Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CULTURA CORPORAL E FORMAÇÃO DE PROFESSOR NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFC

Autor(es):
PEREIRA, CARLOS ALEXANDRE HOLANDA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
O presente estudo aborda a formação do Professor de Educação Física, no tocante às suas necessidades para lidar com as questões relativas à Cultura Corporal veiculada no currículo do Curso de Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC). O interesse da pesquisa surgiu a partir da grande pergunta: como as concepções e práticas relativas ao desenvolvimento da Cultura Corporal se fazem presentes no Currículo do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Ceará? Diante disso, foram delineados como objetivos da investigação em pauta: Analisar as relações estabelecidas entre as concepções e as práticas relativas ao desenvolvimento da Cultura Corporal no Currículo do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Ceará para a formação dos seus alunos; identificar os significados atribuídos à cultura corporal na história da Educação Física, como ciência que envolve corpo e movimento; investigar a Cultura Corporal presente na estrutura curricular do Curso de Educação Física da UFC, assim como sua repercussão na formação dos seus alunos; verificar como as concepções de Cultura Corporal interferem na prática pedagógica dos estudantes e professores do Curso de Educação Física da UFC. Para apreensão das evidências empíricas, foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa de caráter exploratório (BOGDAN; BIKLEN,1994 e GIL, 2009). Os mecanismos de coleta de dados foram compostos de questionários, aplicados com cinco professores do referido curso. O referencial teórico dialogou com autores como Daolio (2013); Darido; Rangel (2005); Neira (2006); Gramorelli (2014); Nunes (2006); Soares (1992); Cuche (2002); no que diz respeito ao currículo foram utilizados como referência Silva (2000); Hall (2006); Arroyo (2011); Sacristán (2000); com relação às reflexões sobre formação de professores foram utilizados estudos de Therrien (2005); Lima (2002); Veiga (2007); Pimenta (2008); Imbernón (2010); Charlot (2013) e Anastasiou (2002). O estudo evidenciou o valor de se adotar uma Cultura Corporal que levasse em conta seu aspecto formativo, considerando a individualidade do aluno, suas experiências, com critérios flexibilizados, rompendo-se com toda e qualquer forma de apreciações equalizantes.
Palavras-chave: Formação de professor. Educação física. Currículo. Cultura corporal.

Abstract:
ABSTRACT
The present study deals with the formation of the Physical Education Teacher, regarding their needs to deal with the issues related to Body Culture conveyed in the curriculum of the Licentiate Course of the Federal University of Ceará (UFC). The interest of the research arose from the great question: how the conceptions and practices related to the development of the Body Culture are present in the Curriculum of the Degree in Physical Education of the Federal University of Ceará? Therefore, the objectives of this research were: To analyze the relationships established between the conceptions and practices related to the development of Body Culture in the Curriculum of the Licentiate Course in Physical Education of the Federal University of Ceará for the training of its students; To identify the meanings attributed to body culture in the history of physical education as a science involving body and movement; To investigate the Body Culture present in the curricular structure of the Physical Education Course of the UFC, as well as its repercussion in the training of its students; To verify how the conceptions of Corporal Culture interfere in the pedagogical practice of the students and professors of the Physical Education Course of the UFC. For the apprehension of empirical evidence, a qualitative exploratory research approach was used (BOGDAN; BIKLEN, 1994 and GIL, 2009). The data collection mechanisms were composed of questionnaires, applied with five teachers of this course. The theoretical reference dialogues with authors such as Daolio (2013); Darido; Rangel (2005); Neira (2006); Gramorelli (2014); Nunes (2006); Soares (1992); Cuche (2002); In relation to the curriculum were used as reference Silva (2000); Hall (2006); Arroyo (2011); Sacristán (2000); With respect to reflections on teacher training, studies were used by Therrien (2005); Lima (2002); Veiga (2007); Pimenta (2008); Imbernón (2010); Charlot (2013) and Anastasiou (2002). The study evidenced the value of adopting a Body Culture that took into account its formative aspect, considering the individuality of the student, his experiences, with flexible criteria, breaking with any and all form of equalizing evaluations.
Keywords: Teacher Training. Phisical education. Curriculum. Body Culture.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PEREIRA, CARLOS ALEXANDRE HOLANDA. CULTURA CORPORAL E FORMAÇÃO DE PROFESSOR NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFC. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1