Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA: EFICÁCIA DE UM PROGRAMA DE ENFRENTAMENTO AO BULLYING ESCOLAR

Autor(es):
AMÂNCIO, GABRIELA PIRES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
No Brasil, grande parte dos trabalhos científicos envolvendo bullying são para teorizar sobre o fenômeno, há poucos estudos interventivos com intuito de diminuir o problema. O objetivo desse estudo foi avaliar a eficácia de uma intervenção de enfrentamento ao bullying escolar, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais. Participaram 52 alunos, sendo 27 de turma Experimental (E), a qual participou da intervenção e 25 da turma Controle (C), sem intervenção. Esta envolveu 12 encontros, realizados duas vezes por semana com uma turma de 5º ano de uma escola pública de Fortaleza – CE. Cada encontro teve duração de 60 minutos e foi aplicado em horário de aula, na presença da professora. Os encontros consistiam em atividades lúdicas (dinâmicas e brincadeiras) para ensinar habilidades sociais, o conceito do bullying, como o fenômeno pode ser identificado e como enfrentar tais situações de forma pacífica. Foram realizados também seis recreios diferentes para grupos de alunos que tivessem emitido uma quantidade mínima de comportamentos adequados (levantar a mão antes de falar e pedir permissão para levantar) e uma quantidade máxima de inadequados (conversar durante a explicação em sala de aula, gritar). Foram aplicados instrumentos antes e após a intervenção, comparando-se escores no Inventário de Violência Escolar (IVE), Escala de Bullying Escolar (EAB) e do Teste de Habilidades Sociais para crianças e adolescentes em situação escolar (THAS-C). Apesar de não terem sido notadas diferenças significativas, percebeu-se que as atividades foram bem aceitas pelos alunos, professor e gestão escolar, tendo existido as condições mínimas necessárias para sua realização. O estudo apresenta algumas limitações tais como: (a) tamanho da amostra reduzida, (b) a intervenção de forma geral foi mais destinada a autores; (c) foram utilizados somente escalas de auto relato para medir comportamentos violentos e de bullying, sendo importante incluir medidas com outros informantes e observacionais. São necessários aprimoramentos na intervenção, como o aumento na quantidade de encontros e a inclusão de mais encontros sobre a importância das testemunhas de bullying agirem para evitar o fenômeno.
Palavras-chave: Violência. Bullying. Estudo de Intervenção.

Abstract:
ABSTRACT
Most of the Brazilian scientific papers on bullying mean to theorize this phenomenum, there are a few studies to make interventions and decrease this problem. The aims of this paper were to evaluate the efficiency of an intervention against school bullying and to teach social skills. 52 students participated in this study: 27 in the experimental group (E), who took part in the intervention, and 25 in the control group (C), without intervention. There were the total of 12 meetings, held twice a week with a 5th grade team of a Public Elementary School in Fortaleza - CE. Each meeting lasted about 60 minutes and happened at the class time with the teacher in the room. Ludic activities (dynamic tasks and games) were applied in the meetings in order to teach social abilities, the bullying concept, how this phenomenum can be identified and how to confront these situations peacefully. Six different breaks between classes were given to students who had a minimum quantity of adequate behavior (such as raising hand before speaking, asking permission to stand up etc) and a maximum quantity of inadequate behavior (such as talking to other classmates during class, screaming etc). Some instruments were applied before and after the intervention, comparing scores in the School Violence Inventoire (SVI), School Bullying Scale (SBS) and the Social Ability Tests for children and teenagers in school situations. There were no significant differences in the E-team, but it was noticed the activitites were well accepted by the students, teachers and school coordinators, having demanded the necessary conditions for its accomplishment. The study has some limitations, such as (a) reduced power to notice differences, due to the small size of the sample, (b) in a general way, the intervention was more addressed to the authors, (c) self report scales were the ones used to measure violent bullying behaviors, and it was also important to include measures with other information and observation. Improvements for the interventions are necessary, as the increase of the amount of meetings and the inclusion of more meetings about the importance of the bullying witnesses to act in order to avoid the phenomenum.
Keywords: School Violence. Bullying. Intervention.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
AMÂNCIO, GABRIELA PIRES. PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA: EFICÁCIA DE UM PROGRAMA DE ENFRENTAMENTO AO BULLYING ESCOLAR. 2017. 71 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1