RESUMO
A analítica da aprendizagem (learning analytics) surge como área de pesquisa em Educação,
cuja aplicação fornece subsídios para a tomada de decisões, tendo como objetivo a melhoria
da aprendizagem de estudantes e dos ambientes em que ela acontece. A Universidade
Estadual do Ceará (UECE), em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil
(UAB), oferece o curso de Licenciatura em Matemática na modalidade de educação a
distância, desde 2009. Esta pesquisa procura responder o seguinte problema: considerando
aspectos da analítica da aprendizagem, qual a relação entre os dados de interação dos
estudantes e seus desempenhos, nos cursos de licenciatura em Matemática na modalidade de
educação a distância da UAB/UECE? Esses dados de interação compreendem a frequência de
acessos a recursos e atividades no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) pelos
estudantes. Como base no problema de pesquisa, foi definido, como objetivo geral, analisar, à
luz da analítica da aprendizagem, a relação entre os dados de interação dos estudantes e seus
desempenhos no curso de licenciatura em Matemática, nas turmas que ingressaram em 2009,
na modalidade de educação a distância da UAB/UECE. Especificou-se esse objetivo nos
seguintes: conhecer a frequência de interação dos estudantes nos recursos e atividades do
AVA durante o curso de licenciatura em Matemática da UAB/UECE; identificar padrões de
comportamento dos dados de interação no AVA, dos licenciandos em Matemática, e sua
relação com o desempenho acadêmico no curso; e propor diretrizes para a aplicação do uso da
analítica da aprendizagem nos cursos de licenciatura em Matemática na modalidade de
educação a distância da UAB/UECE. Na metodologia, adotou-se, como paradigma, o
pragmatismo. Perfilhou-se a proposta de Chatti et al. (2012), restringindo-se à primeira etapa
(coleta e pré-processamento) e à primeira fase da segunda etapa (analítica). Empregou-se a
população, constituída de uma turma de 15 estudantes do polo de Mauriti e uma turma de 15
estudantes do polo de Piquet Carneiro. Essas turmas tiveram início no primeiro semestre de
2009, e término no segundo semestre de 2012. Foram analisadas 31 disciplinas de ambos os
polos, pois eram aquelas que possuíam notas de desempenho dos estudantes que puderam ser
associadas às interações no AVA. O coeficiente de correlação de postos de Spearman foi
utilizado para analisar a relação entre os dados de interação dos estudantes e seus
desempenhos. Os resultados da pesquisa apontam que somente cinco atividades são utilizadas
no ambiente virtual: Questionário, Tarefa, Fórum, Chat e Escolha. Apenas Questionário e
Tarefa exercem influência positiva e forte no desempenho. Os fóruns possuem influência
positiva, todavia, de moderada a fraca. As atividades Chat e Escolha têm influência positiva e
fraca. A visualização dos recursos, por meio dos quais os materiais do curso são
disponibilizados no ambiente, mostra influência positiva, porém moderada. O estudo também
identificou o fato de que a maioria das reprovações acontece por frequência e a importância
que o primeiro semestre tem na trajetória acadêmica dos estudantes investigados. Espera-se
que esta pesquisa tenha utilidade social, servindo como “semente” para futuras investigações
e para o aperfeiçoamento do campo educacional onde ela ocorreu.
Palavras-chave: Analítica da aprendizagem. Educação a distância. Formação de professores.
Licenciatura em Matemática. UAB