Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IFCE - CAMPUS CANINDÉ: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL

Autor(es):
MEDEIROS, MAYARA CELY PAULO DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Esta pesquisa teve como objetivo compreender como os cursos de licenciatura em Educação
Física e licenciatura em Matemática do IFCE – campus Canindé - contribuem para o
fortalecimento do debate sobre a questão étnico-racial, com base na experiência da formação
de professores. Assim, procurou-se caracterizar as estratégias pedagógicas e institucionais que
favorecem o debate sobre mencionado tema nos cursos de licenciatura, bem como conhecer as
percepções dos professores acerca da contribuição das suas concepções e práticas sobre a
temática, que concorram para a promoção da igualdade racial. Também foram analisadas as
representações que os discentes dos cursos de licenciatura têm sobre a questão racial e a sua
relação com seus processos de formação inicial para a docência. O estudo se baseou em uma
visão histórico-crítica do racismo e suas repercussões na sociedade brasileira e como a
Educação pode ser espaço propício para a promoção de ações afirmativas e para disseminar
ideias e atitudes antirracistas na sociedade. Para isso, o ensaio está embasado em Guimarães
(2012), Nascimento (2003), Gomes (2001, 2011, 2017), Almeida (2017), Fonseca (2009),
Monteiro e Pimenta (2013), Inbernón (2011), Alves (2011), Garcia (2014), Tardiff (2014),
Scheibe (2012), entre outros. No decorrer da pesquisa, foram examinados os documentos
institucionais, como o plano de desenvolvimento de 2014-2018, projetos pedagógicos das
licenciaturas analisadas e regimentos do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas. Para
se compreender como a questão étnico-racial é expressa no percurso formativo desses alunos
e alunas, realizaram-se entrevistas com os professores e discentes. Passados 15 anos da
promulgação da Lei 10.639/03, que representa um marco na história das lutas pela promoção
da igualdade racial no Brasil, ainda se pode deparar a minimização da temática no processo de
formação de novos professores e, também, na formação continuada. Percebe-se que a questão
étnico-racial ainda é divisada como um tema transversal e a reflexão sobre o racismo e suas
consequências no ambiente escolar está longe do cotidiano de professores e alunos.
Palavras-Chave: Formação de Professores. Questão Étnico-Racial. Promoção da Igualdade
Racial.

Abstract:
ABSTRACT
This research’s objective is to understand how the undergraduate courses on PE and
Mathematics in IFCE – Canindé Campus – contribute on reinforcing the debate around the
ethnic-racial issue, taking into account the teacher’s academic education. As such, it aims to
characterize both institutional and pedagogical strategies which favor the aforementioned
debate on the subject in the undergraduate courses, as well as getting to know the teachers’
perceptions on the contribution of their conceptions and practices on the theme, which concur
towards the promotion of racial equality. Also analyzed are the representations that the
undergrad students have on the racial issue and its relationship with the processes of initial
formation to teaching. The study is based in a critical-historical vision on racism and its
repercussions on the Brazilian society and how Education may be a proper space for the
promotion of affirmative actions and the promulgation of both anti-racist ideas and attitudes
on society. In order to achieve this, this essay is based on Guimarães (2012), Nascimento
(2003), Gomes (2001, 2011, 2017), Almeida (2017), Fonseca (2009), Monteiro e Pimenta
(2013), Inbernón (2011), Alves (2011), Garcia (2014), Tardiff (2014), Scheibe (2012), among
others. Along this research, institutional documents, such as the 2014-2018’s development
plan, pedagogical projects on the undergraduate courses and statutes on the Center for Afro-
Brazilian and Indigenous Studies were analyzed. With the intent of understanding how the
ethnic-racial issue is expressed in the formative route of these undergrads, interviews were
made with both teachers and students. After 15 years of the publication of Law 10.639/03,
which represents a mark in the history of fights for the promotion of racial equality on Brazil,
the understating of the theme can still be perceived in the formation of new teachers and, also,
on the continuous formation. It can be understood that the ethnic-racial issue is still
overlooked as a transversal theme and the reflection on racism and its consequences in the
school environment is still far from the daily life of both teachers and students.
Keywords: Teacher Formation. Ethnic-racial Issue. Promotion of Racial Equality.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MEDEIROS, MAYARA CELY PAULO DA SILVA. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IFCE - CAMPUS CANINDÉ: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL. 2018. 170 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1