Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO A DISTÂNCIA DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA PELA UAB/UECE: RELAÇÃO ENTRE INTERAÇÃO E DESEMPENHO À LUZ DA ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM

Autor(es):
CHAVES, JOÃO BOSCO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
A analítica da aprendizagem (learning analytics) surge como área de pesquisa em Educação, 
cuja aplicação fornece subsídios para a tomada de decisões, tendo como objetivo a melhoria 
da  aprendizagem  de  estudantes  e  dos  ambientes  em  que  ela  acontece.  A  Universidade 
Estadual  do  Ceará  (UECE),  em  parceria  com  o  Sistema  Universidade  Aberta  do  Brasil 
(UAB),  oferece  o  curso  de  Licenciatura  em  Matemática  na  modalidade  de  educação  a 
distância,  desde  2009.  Esta  pesquisa  procura  responder  o  seguinte  problema:  considerando 
aspectos  da  analítica  da  aprendizagem,  qual  a  relação  entre  os  dados  de  interação   dos 
estudantes e seus desempenhos, nos cursos de licenciatura em Matemática na modalidade de 
educação a distância da UAB/UECE? Esses dados de interação compreendem a frequência de 
acessos  a  recursos  e  atividades  no  ambiente  virtual  de  aprendizagem  (Moodle)  pelos 
estudantes. Como base no problema de pesquisa, foi definido, como objetivo geral, analisar, à 
luz da analítica da aprendizagem, a relação entre os dados de interação dos estudantes e seus 
desempenhos no curso de licenciatura em Matemática, nas turmas que ingressaram em 2009, 
na  modalidade  de  educação  a  distância  da  UAB/UECE.  Especificou-se  esse  objetivo  nos 
seguintes:  conhecer  a  frequência  de  interação  dos  estudantes  nos  recursos  e  atividades  do 
AVA durante o curso de licenciatura em Matemática da UAB/UECE; identificar padrões de 
comportamento  dos  dados  de  interação  no  AVA,  dos  licenciandos  em  Matemática,  e  sua 
relação com o desempenho acadêmico no curso; e propor diretrizes para a aplicação do uso da 
analítica  da  aprendizagem  nos  cursos  de  licenciatura  em  Matemática  na  modalidade  de 
educação  a  distância  da  UAB/UECE.  Na  metodologia,  adotou-se,  como  paradigma,  o 
pragmatismo.  Perfilhou-se a proposta de Chatti et al. (2012), restringindo-se  à  primeira etapa 
(coleta  e  pré-processamento) e à primeira fase da segunda  etapa  (analítica). Empregou-se  a 
população, constituída de uma turma de 15  estudantes do polo de Mauriti  e uma turma de 15 
estudantes do polo de Piquet Carneiro. Essas turmas tiveram início no primeiro semestre de 
2009, e término no segundo semestre de 2012.  Foram analisadas 31 disciplinas de ambos os 
polos, pois eram aquelas  que possuíam notas de desempenho dos estudantes que puderam ser 
associadas  às  interações  no  AVA.  O  coeficiente  de  correlação  de  postos  de  Spearman  foi 
utilizado  para  analisar  a  relação  entre  os  dados  de  interação  dos  estudantes  e  seus 
desempenhos. Os resultados da pesquisa apontam que somente cinco atividades são utilizadas 
no  ambiente  virtual:  Questionário,  Tarefa,  Fórum,  Chat  e  Escolha.  Apenas  Questionário  e 
Tarefa  exercem  influência  positiva  e  forte  no  desempenho.  Os  fóruns  possuem  influência 
positiva, todavia, de moderada a fraca. As atividades Chat e Escolha têm influência positiva e 
fraca.  A  visualização  dos  recursos,  por  meio  dos  quais  os  materiais  do  curso  são 
disponibilizados no ambiente, mostra influência positiva, porém moderada.  O estudo também 
identificou  o fato de  que a maioria das reprovações acontece por frequência e a importância 
que o primeiro semestre tem na trajetória acadêmica dos estudantes investigados. Espera-se 
que esta pesquisa tenha utilidade social, servindo  como “semente” para futuras investigações 
e para o aperfeiçoamento do campo educacional onde ela ocorreu.
Palavras-chave:  Analítica da aprendizagem. Educação a distância. Formação de professores. 
Licenciatura em Matemática. UAB

Abstract:
ABSTRACT
Learning analytics emerges as an area of research in Education, whose application provides 
subsidies  for  decision-making,  aiming  to  improve  the  learning  of  students  and  the 
environments  in  which  it  happens.  The  Universidade  Estadual  do  Ceará  (UECE),  in 
partnership with the Universidade Aberta do Brasil (UAB) offers the degree in mathematics in 
mode of distance education, since 2009. This research seeks to answer the following problem: 
considering aspects of learning analytics, what the relationship between the interaction data of 
students and their performance in mathematics course in mode of distance education of UAB 
/ UECE? These interaction data include the frequency of access to Resources and Activities in 
the virtual learning environment (Moodle) by students. Based on the research problem was 
defined  as  a  general  goal,  examine,  in  the  light  of  the  analytical  learning,  the  relationship 
between the interaction data from students and their performances in the course of degree in 
Mathematics, in classes that entered in 2009, in education distance mode of UAB / UECE. 
The  specific  objectives  were:  know  the  frequency  of  interaction  of  students  in  AVA, 
Resources  and  Activities,  during  the  course  of  degree  in  Mathematics  in  mode  of  distance 
education of the UAB / UECE; identify behavior patterns of existing interaction data in AVA, 
by  undergraduates  in  mathematics,  and  its  relationship  with  academic  performance  on  the 
course;  and  propose  guidelines  for  the  application  of  learning  analytics  in  degree  in 
mathematics  in  mode  of  distance  education  of  UAB  /  UECE.  In  the  methodology,  the 
pragmatism was the paradigm adopted. The scientific method proposed by Chatti et al. (2012) 
was applied, but restricted to the first stage (data collection and pre-processing) and the first 
phase  of  the  second  stage  (analytics).  We  used  the  population,  made  up  of  a  group  of  15 
students of polo Mauriti and a class of 15 students of polo Piquet Carneiro. These the course 
began  in  the  first  half  of  2009  and  finalized  in  the  second  half  of  2012.  We  analyzed  31 
academic disciplines of both poles. These disciplines had performance scores of students who 
might be associated with interactions in AVA. The correlation coefficient of Spearman's rank 
was  used  to  analyze  the  relationship  between  data  interaction  of  students  and  their 
performance.  The  survey  results  show  that  only  five  activities  are  used  in  the  virtual 
environment: Quiz, Assignment, Forum, Chat  and Choice. Only Quiz and Assignment exert a 
strong  positive  influence  on  the  performance.  Forums  have  positive  influence,  however 
moderate to weak. Chat and Choice are the activities than have positive and weak influence. 
Resources, through which course materials are available in the environment, shows positive 
influence,  however  moderate.  Research  has  shown  that  most  students  are  disapproved  by 
frequency.  The  first  half  was  of  great  importance  in  the  academic  performance  of  students 
surveyed.  We  expect  this  research  has  social  utility,  serving  as  a  "seed"  for  future 
investigations and to improve the educational field where it occurred.
Keywords: Learning analytics. Distance education. Teacher training. Degree in Mathematics. 
UAB.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CHAVES, JOÃO BOSCO. FORMAÇÃO A DISTÂNCIA DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA PELA UAB/UECE: RELAÇÃO ENTRE INTERAÇÃO E DESEMPENHO À LUZ DA ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1