher as a woman
and a professional. The biography of Francisca Doneta Leite allows us to discuss the
social and educational context of her time, especially regarding the influence of the
Catholic Church in the female education in the city of Crato and the nuances that
permeate and influence the educational structure at the time under the perspectives
social, economic, political and cultural aspects of the period.
Keywords: History of Education. Religious education. Teacher training. Biography of
Women.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUZA, ANTONIELE SILVANA DE MELO. FRANCISCA DONETA LEITE: FORMAÇÃO EDUCATIVA E ATUAÇÃO NO MAGISTÉRIO NA CIDADE DO CRATO-CE. 2019. 176 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1