Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
HISTÓRIA E IDENTIDADE DA ESCOLARIZAÇÃO COMPULSÓRIA: ALTERNATIVAS AO MODELO ESCOLACÊNTRICO

Autor(es):
LIMA, CARLOS HENRIQUE DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
A instituição da educação escolar compulsória configura-se desde seu surgimento como uma estratégia de doutrinação e controle. A semelhança histórica das estratégias de controle dos sistemas nacionais de ensino com aquelas utilizadas pela religião e pelas ideologias políticas autoritárias é analisada. O surgimento do sistema escolar obrigatório no Estado Absolutista e Despótico da Prússia, suas características e finalidades, bem como sua propagação pelos demais países europeus é apresentada sobre uma perspectiva histórica. Uma visão crítica da democracia contemporânea com o objetivo de analisar a escolarização obrigatória, sob o contexto político atual é apresentada de forma a evidenciar um forte lastro da identidade estatal autoritária. O Estado foi identificado como um ente que trata as crianças como sujeitos pertencentes ao poder público, as quais, desta forma, deveriam ser protegidas dos pais e famílias. Assim, com tais objetivos, a escola se estabeleceu como uma instituição para moldar cidadãos complacentes à ordem social estabelecida pelo poder estatal, onde a aprendizagem tornou-se uma área banalizada em prol de uma formação comportamental pré-concebida. Através de pesquisa bibliográfica, com uma perspectiva liberal, vários autores questionam a legitimidade da escolarização estatal obrigatória e sua regulamentação às demais instituições educativas, apresentam propostas ao modelo escolacêntrico e respondem críticas feitas às iniciativas de uma educação livre. Concluiu-se que a instituição escolar sofre uma grave crise, pois se encontra atrelada ao controle estatal e à sua identidade autoritária. É necessário, portanto, uma legislação que flexibilize a regulamentação estatal e que conceba legalmente outros modelos educacionais.
Palavras-chave: Escolarização compulsória. Aprendizagem. Educação livre.

Abstract:
ABSTRACT
The institution of compulsory school education has been since its inception as a strategy of indoctrination and control. The historical similarity of the strategies of control of the national systems of education with those used by religion and authoritarian political ideologies is analyzed. The emergence of the compulsory school system in Prussia's Absolutist and Despotic State, its characteristics and purposes, as well as its propagation by other European countries is presented from a historical perspective. A critical view of contemporary democracy with the objective of analyzing compulsory schooling under the current political context is presented in order to show a strong bearing of the authoritarian state identity. The State has been identified as an entity that treats children as subjects belonging to the public power, which, in this way, should be protected from parents and families. Thus, to such ends, the school has established itself as an institution to mold citizens complacent to the social order established by state power, where learning has become a trivialized area for preconceived behavioral training. Through bibliographical research, with a liberal perspective, several authors question the legitimacy of compulsory state schooling and its regulation to other educational institutions, present proposals to the school model and respond to criticisms of free education initiatives. It was concluded that the school institution suffers a serious crisis, because it is tied to state control and its authoritarian identity. Legislation is therefore needed to make state regulation more flexible and to legally design other educational models.
Keywords: Compulsoryschooling. Learning. FreeEducation

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
LIMA, CARLOS HENRIQUE DE. HISTÓRIA E IDENTIDADE DA ESCOLARIZAÇÃO COMPULSÓRIA: ALTERNATIVAS AO MODELO ESCOLACÊNTRICO. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2017) – Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 24 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1