Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MATURIDADE TECNOLÓGICA DAS SPIN-OFFS ACADÊMICAS NO CEARÁ

Autor(es):
LUCENA, NAIDERSON FERREIRA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
RESUMO
Esta dissertação aborda questões negligenciadas pela literatura nacional e
internacional de inovação e de spin-offs acadêmicas no que se trata de compreender
como ocorre a evolução da maturidade tecnológicas das spin-offs acadêmicas
cearenses em potencial enquanto estão instaladas em ambiente acadêmico. Para
esclarecer alguns delineamentos dessa dinâmica no estado do Ceará, verificou-se
como as relações coevolutivas entre políticas públicas e aprendizagem tecnológica
influenciam na maturidade tecnológica das tecnologias core de spin-offs acadêmicas
em potencial. Para alcançar este objetivo, a pesquisa apoia-se na combinação das
literaturas de acerca de spin-offs acadêmicas, coevolução, aprendizagem, políticas
públicas e maturidade tecnológica para construção da base conceitual. Em paralelo,
a pesquisa vale-se de um desenho qualitativo baseado na coleta de dados por meio
de campo com entrevistas, questionários, observações, visitas técnicas e análises
documentais. Esse desenho de pesquisa foi operacionalizado a partir de estudos de
casos múltiplos em spin-offs acadêmicas em potencial no estado do Ceará. Por meio
da implementação dessa estratégia, a pesquisa encontrou: 1) os mecanismos de
aprendizagem que geraram os resultados mais significativos para evolução
tecnológica derivaram dos mecanismos de aquisição interna de conhecimento; 2)
Interações em P&D com clientes mostraram-se bastantes relevantes para acelerar o
processo de maturidade tecnológica; 3) As políticas públicas de acesso ao crédito
foram fundamentais, sobretudo para as organizações de biotecnologia; 4) As
mudanças nas legislações pouco beneficiam as spin-offs acadêmicas de maneira
consistente; 5) As políticas de colaboração e aprendizado são fundamentais para spinoffs
formarem redes com elevados níveis de colaboração. Os resultados gerados aqui
trouxeram contribuições teóricas no sentido de demonstrar as relações existentes
entre aprendizagem tecnológica, políticas públicas e maturidade tecnológica de spinoffs
acadêmicas, bem como funcionou como apontamento gerencial para
desenvolvedores de políticas públicas e gestores de spin-offs acadêmicas em
potencial.
Palavras-chave: Maturidade Tecnológica. Spin-offs Acadêmicas em Potencial.
Políticas Públicas. Aprendizagem.

Abstract:
ABSTRACT
This final paper addresses issues neglected by the national and international literature
of innovation and academic spin-offs in what is to understand how the technological
maturity evolution of potential academic spin-offs from Ceará occurs while they are
installed in an academic environment. In order to clarify some delineations of this
dynamics in the State of Ceará, it was verified that the relations of co-evolutive relations
between public policies and technological learning influence the technological maturity
of the core technologies of potential academic spin-offs. To achieve this goal, research
is based on the combination of literatures about academic spin-offs, co-evolution,
learning, public policies and technological maturity to build the conceptual basis. In
parallel, the research is based on a qualitative design based on the collection of data
through the field with interviews, questionnaires, observations, technical visits and
documentary analyzes. This research design was operationalized from multiple case
studies in potential academic spin-offs in the State of Ceará. Through the
implementation of this strategy, the research found: 1) the learning mechanisms that
generated the most significant results for technological evolution derived from the
mechanisms of internal acquisition of knowledge; 2) Interactions in R & D with
customers showed enough relevance to accelerate the process of technological
maturity; 3) Public policies for access to credit were fundamental, especially for
biotechnology organizations; 3) Changes in legislation little benefit academic spin-offs
consistently; 5) Collaboration and learning policies are fundamental for spin-offs to
form networks with high levels of collaboration. The results generated here have
brought theoretical contributions in order to demonstrate the relationships between
technological learning, public policies and technological maturity of academic spin-offs,
as well as serving as a managerial point of reference for public policy developers and
potential academic spin-off managers.
Keywords: Technological Maturity. Potential Academic Spin-offs. Public policy.
Learning.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LUCENA, NAIDERSON FERREIRA DE. MATURIDADE TECNOLÓGICA DAS SPIN-OFFS ACADÊMICAS NO CEARÁ. 2019. 137 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1