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Repositório Institucional - UECE
Título:
DE GERENCIAR A SI MESMO A GERENCIAR OUTROS: A CONSTRUÇÃO DA LIDERANÇA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

Autor(es):
SILVA, LUCIANA FERREIRA DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
RESUMO
A atuação dos gestores públicos impacta a eficiência e a eficácia das atividades
prestadas pelo Estado. No Brasil, porém, não se avalia se os servidores escolhidos
para as funções gerenciais têm as potencialidades para o exercício de funções de
liderança. Consequentemente, a probabilidade que a instituição pública tem de perder
um excelente profissional técnico e ganhar um gestor despreparado e insatisfeito com
sua carreira é alta. A ascensão aos cargos gerenciais implica alteração na identidade
profissional do indivíduo. Um dos modelos conceituais que facilitam a compreensão
da transição para a carreira gerencial é o Pipeline da Liderança. É nesse contexto que
se insere esta pesquisa, que tem por finalidade descrever o rito de passagem do
servidor público quando ele deixa de gerenciar a si próprio para gerenciar outros, no
que se refere ao desenvolvimento de novas habilidades profissionais, ao
gerenciamento do uso do tempo e à apropriação de novos valores profissionais. Foi
realizada uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa com nove servidores
efetivos de carreira que se tornaram gestores no Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Ceará, na Universidade da Integração Internacional da
Lusofonia Afro-Brasileira e na Universidade Federal do Ceará. Os dados foram
coletados através de entrevistas semiestruturadas e analisados por meio da análise
temática de conteúdo, com o suporte do software ATLAS.ti 8. Os resultados obtidos
foram agrupados nas categorias: habilidades, aplicações de tempo e valores
profissionais. Como era de se esperar, os gestores das três instituições federais de
ensino superior vivenciam uma realidade similar quanto ao rito de passagem, contudo
o modelo do Pipeline da Liderança apresenta especificidades quando aplicado às
instituições públicas brasileiras.
Palavras-chave: Liderança. Carreira gerencial. Administração pública.

Abstract:
ABSTRACT
The performance of public managers impacts the efficiency and effectiveness of the
activities provided by the State. In Brazil, however, it is not evaluated whether the civil
servants chosen for management functions have the potential to exercise leadership
functions. Consequently, the probability that the public institution has of losing an
excellent technical professional and gaining a manager who is unprepared and
dissatisfied with his career is high. Rising to management positions implies change in
the professional identity of the individual. One of the conceptual models that facilitate
the understanding of the transition to management career is the Leadership Pipeline.
It this context, this research aims to describe the characteristics of the rite of passage
for first level manager in federal institutions of higher education. A descriptive
qualitative research was carried out with nine career permanent servants who became
managers at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará, at
the University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony, and at the
Federal University of Ceará. Data were collected through semi-structured interviews
and analyzed using thematic content analysis, with the support of the software
ATLAS.ti 8. The results obtained were grouped into the categories: skills, time
applications, and professional values. As expected, the managers of the three federal
institutions of higher education experience a similar reality regarding the rite of
passage, however the model of the Leadership Pipeline presents specificities when
applied to Brazilian public institutions.
Keywords: Leadership. Management career. Public administration.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, LUCIANA FERREIRA DA. DE GERENCIAR A SI MESMO A GERENCIAR OUTROS: A CONSTRUÇÃO DA LIDERANÇA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

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