Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM – CULTIVANDO NATIVOS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DO SÉCULO XXI

Autor(es):
COSTA, LUANDA ARARIPE LUSTOSA DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO 
Com a chegada dos adventos tecnológicos, o professor, antes único detentor da informação, 
assume um diferente papel na relação educacional ao se deparar com um novo tipo de aluno, 
que chega à escola trazendo consigo a imagem de um mundo que ultrapassa os limites do 
núcleo familiar, do professor e da própria escola: são os chamados nativos digitais. Partindo 
da realidade escolar do Século XXI, o presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto 
das TIC nas práticas pedagógicas deste ambiente educacional através dos seus diferentes 
papéis: como motivadoras na aprendizagem em geral, como facilitadoras na aquisição de 
novos conhecimentos e competências dos alunos, ou ainda, como uma influência positiva no 
relacionamento entre aluno e professor. Transformar informação em conhecimento requer que 
os sujeitos da relação ensino-aprendizagem falem a mesma linguagem, neste caso, a 
linguagem das TIC. Neste estudo, muitas reflexões foram feitas, e procurou-se compreender 
a maneira como os professores estão lidando com as mudanças advindas da presença dos 
recursos tecnológicos na escola, a partir do seu fazer e pensar pedagógicos, assim como, da 
sua aproximação com o grupo, analisando as formas e condições concretas e efetivas do 
trabalho educativo nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio do Estado do Ceará. 
Palavras - chave: Nativos digitais. Tecnologias da Comunicação e Informação. Escolas 
públicas. 

Abstract:
ABSTRACT 
With the technological advents, the teacher, before only informations´s holder, takes on a 
different role in the educational process, when faced with a new type of students who comes 
to school carrying with them the image of a world that goes beyond the boundaries of the core 
family the teacher and the school : they are called digital natives. Starting from the school 
reality of the twenty-first century, this study aims to analyze the impact of the Information 
and Comunication Thecnology in teaching practices of this educational environment through 
their different roles: as motivating learning in general and facilitate the acquisition of new 
knowledge and skills of students, or, as a positive influence on the relationship between 
student and teacher. Transforming information into knowledge requires that the subjects of 
the teaching-learning speak the same language, in our case, the language of Information and 
Comunication Thecnology. In this study, some reflections were made, and we tried to 
understand how teachers are coping with the changes arising from the presence of 
technological resources in the school, from its doing and thinking teaching, as well as its 
approach to the group, analyzing the forms and concrete and effective conditions of 
educational work in the public schools of the Ensino Médio do Estado do Ceará. 
Keywords: Digital natives. Information and Comunication Thecnology. Public schools. 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
COSTA, LUANDA ARARIPE LUSTOSA DA. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM – CULTIVANDO NATIVOS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DO SÉCULO XXI . 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1