RESUMO
Com a chegada dos adventos tecnológicos, o professor, antes único detentor da informação,
assume um diferente papel na relação educacional ao se deparar com um novo tipo de aluno,
que chega à escola trazendo consigo a imagem de um mundo que ultrapassa os limites do
núcleo familiar, do professor e da própria escola: são os chamados nativos digitais. Partindo
da realidade escolar do Século XXI, o presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto
das TIC nas práticas pedagógicas deste ambiente educacional através dos seus diferentes
papéis: como motivadoras na aprendizagem em geral, como facilitadoras na aquisição de
novos conhecimentos e competências dos alunos, ou ainda, como uma influência positiva no
relacionamento entre aluno e professor. Transformar informação em conhecimento requer que
os sujeitos da relação ensino-aprendizagem falem a mesma linguagem, neste caso, a
linguagem das TIC. Neste estudo, muitas reflexões foram feitas, e procurou-se compreender
a maneira como os professores estão lidando com as mudanças advindas da presença dos
recursos tecnológicos na escola, a partir do seu fazer e pensar pedagógicos, assim como, da
sua aproximação com o grupo, analisando as formas e condições concretas e efetivas do
trabalho educativo nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio do Estado do Ceará.
Palavras - chave: Nativos digitais. Tecnologias da Comunicação e Informação. Escolas
públicas.