RESUMO
Esta dissertação aborda questões negligenciadas pela literatura nacional e
internacional de inovação e de spin-offs acadêmicas no que se trata de compreender
como ocorre a evolução da maturidade tecnológicas das spin-offs acadêmicas
cearenses em potencial enquanto estão instaladas em ambiente acadêmico. Para
esclarecer alguns delineamentos dessa dinâmica no estado do Ceará, verificou-se
como as relações coevolutivas entre políticas públicas e aprendizagem tecnológica
influenciam na maturidade tecnológica das tecnologias core de spin-offs acadêmicas
em potencial. Para alcançar este objetivo, a pesquisa apoia-se na combinação das
literaturas de acerca de spin-offs acadêmicas, coevolução, aprendizagem, políticas
públicas e maturidade tecnológica para construção da base conceitual. Em paralelo,
a pesquisa vale-se de um desenho qualitativo baseado na coleta de dados por meio
de campo com entrevistas, questionários, observações, visitas técnicas e análises
documentais. Esse desenho de pesquisa foi operacionalizado a partir de estudos de
casos múltiplos em spin-offs acadêmicas em potencial no estado do Ceará. Por meio
da implementação dessa estratégia, a pesquisa encontrou: 1) os mecanismos de
aprendizagem que geraram os resultados mais significativos para evolução
tecnológica derivaram dos mecanismos de aquisição interna de conhecimento; 2)
Interações em P&D com clientes mostraram-se bastantes relevantes para acelerar o
processo de maturidade tecnológica; 3) As políticas públicas de acesso ao crédito
foram fundamentais, sobretudo para as organizações de biotecnologia; 4) As
mudanças nas legislações pouco beneficiam as spin-offs acadêmicas de maneira
consistente; 5) As políticas de colaboração e aprendizado são fundamentais para spinoffs
formarem redes com elevados níveis de colaboração. Os resultados gerados aqui
trouxeram contribuições teóricas no sentido de demonstrar as relações existentes
entre aprendizagem tecnológica, políticas públicas e maturidade tecnológica de spinoffs
acadêmicas, bem como funcionou como apontamento gerencial para
desenvolvedores de políticas públicas e gestores de spin-offs acadêmicas em
potencial.
Palavras-chave: Maturidade Tecnológica. Spin-offs Acadêmicas em Potencial.
Políticas Públicas. Aprendizagem.