Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PROJETO RASTRO: SEGUINDO UM PERCURSO ARTÍSTICO NO SERTÃO DO CEARÁ

Autor(es):
BESSA, NICOLE SOUSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Ao identificar as práticas sociais no mundo rural como produções simbólicas que partem de contextos específicos e que têm relação direta com a produção material da vida em sociedade, a sociologia desempenha um papel importante na compreensão do modo como a arte dialoga com o vivido, com o cotidiano, mediando interações sociais. Neste sentido, sob a perspectiva da sociologia da arte, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as transformações simbólicas e sociais provocadas pela expansão da arte urbana nas cidades do sertão cearense. E como objetivos complementares, os seguintes: recuperar o percurso profissional do artista Weaver F., relacionando-o à produção de arte urbana em Fortaleza e, mais especificamente à cena do graffiti; analisar a emergência do projeto RASTRO, os elementos que o integram e os efeitos pretendidos pelo artista no deslocamento da arte pública urbana à cultura rural; reconstituir o caminho feito pelo artista no sertão cearense para compreender a ressignificação da arte pelos habitantes das pequenas cidades, a partir do contato com o artista e suas intervenções. Para tanto, nessa pesquisa assume-se como abordagem metodológica hegemônica a pesquisa qualitativa. Adotou-se ainda, como orientação o método etnográfico para nortear toda a inserção em campo. Bem como articularam-se-outras técnicas como a entrevista semiestruturada. Por fim, com a observação participante foi possível apreender os modos de agir e de pensar dos sujeitos (artista e habitantes), de compreender seus discursos e as relações que constroem no cotidiano, bem como o significado que atribuem às intervenções artísticas nas suas cidades. As possibilidades de formação de identidade social são identificadas nesta pesquisa através das intervenções artísticas nas fachadas das casas pelo artista que se constroem nos momentos de criação das intervenções artísticas, a partir de histórias vivenciadas pelos próprios moradores e narradas ao artista. A representação social resulta da interação social entre o artista e a comunidade. O artista é reconhecido pelos moradores como aquele que vai pintar e embelezar a fachada de suas casas, muitos ficavam contentes com a intervenção, a fim de terem o privilégio de sentirem que suas casas ficaram mais bonitas. É possível compreender que o Projeto RASTRO elaborou-se na perspectiva de garantir a democratização da arte, dando à população sertaneja o acesso ao processo de criação e fruição das formas de arte.
Palavras chave: Arte Urbana. Graffiti. Práticas artísticas. Sociologia rural.

Abstract:
ABSTRACT
To identifying social practices in the rural world as symbolic productions that depart from specific contexts and are directly related to the material production of life in society, sociology plays an important role in understanding how art dialogues with living, social interactions. In this sense, from the perspective of the sociology of art, the present research had as general objective to analyze the symbolic and social transformations provoked by the expansion of urban art in the cities of the sertão of Ceará. And as complementary objectives, the following: to recover the professional path of the artist Weaver F., relating it to the production of urban art in Fortaleza and, more specifically to the graffiti scene; to analyze the emergence of the RASTRO project, the elements that integrate it and the effects intended by the artist in the displacement of urban public art to the interior culture; to reconstitute the path made by the artist in the sertão of Ceará to understand the signification of art by the inhabitants of the small cities, from the contact with the artist and his interventions. For this, in this research is assumed as a hegemonic methodological approach to qualitative research. As an orientation, the ethnographic method was used to guide all insertion in the field. As well as articulated-other techniques such as semi-structured interview. Finally, with the participant observation, it was possible to understand the ways of acting and thinking of the subjects (artist and inhabitants), to understand their discourses and the relationships they construct in everyday life, as well as the meaning they attribute to the artistic interventions in their cities. The possibilities of formation of social identity are identified in this research through the artistic interventions in the façades of the houses by the artist that are built in the moments of creation of the artistic interventions, from stories lived by the residents themselves and narrated to the artist. Social representation results from the social interaction between the artist and the community. The artist is recognized by the residents as the one who will paint and beautify the facade of their homes, many were happy with the intervention, in order to have the privilege of feeling that their homes were more beautiful. It is possible to understand that the Project RASTRO was elaborated with the perspective of guaranteeing the democratization of the art, giving to the sertaneja population the access to the process of creation and fruition of the art forms.
Key words: Urban art. Graffiti. Artistic practices. Rural sociology

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BESSA, NICOLE SOUSA. PROJETO RASTRO: SEGUINDO UM PERCURSO ARTÍSTICO NO SERTÃO DO CEARÁ. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1