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Repositório Institucional - UECE
Título:
AS CAUSAS DO CONSUMO POR IMPULSO EM INDIVÍDUOS DE BAIXA RENDA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Autor(es):
PORTELA, MAYARA SOARES OLIVEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
O consumo por impulso é um fenômeno complexo e que apesar de ser estudado desde 1950 ainda há muito que se investigar sobre esse tema. Após a democratização do consumo devido à estabilização da economia, a população de baixa renda passou a ter um poder de compra significativo permitindo o acesso desses consumidores no mercado. Devido à elevada capacidade de consumo da população de baixa renda, saber como esses consumidores se comportam tornou-se relevante tanto para o mercado quanto para a academia. Nesse contexto surge o interesse desse trabalho em saber quais as causas que levam os indivíduos de baixa renda a consumirem por impulso. Diante disto, o objetivo desse trabalho foi identificar as causas que levam os consumidores de baixa renda no município de Fortaleza a consumirem por impulso. Para isso, inicialmente, buscamos identificar qual a representação social que o consumidor de baixa renda tem sobre o consumo por impulso, considerando que o comportamento dos indivíduos e das coletividades é baseado nas suas representações sociais. Em seguida, detectar os fatores que influenciam o consumo por impulso desses consumidores e depois examinar como esses fatores atuam em relação ao gênero, à idade e à classificação de nível socioeconômico da ESOMAR. Quanto à metodologia foram realizadas pesquisas de orientação tanto qualitativas como quantitativas. Para a análise dos dados qualitativos, com o objetivo de identificar a representação social dos consumidores de baixa renda sobre o consumo por impulso, utilizou-se o método da Evocação Livre de Palavras. Como alicerces da representação social, foram encontradas as seguintes expressões denominadas: Descontrole/exagero; Dívidas; e Sem Pensar/Não Planejado. Em relação aos procedimentos da pesquisa quantitativa, foi elaborado um questionário fundamentado nos resultados da fase qualitativa e em seguida aplicado novamente em terminais de ônibus com o intuito de identificar as causas do consumo por impulso nos indivíduos de baixa renda. Responderam ao questionário 304 consumidores. Os dados foram examinados por meio da Análise Fatorial e verificaram-se três fatores que influenciam o consumo por impulso na baixa renda, os quais foram denominados de Influências Externas, Não Planejamento e Itens de Consumo. Em seguida, mediante a Análise de Variância (ANOVA), observou-se que as mulheres são mais suscetíveis aos elementos extrínsecos como, por exemplo, as estratégias de marketing, a mídia, as amizades e o ambiente do que os homens, e que não há diferenças em relação à idade e aos níveis socioeconômicos da ESOMAR. No que concerne ao fator Não Planejamento, tanto os homens quanto as mulheres acreditam que o fato do consumidor não planejar as alternativas de compra são causas do consumo por impulso. Da mesma forma, não
há diferenças na opinião dos grupos em relação à idade e às categorias socioeconômicas da ESOMAR sobre o fator Não Planejamento ser causa do consumo por impulso. Finalmente, ao considerar o fator Itens de consumo, observa-se que, dentre os consumidores de baixa renda entrevistados, as mulheres acreditam mais do que os homens que determinados itens de consumo relacionados à moda e beleza são incentivadores do consumo por impulso.
Palavras-chave: Consumo por impulso. Baixa renda. Teoria da Representação Social. Análise Fatorial. ANOVA.

Abstract:
ABSTRACT
Impulse consumption is a complex phenomenon and although it has been studied since 1950 there is still much to investigate on this subject. After the democratization of consumption due to the stabilization of the economy, the low-income population started to have a significant purchasing power allowing these consumers access to the market. Due to the high consumption capacity of the low-income population, knowing how these consumers behave has become relevant to both the market and academia. In this context, the interest of this work arises in knowing the causes that lead low-income individuals to consume on impulse. In view of this, the objective of this work was to identify the causes that lead low-income consumers in the city of Fortaleza to consume on impulse. For this, initially, we seek to identify which social representation the low-income consumer has on impulse consumption, considering that the behavior of individuals and collectivities is based on their social representations. Then, to detect the factors that influence the impulse consumption of these consumers and then to examine how these factors act in relation to the gender, age and socioeconomic level classification of ESOMAR. Regarding the methodology, both qualitative and quantitative orientation studies were carried out. For the analysis of qualitative data, with the objective of identifying the social representation of low income consumers on impulse consumption, the Free Word Evocation method was used. As foundations of social representation, the following expressions were denominated: Uncontrol/exaggeration; Debts; And Without Thinking / Not Planned. In relation to quantitative research procedures, a questionnaire based on the results of the qualitative phase was elaborated and then applied again in bus terminals with the purpose of identifying the causes of impulse consumption in low-income individuals. 304 respondents answered the questionnaire. The data were examined through Factor Analysis and three factors influencing the impulse consumption in the low income were denominated External Influences, Non Planning and Consumer Items. Then, through Analysis of Variance (ANOVA), it was observed that women are more susceptible to extrinsic elements, such as marketing strategies, media, friendships and the environment than men, and that they do not There are differences in relation to age and socioeconomic levels of ESOMAR.
Regarding the Non-Planning factor, both men and women believe that the fact that consumers do not plan purchase alternatives are causes of impulse consumption. Likewise, there are no differences in the opinion of the groups regarding ESOMAR's age and socioeconomic categories on the Non-Planning factor being the cause of impulse consumption. Finally, when
considering the Consumer Items factor, it is observed that, among the low-income consumers interviewed, women believe more than men that certain consumer items related to fashion and beauty are impulse-boosting consumers.
Keywords: Impulse consumption. Low-income. Theory of Social Representation. Factor analysis. ANOVA.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PORTELA, MAYARA SOARES OLIVEIRA. AS CAUSAS DO CONSUMO POR IMPULSO EM INDIVÍDUOS DE BAIXA RENDA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. 2017. 69 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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