RESUMO
A pesquisa tem como objetivo compreender como se caracterizam as relações sociais de
trabalho no contexto de um Negócio Social, à luz da Psicodinâmica do Trabalho. A revisão de
literatura aborda dois amplos construtos teóricos, divididos em subitens temáticos: i) Da
Inovação Social ao Negócio Social, ii) Psicodinâmica do Trabalho. O primeiro apresenta a
evolução teórica da Inovação até aos primeiros achados da Inovação Social que amplia para
as diversas tipologias (Empreendedorismo Social, Inovação Social, Organização de Economia
Solidária e Negócio Inclusivo) que procuram definir organizações sociais. No seguinte são
elencados os conceitos da Psicodinâmica do Trabalho, a partir das dimensões de conteúdo e
contexto. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa integralmente qualitativa. A pesquisa
de campo processou-se por meio de seis entrevistas narrativas, realizadas em um Negócio
Social situado na região metropolitana de Fortaleza. Foram orientadas por meio de roteiro,
com uso de elementos estímulo e tópicos guia. Utilizou-se a técnica da análise dos núcleos de
sentido para compreensão das narrativas. Após a transcrição e categorização das entrevistas,
com o intuito de promover uma maior precisão nos dados, recorreu-se ao método de
representatividade e consistência interna. Foram nomeados seis temas: Terminologias,
Inovação, Oportunidades Transformadoras, Organização do Trabalho, Relação Sociais de
Trabalho, Desafios. As entrevistas foram discutidas como uma narrativa totalizante sobre o
objeto. O contexto empírico estudado manifestou um avanço diante da imprecisão conceitual
que a literatura apresentava. Os sujeitos definem o Negócio Social como um tipo
organizacional híbrido que faz o “processamento da inovação”, matéria-prima própria do
Empreendedorismo Social, junto ao contexto “desgastado” das ONGs. Pode-se concluir que,
os resultados dessa pesquisa confirmam que a lente teórica PDT se mostrou apropriada para
compreender o objeto, a partir da dinâmica laboral e das relações do homem no trabalho,
frente as suas vivências. Por se tratar de um Negócio Social, a PDT, em algumas situações se
manifestou de modo análogo a uma organização tradicional. Em contrapartida trouxeram
nuances heterogêneas, que em alguns momentos apresentaram aproximação com empresas
tradicionais, e em outros, repercutiram características próprias de organizações sociais.
Palavras-chave: Negócio social. Inovação social. Relações sociais de trabalho.
Psicodinâmica do trabalho.