Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AS RELAÇÕES SOCIAIS DE TRABALHO, NO CONTEXTO DE NEGÓCIOS SOCIAIS, À LUZ DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO

Autor(es):
ALVES, DIANA MARIA GOIANA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
A pesquisa tem como objetivo compreender como se caracterizam as relações sociais de 
trabalho no contexto de um Negócio Social, à luz da Psicodinâmica do Trabalho. A revisão de 
literatura aborda dois amplos construtos teóricos, divididos em subitens temáticos: i) Da 
Inovação Social ao Negócio Social, ii) Psicodinâmica do Trabalho. O primeiro apresenta a 
evolução teórica da Inovação até aos primeiros achados da Inovação Social que amplia para 
as diversas tipologias (Empreendedorismo Social, Inovação Social, Organização de Economia 
Solidária e Negócio Inclusivo) que procuram definir organizações sociais. No seguinte são 
elencados os conceitos da Psicodinâmica do Trabalho, a partir das dimensões de conteúdo e 
contexto. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa integralmente qualitativa. A pesquisa 
de campo processou-se por meio de seis entrevistas narrativas, realizadas em um Negócio 
Social situado na região metropolitana de Fortaleza. Foram orientadas por meio de roteiro, 
com uso de elementos estímulo e tópicos guia. Utilizou-se a técnica da análise dos núcleos de 
sentido para compreensão das narrativas. Após a transcrição e categorização das entrevistas,
com o intuito de promover uma maior precisão nos dados, recorreu-se ao método de
representatividade e consistência interna. Foram nomeados seis temas: Terminologias, 
Inovação, Oportunidades Transformadoras, Organização do Trabalho, Relação Sociais de 
Trabalho, Desafios. As entrevistas foram discutidas como uma narrativa totalizante sobre o 
objeto. O contexto empírico estudado manifestou um avanço diante da imprecisão conceitual 
que a literatura apresentava. Os sujeitos definem o Negócio Social como um tipo 
organizacional híbrido que faz o “processamento da inovação”, matéria-prima própria do 
Empreendedorismo Social, junto ao contexto “desgastado” das ONGs. Pode-se concluir que, 
os resultados dessa pesquisa confirmam que a lente teórica PDT se mostrou apropriada para 
compreender o objeto, a partir da dinâmica laboral e das relações do homem no trabalho, 
frente as suas vivências. Por se tratar de um Negócio Social, a PDT, em algumas situações se 
manifestou de modo análogo a uma organização tradicional. Em contrapartida trouxeram 
nuances heterogêneas, que em alguns momentos apresentaram aproximação com empresas 
tradicionais, e em outros, repercutiram características próprias de organizações sociais. 
Palavras-chave: Negócio social. Inovação social. Relações sociais de trabalho. 
Psicodinâmica do trabalho. 

Abstract:
ABSTRACT
The research aims to understand how social relations of work are characterized in the context 
of a Social Business, in the light of Work Psychodynamics. The literature review addresses 
two broad theoretical constructs, divided into thematic sub-themes: i) From Social Innovation 
to Social Business, ii) Work Psychodynamics. The first presents the theoretical evolution of 
Innovation to the first findings of Social Innovation that extends to the different typologies 
(Social Entrepreneurship, Social Innovation, Organization of Solidarity Economy and 
Inclusive Business) that seek to define social organizations. In the following are listed the 
concepts of Work Psychodynamics, from the dimensions of content and context. 
Methodologically, a qualitative research was carried out. Field research was carried out 
through six narrative interviews carried out in a Social Business located in the metropolitan 
region of Fortaleza. They were oriented by means of script, with use of element stimulus and 
guide topics. The technique of the analysis of sense nuclei was used to understand the 
narratives. After the transcription and categorization of the interviews, in order to promote a 
greater precision in the data, we used the representativeness and internal consistency method. 
Six themes were named: Terminologies, Innovation, Transforming Opportunities, Work 
Organization, Social Work Relations, Challenges. The interviews were discussed as a 
totalizing narrative about the object. The empirical context studied showed an advance in the
conceptual imprecision that the literature presented. The subjects define the Social Business 
as a hybrid organizational type that does "innovation processing", a raw material of social 
entrepreneurship, together with the "worn out" context of NGOs. It can be concluded that the 
results of this research confirm that the lens theoretical PDT proved appropriate to understand 
the object, from the work dynamics and the relations of the man at work, in front of their 
experiences. Because it is a Social Business, the PDT in some situations manifested itself in a 
similar way to a traditional organization. On the other hand, they brought heterogeneous 
nuances, which in some moments showed an approximation with traditional companies, and 
in others, had repercussions characteristic of social organizations.
Keywords: Social business. Social innovation. Social relations of work. Psychodynamics of 
work.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ALVES, DIANA MARIA GOIANA. AS RELAÇÕES SOCIAIS DE TRABALHO, NO CONTEXTO DE NEGÓCIOS SOCIAIS, À LUZ DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO . 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1