Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
SIG ONLINE, UMA NOVA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA: PRÁTICA E VIVÊNCIA NA REDE PÚBLICA E PRIVADA.

Autor(es):
FERNANDES, TAYNAH GARCIA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
RESUMO
Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) possuem alto potencial educativo no âmbito escolar. Por estarem inseridos dentro da categoria das geotecnologias, são recomendados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para serem utilizados a fim de auxiliar na compreensão conceitual a respeito da produção do espaço geográfico. Aplicados como ferramenta para o emprego da metodologia da alfabetização cartográfica, os SIGs vêm sendo utilizados pelo mundo todo nas escolas. Entretanto, apesar da sua potencialidade no ensino geográfico, há limitação quanto ao seu uso, como o custo de licenças dos programas; necessidade de equipamento com alta performance e instalação prévia; falta de equipamentos nas escolas e despreparo dos professores, que, muitas vezes, dá-se pela falta de disciplinas relacionadas à cartografia escolar nas grades curriculares dos cursos de licenciatura em Geografia. Visando explorar esse potencial e superar algumas limitações, utilizou-se durante a pesquisa o programa ArcGIS Online, juntamente com o aplicativo Story Maps, ambos da Environmental Systems Research Institute (ESRI), em duas escolas de Fortaleza, sendo uma de gestão pública e uma de gestão privada. A investigação foi fundamentada nos pressupostos da pesquisa qualitativa em educação, na qual o pesquisador possui um papel ativo, fazendo contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Para a realização da parte prática da pesquisa, foram feitas reuniões com os professores das duas instituições, afim de estabelecer cronograma e os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Na escola particular, foi disponibilizada somente uma aula de 50 minutos para cada turma de 8º e 9º ano, onde os alunos aprenderam sobre os conteúdos de IDH e blocos econômicos, respectivamente, e na escola pública foram disponibilizadas 8 aulas de 1 hora e 45 minutos para cada turma de 9º ano, aprendendo sobre a Europa. Ao final, foi possível perceber que os alunos demonstraram bastante interesse na prática realizada e que os professores foram receptivos e relataram o desejo de adotarem o programa em aulas futuras. Pôde-se concluir que ambos programas são excelentes ferramentas auxiliadoras no ensino, causando uma revolução na percepção e apreensão do espaço geográfico.
Palavras-chave: Geotecnologias. ArcGIS Online. Alfabetização Cartográfica. Ensino-Aprendizagem.

Abstract:
ABSTRACT
The Geographic Information Systems (SIG) have high educational potential in schools. As being included within the category of geotechnologies, they are recommended in the National Curriculum Common Base (BNCC) to be used in order to help in the conceptual understanding about the production of geographical space. Applied as a tool for the employment of the methodology of the cartographic literacy, the SIGs are being used throughout the world in schools. However, despite their potential in teaching Geography, there are restrictions to their use, such as the cost of licenses of programs; the need for equipment with high performance and prior installation; the lack of equipment in schools and lack of teachers, which many times is due to the lack of academic disciplines related to cartography in the curricula of graduate courses in Geography.Aiming to explore this potential and overcome some limitations, the program ArcGIS Online was used during the research, along with the application Story Maps, both of the Environmental Systems Research Institute (ESRI) in two schools in Fortaleza, a public and a private one. The research was based on assumptions of qualitative research in education, where the researcher has an active role, making contributions to the teaching and learning process. For the accomplishment of the practical part of the research, meetings were held with the teachers of the two institutions in order to establish schedule and content to be worked in the classroom. In the private school, it was offered only a 50-minute lesson for each class of 8th and 9th grade, where students learned about the contents of HDI and economic blocks respectively, and in the public school 8 lessons of 1 hour and 45 minutes for each class of 9th year were provided, learning about Europe.In the end, it was possible to realize that the students showed great interest in practice carried out and that the teachers were receptive and reported the desire to adopt the program in future lessons. It might be concluded that both programs are excellent tools to help in teaching, causing a revolution in the perception and apprehension of the geographical space.
Keywords: Geotechnologies. ArcGIS Online. Cartographic literacy. Teaching-learning

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FERNANDES, TAYNAH GARCIA. SIG ONLINE, UMA NOVA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA: PRÁTICA E VIVÊNCIA NA REDE PÚBLICA E PRIVADA.. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1