Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO ESTÉTICA EM ARTES VISUAIS: UMA ABORDAGEM A/R/TOGRÁFICA SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL

Autor(es):
GONÇALVES, MAIRA GUTIERRES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Esta pesquisa tem como foco principal, compreender processos de formação do artista-professor-pesquisador, tendo se efetivado através da promoção de uma formação, que envolveu processos reflexivos e práticas de educação estética. Como elemento de mediação utilizou-se o Patrimônio Cultural, partindo-se da ressignificação de imagens. Buscou-se na bricolagem a orientação para a adoção de diferentes aportes metodológicos de pesquisa tais como: pesquisa- ação, pesquisa–formação e A/r/tografia, sempre na direção de possibilidades de desenvolvimento de práticas colaborativas de aprendizagens no campo do ensino das Artes Visuais. Portanto, trata-se de uma abordagem multirreferencial. A partir do conceito de formação estética, procurou-se compreender a dimensão da experiência contida na ação, e a necessária evocação da experiência na sociedade contemporânea estabelecendo relações estéticas no campo da imagem. Como Colaboradores da pesquisa, elegeu-se alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Os dados foram produzidos a partir das atividades do curso de formação estética; “Uma abordagem Imagética sobre o Patrimônio Cultural: Possibilidades para o ensino de Artes Visuais”. Como principais achados, da investigação destacam-se a verificação do potencial das imagens enquanto agentes de educação; o papel do professor enquanto mediador de conteúdos partindo do contexto social do aluno; a imagem enquanto mediadora entre Patrimônio Cultural e espectador; dicotomia na formação do artista e do professor; pontua-se também que o Patrimônio Cultural pode ser visto sob diferentes perspectivas, artística, religiosa, histórica, estética, politica, social, gastronômica, moral, etc.; constatou-se que o Patrimônio Cultural está na singularidade (quem somos, onde habitamos) assim como pode revelar aspectos negativos, visto que o Patrimônio Cultural também revela desigualdades históricas e sociais advindas das relações culturais. Tais achados aproximam a compreensão da formação de professores na perspectiva de uma educação estética, elucidando possibilidades para o ensino de Artes Visuais mediados por processos de apropriação e ressignificação de imagens.
Palavras-chave: Educação estética. Imagem. Patrimônio Cultural. Formação de Professores de Artes Visuais.

Abstract:
ABSTRACT
This research has, as primary focus, to comprehend the artist-professor- researcher’s formation processes, achieved through the promotion and training which involved reflective processes and aesthetic education practices. The Cultural Patrimony was used as an element of mediation, departing from the signification of image. The research was bricollage oriented to the adoption of different methodological contributions of research such as: action research, research-training and A / r / tography., Always in the direction of development possibilities of collaborative practices of learning in the Visual Arts teaching field. Therefore, it is a multireferential approach. From the concept of aesthetic formation, we sought to understand the dimension of the experience contained in the action, and the necessary evocation of experience in contemporary society establishing aesthetic relations in the field of image. As collaborators of the research, were selected students of Visual Arts Degree of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará - IFCE. The data were produced from the training course activities "An Imaginary Approach on Cultural Heritage: Possibilities for Teaching Visual Arts". As main findings, the investigation highlights the verification of the potential of images as agents of education; The role of the teacher as mediator of contents starting from the social context of the student; The image as mediator between Cultural Heritage and spectator; Dichotomy in the formation of the artist and the teacher; It is also noted that Cultural Heritage can be viewed from different perspectives, artistic, religious, historical, aesthetic, political, social, gastronomic, moral, etc .; It was verified that the Cultural Patrimony is in the singularity (who we are, where we live) as well as it can reveal negative aspects, since Cultural Patrimony also reveals historical and social inequalities arising from cultural relations. These findings approximate the understanding of teacher training in the perspective of an aesthetic education, elucidating possibilities for the teaching of Visual Arts mediated by processes of appropriation and re-signification of images.
Keywords: Aesthetic Education. Image. Cultural Heritage. Teacher Formation of Visual Arts..

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
GONÇALVES, MAIRA GUTIERRES. FORMAÇÃO ESTÉTICA EM ARTES VISUAIS: UMA ABORDAGEM A/R/TOGRÁFICA SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1