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Repositório Institucional - UECE
Título:
O NOVO MAIS EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA

Autor(es):
SILVA, GLAUCIA MARIA PINHEIRO DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
RESUMO
O objetivo dessa dissertação é analisar como o Programa Novo Mais Educação, foi apropriado
e utilizado a partir de uma escola da rede pública municipal de ensino de Fortaleza, por meio
da concepcão da educação, contida em sua proposta; e dos resultados alcançados pela escola,
através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O desenvolvimento deste
trabalho dissertativo, deu-se através do aporte teórico de diversos autores como Gadotti, Paro,
Libâneo, Freire e outros; como da análise do material institucional sob forma de leis, decretos,
portarias, editais que subsidiaram esta pesquisa, na análise do contexto da implementação
dessa política pública da educação no Brasil, e especificamente em Fortaleza. O recorte
temporal considerou os anos compreendidos entre 2007 a 2016, nos governos Lula e Dilma
Roussef e o ano de 2017, quando se deu a reformulação do programa para Novo Mais
Educação (PNME), considerando o contexto histórico-social, político e econômico em que foi
implantado. O estudo contemplou dois níveis de análise: a primeira diz respeito ao programa
Mais Educação como indutor de uma política pública de tempo integral, e o segundo ao Novo
Mais Educação e sua proposta baseada no déficit de ensino em língua portuguesa e
matemática, que visa atingir ou até superar continuamente as metas do IDEB. A questão da
qualidade da educação foi abordada, explicitando a dependência da política educacional aos
organismos internacionais, que controlam os recursos destinados aos programas e projetos
executados; a lógica do capital, nos termos da política neoliberal. Essa pesquisa segue uma
abordagem qualitativa, com visita in loco para a realização de entrevistas com a gestão,
coordenador pedagógico, supervisor ou orientador educacional, professores, pais, estudantes,
e um profissional da SME que acompanha o Programa; na coleta de dados confrontamos as
concepções acerca do (PNME), de cada ator social entrevistado. Em nível de rede municipal o
Programa se propõe a contribuir com o aumento da permanência do aluno na escola; melhorar
a aprendizagem dos alunos juntamente com os índices do IDEB. O resultado da pesquisa de
campo apontou para o fortalecimento das discussões em torno do Programa e da necessidade
de ampliação da atuação da escola junto a comunidade; e os entrevistados consideram o
programa como uma alternativa à formação integral do ser humano.
Palavras-chave: Política Pública. Política Educacional. Escola em tempo integral.
Qualidade da educação.

Abstract:
ABSTRACT
The objective of this dissertation is to analyze how the New More Education program
was appropriated and used, from a school of the municipal public school of Fortaleza,
through the conceptions of full time education and integral education, contained in its
proposal; and the results achieved by the school, through the index of development of
basic education (IDEB). The development of this dissertative work was through the
theoretical contribution of several authors such as Gadotti, Paro, Libâneo, Freire and
others; as well as the analysis of the institutional material in the form of Laws, Decrees,
Ordinances, Discourses that subsidized this research, in the analysis of the context of
the implementation of this public education policy in Brazil, and specifically in
Fortaleza. The time cut included the years between (2007 and 2016), the Lula and
Dilma Roussef government, and the year (2017), when the program for New More
Education (PNME) will be reformulated, considering the historical-social context,
political and economic context in which it was implemented.The study contemplated
two levels of analysis: the first relates to the More Education program as an inducer of
a full-time public policy, and the second to New More Education and its proposal based
on the deficit of Portuguese language and mathematics teaching that aims to achieve,
or even to continually exceed the goals of the IDEB. The issue of the quality of
education was addressed by explaining the dependence of educational policy on
international organizations, which control the resources allocated to programs and
projects executed, the logic of capital in terms of neoliberal politics. Exploratory in
nature, this research followed a qualitative approach, with a view to conducting
interviews with the social actors that make up the school: management, pedagogical
coordinator, supervisor or educational supervisor, teachers, parents and students, and
an SME professional which accompanies the program; in the data collection we
confront the conceptions about the (PNME) of each social actor interviewed. At the
municipal network level, the program aims to contribute to increase the permanence
of the student in school, improve the trapping of students along with the IDEB indexes.
the results of the field research pointed to the strengthening of the discussions about
the program and the need to expand the school's activities with the community; and
the interviewees consider the program as an alternative to the integral formation of the
human being.
Keywords: Public Policy. Educational Policy. Full-time school. Quality of education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, GLAUCIA MARIA PINHEIRO DA. O NOVO MAIS EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA. 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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