Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E UNIVERSIDADE: A EXPERIÊNCIA DO MST NA CONSTRUÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA TERRA NA UECE

Autor(es):
ELEUTERIO, JANA ALENCAR

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
A  presente  pesquisa teve  por objetivo analisar a  relação  universidade  e sociedade, 
com ênfase nos  movimentos sociais do campo, a partir da  experiência  do MST na 
construção  do  Curso  de  Serviço  Social  “da  Terra”  do  PRONERA  na  UECE,  sob  a 
visão dos estudantes  militantes.  Analisamos a construção da proposta do Curso na 
UECE,  com  destaque  para  o  debate  em  torno  da  educação  do  campo  na 
universidade.  Problematizamos  e  delimitamos  o  tema,  apresentando  uma   breve 
caracterização  dos  sujeitos  interlocutores  da  pesquisa  que  compõem  a  turma 
Eldorado  dos  Carajás.  A  pesquisa  bibliográfica  e  a  pesquisa  de  campo  nos 
permitiram adentrar  no lócus desse estudo  tendo um melhor embasamento teórico.
Nos valemos da  metodologia da  pesquisa participativa  e, como instrumento para a 
coleta de dados, foram  utilizados os registros no diário de campo,  os relatórios de 
gestão,  as  entrevistas  semiestruturadas  e,  ainda,  a  análise  das  entrevistas  que 
compõem o banco de dados do grupo de pesquisa  do LAPESS  sobre movimentos 
sociais.  Este  trabalho  tem  como  principais  interlocutores  acerca  da  categoria 
universidade Chauí, Fávero, Mota, Pereira, Hardy, Fachin,  Schuch Jr, Abreu, Bobsin 
e Leão  e, ainda, Leher.  Para a categoria analítica Movimentos Sociais  do  Campo, 
em  nível  brasileiro,  dialogamos  com  Camacho;  Gohn,  Abramides,  Duriguetto, 
Montaño,  Leonilde  de  Medeiros,  Grzybowski,  Martins  e  Ribeiro.  Da  produção 
científica no Ceará, utilizamos as contribuições de: Acioly,  Araújo e Celecina Sales. 
Tratamos, ainda, da  burocracia  como um elemento  próprio do Estado e  presente  na 
dinâmica  universitária,  tendo  Weber  e  Althusser  como  interlocutores.  Demos
destaque  para  a  importância  das  lutas  sociais  no  contexto  brasileiro  e  suas 
contribuições teórico-práticas para a construção de uma experiência de educação do 
campo  na  universidade  pública. A   experiência  do  PRONERA  e  a  análise  de  suas 
mediações  e  dos  elementos  sociohistóricos  presentes  na  experiência  de  uma 
educação  do  campo  caracterizam  a  turma  Eldorado  dos  Carajás  da  UECE  e 
desenham  um  novo  ethos  da  universidade.  Os  resultados  desta  pesquisa  trazem 
evidências  de  que  o  PRONERA  se  constitui  enquanto  programa  formador  de 
militantes  assentados  da  Reforma Agrária  não  apenas  para  qualificá-los  técnico  e 
profissionalmente,  mas  também  para  a  construção  de  uma  consciência  política 
voltada para as necessidades do povo do campo.  Concluímos  que os  profissionais 
educadores  envolvidos  na  construção  do  PRONERA  buscam  legitimar  um  dos 
9
principais objetivos que é o de formar estudantes para a defesa dos direitos do povo 
do campo, diminuindo o abismo social presente na relação campo -cidade. A relação 
entre  os  MSC  e  a  Universidade  possibilita  outras  formas  de  sociabilidade,
demandando a readequação das diretrizes curriculares do Curso de Serviço Social 
para  melhor  apreensão  e  acompanhamento  dos  estudantes  do  PRONERA.  A 
Pedagogia  da  Alternância,  como  diferencial  metodológico  dessa  experiência  na 
universidade, bem como o Tempo Comunidade,  constitui-se  um exercício importante 
para a práxis acadêmica dos professores e estudantes. Identificamos como desafio 
acompanhar  o  estudante/  pesquisador  e  militante  que  divide  seu  tempo  entre  o 
estudo  e  sua  inserção  social  nos  movimentos  sociais  organizados.  Os  resultados 
desta  pesquisa  apontam  elementos  que  desenham  o  jeito  próprio  de  ser  da 
experiência  do SST  na  UECE,  com  seus  limites  e  contradições. Trata-se,  pois,  da 
construção  de  um  projeto  de  sociedade  diferenciado,  que  altere  a  dinâmica  da 
universidade  -  espaço tão seletivo e excludente  durante um período muito longo da 
história  brasileira  –  e  que  seja  capaz  de  construir  um  contraponto  na  educação 
tradicional.  O  nosso  estudo  elucida  os  desafios  de  se  efetivar  um  modelo  de 
educação pautado nos princípios democráticos de uma outra sociabilidade humana 
que não a do capital, trazendo os movimentos sociais para o centro da discussão e 
levantando  reflexões  acerca  do  papel  da  universidade  na  formação  de  sujeitos 
sociais, sua autonomia e práticas emancipatórias.
Palavras-chave:  Universidade.  Movimentos  sociais  do  campo.  Pronera.  Educação 
do Campo. Serviço social da terra.

Abstract:
ABSTRACT
The  present  research  had  the  objective  of  analyzing  the  relationship  between 
university  and  society,  with  emphasis  on  the  social  movements  of  the  countryside, 
based on the experience of the MST in the construction of the "Earth" Social Service 
Course  of  PRONERA  in  the  UECE,  under  the  vision  of  militant  students.  We 
analyzed the construction of the course proposal at the UECE, with emphasis on the 
debate around the field education at the university. We problematize and delimit the 
subject,  presenting  a  brief  characterization  of  the  subjects  that  interlocutor  of  the 
research that compose the group Eldorado dos Carajás. The b ibliographical research 
and  the  field  research  allowed  us  to  enter  the  locus  of  this  study  having  a  better 
theoretical foundation. We used the methodology of participatory research and, as a 
tool  for  data  collection,  we  used  the  records  in  the  field  diary,   the  management 
reports,  the  semi-structured  interviews,  and also  the analysis  of  the  interviews  that 
make up the database of the group of LAPESS research on social movements. This 
work has  as  main  interlocutors about  the university  category  Chauí,  Fávero,  Mota, 
Pereira, Hardy, Fachin, Schuch Jr, Abreu, Bobsin and Leon and also Leher. For the 
analytical  category  Movimentos  Sociais  do  Campo,  at  the  Brazilian  level,  we 
dialogued  with  Camacho;  Gohn,  Abramides,  Duriguetto,  Montaño,  Leonilde  de 
Medeiros, Grzybowski, Martins and Ribeiro. Of the scientific production in Ceará, we 
use  the  contributions  of:  Acioly,  Araújo  and  Celecina  Sales.  We  also  treat 
bureaucracy  as  an  element  of  the  state  and  present  in  university  dynamics,  with 
Weber  and  Althusser  as  interlocutors.  We  emphasized  the  importance  of  social 
struggles in the Brazilian context and their theoretical and practical contributions to 
the  construction  of  a  field  education  experience  in  the  public  university.  The 
experience of PRONERA and the analysis of its  mediations and the sociohistorical 
elements  present  in  the  experience  of  an  education  of  the  field  characterize  the 
Eldorado group of the Carajás of the UECE and draw a new ethos of the university. 
The results of this research provide evidence that PRONERA is a training program 
for agrarian reform settlers not only to qualify them technically and professionally, but 
also  to  build  a  political  awareness  geared  to  the  needs  of  the  rural  people.  We 
conclude that the professional educators involved in the construction of PRONERA 
seek to legitimize one of the main objectives that is to train students to defend the 
11
rights of the people of the countryside, reducing the social chasm present in the field city  relationship.  The  relationship  between  the  MSC  and  the  University  allows  for 
other forms of sociability, demanding the readjustment of the curricular guidelines of 
the  Social  Work  Course  for  better  apprehension  and  follow-up  of  the  PRONERA 
students.  The  Pedagogy  of  Alternation,  as  a  methodological  differential  of   this 
university experience, as well as Community Time, constitutes an important exercise 
for  the  academic  praxis  of  teachers  and  students. We  identified  as  a  challenge  to 
accompany the student / researcher and militant who divides his time between the 
study  and  its  social  insertion  in  organized  social  movements.  The  results  of  this 
research  point  to  elements  that  design  the  proper  way  of  being  of  the  OSH 
experience  in  the  UECE,  with  its  limits  and  contradictions.  It  is  therefore  the 
construction of a project of a differentiated society that changes the dynamics of the 
university  -  a space so selective and exclusive during a very long period of Brazilian 
history  -  and that is capable of building a counterpoint in traditional education. Our 
study elucidates the challenges of implementing a model of education based on the 
democratic  principles of  a  human  sociability  other than  that  of  capital,  bringing  the 
social  movements  to  the  center of  the  discussion  and  raising  reflections  about  the 
role  of  the  university  in  the  formation  of  social  subjects,  their  autonomy  and 
emancipatory practices.
Keywords:  university .  Social  movements  of  the  field.  Pronera.  Field  education.
Social service of the earth

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ELEUTERIO, JANA ALENCAR. MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E UNIVERSIDADE: A EXPERIÊNCIA DO MST NA CONSTRUÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA TERRA NA UECE. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1