RESUMO
A presente pesquisa teve por objetivo analisar a relação universidade e sociedade,
com ênfase nos movimentos sociais do campo, a partir da experiência do MST na
construção do Curso de Serviço Social “da Terra” do PRONERA na UECE, sob a
visão dos estudantes militantes. Analisamos a construção da proposta do Curso na
UECE, com destaque para o debate em torno da educação do campo na
universidade. Problematizamos e delimitamos o tema, apresentando uma breve
caracterização dos sujeitos interlocutores da pesquisa que compõem a turma
Eldorado dos Carajás. A pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo nos
permitiram adentrar no lócus desse estudo tendo um melhor embasamento teórico.
Nos valemos da metodologia da pesquisa participativa e, como instrumento para a
coleta de dados, foram utilizados os registros no diário de campo, os relatórios de
gestão, as entrevistas semiestruturadas e, ainda, a análise das entrevistas que
compõem o banco de dados do grupo de pesquisa do LAPESS sobre movimentos
sociais. Este trabalho tem como principais interlocutores acerca da categoria
universidade Chauí, Fávero, Mota, Pereira, Hardy, Fachin, Schuch Jr, Abreu, Bobsin
e Leão e, ainda, Leher. Para a categoria analítica Movimentos Sociais do Campo,
em nível brasileiro, dialogamos com Camacho; Gohn, Abramides, Duriguetto,
Montaño, Leonilde de Medeiros, Grzybowski, Martins e Ribeiro. Da produção
científica no Ceará, utilizamos as contribuições de: Acioly, Araújo e Celecina Sales.
Tratamos, ainda, da burocracia como um elemento próprio do Estado e presente na
dinâmica universitária, tendo Weber e Althusser como interlocutores. Demos
destaque para a importância das lutas sociais no contexto brasileiro e suas
contribuições teórico-práticas para a construção de uma experiência de educação do
campo na universidade pública. A experiência do PRONERA e a análise de suas
mediações e dos elementos sociohistóricos presentes na experiência de uma
educação do campo caracterizam a turma Eldorado dos Carajás da UECE e
desenham um novo ethos da universidade. Os resultados desta pesquisa trazem
evidências de que o PRONERA se constitui enquanto programa formador de
militantes assentados da Reforma Agrária não apenas para qualificá-los técnico e
profissionalmente, mas também para a construção de uma consciência política
voltada para as necessidades do povo do campo. Concluímos que os profissionais
educadores envolvidos na construção do PRONERA buscam legitimar um dos
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principais objetivos que é o de formar estudantes para a defesa dos direitos do povo
do campo, diminuindo o abismo social presente na relação campo -cidade. A relação
entre os MSC e a Universidade possibilita outras formas de sociabilidade,
demandando a readequação das diretrizes curriculares do Curso de Serviço Social
para melhor apreensão e acompanhamento dos estudantes do PRONERA. A
Pedagogia da Alternância, como diferencial metodológico dessa experiência na
universidade, bem como o Tempo Comunidade, constitui-se um exercício importante
para a práxis acadêmica dos professores e estudantes. Identificamos como desafio
acompanhar o estudante/ pesquisador e militante que divide seu tempo entre o
estudo e sua inserção social nos movimentos sociais organizados. Os resultados
desta pesquisa apontam elementos que desenham o jeito próprio de ser da
experiência do SST na UECE, com seus limites e contradições. Trata-se, pois, da
construção de um projeto de sociedade diferenciado, que altere a dinâmica da
universidade - espaço tão seletivo e excludente durante um período muito longo da
história brasileira – e que seja capaz de construir um contraponto na educação
tradicional. O nosso estudo elucida os desafios de se efetivar um modelo de
educação pautado nos princípios democráticos de uma outra sociabilidade humana
que não a do capital, trazendo os movimentos sociais para o centro da discussão e
levantando reflexões acerca do papel da universidade na formação de sujeitos
sociais, sua autonomia e práticas emancipatórias.
Palavras-chave: Universidade. Movimentos sociais do campo. Pronera. Educação
do Campo. Serviço social da terra.