Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
RELAÇÃO ENTRE SÍNDROME DE BURNOUT E RESILIÊNCIA NA ATIVIDADE DOCENTE SUPERIOR

Autor(es):
SOUSA, JULIANA CARVALHO DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Atualmente, os ambientes laborais passam a oferecer variáveis estressoras que podem
acarretar doenças físicas e mentais, dentre elas a Síndrome de Burnout (SB). A fim de evitar
ou mitigar os efeitos da SB, alguns estudiosos têm pesquisado sobre o fenômeno da
resiliência humana, buscando compreendê-lo com um estado mental que pode auxiliar a
ciência nesse propósito. Com base nisso, a pesquisa tem como objetivo identificar, a partir da
estrutura teórica construída e da análise da realidade empírica da instituição de ensino
superior (IES) estudada, se existe correlação significativa entre síndrome de burnout e
resiliência humana. A metodologia utilizada tem caráter quantitativo, de tipologia descritiva e
explicativa. A pesquisa foi operacionalizada com professores alocados em todos os campi da
Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi utilizado um questionário composto por três
módulos: o primeiro com dados de caracterização do respondente; o segundo com a escala
MBI-ED (Maslach Burnout Inventory “Educators Survey-Es”); e o último módulo com a
escala de resiliência humana, de Wagnild e Young, traduzida e adaptada por Pesce (2005) e
validada por Bacchi e Pinheiro (2011). Para análise dos dados, foram utilizadas as seguintes
técnicas: análise descritiva, análise fatorial, regressão linear, ANOVA, correlação canônica e
análise de equações estruturais. Acerca dos resultados da pesquisa, os achados indicaram que
apenas 6% da amostra possuem alta tendência para desenvolvimento da SB e 49% dos
respondentes apresentaram altos níveis de resiliência. No que diz respeito à correlação entre o
grau de síndrome de burnout e a resiliência humana os resultados mostraram que as
proporções de variância explicada indicam que a relação entre burnout e resiliência é fraca,
apresentando baixo poder de explicação, não sendo indicado usar os construtos de uma escala
como preditores dos construtos da outra. Ao realizar o teste da modelagem de equações
estruturais, os resultados indicaram que a autossuficiência atuou de forma a majorar a baixa
realização profissional e a minorar a exaustão emocional. Quanto à dimensão sentido de vida
da escala de resiliência, observou-se que a atuação deste como preditor da síndrome de
burnout, minorando os níveis de exaustão emocional e despersonalização. No que diz respeito
à dimensão equanimidade, observou-se que a atuação deste foi considerada significativa
apenas com a dimensão baixa realização profissional, majorando-a. No que se referem às
estimativas dos parâmetros que avaliam a atuação da singularidade existencial, todas as
correlações foram consideradas não significativas ao nível de significância de 5%, devendo,
portanto, ser excluídas do modelo. Por fim, a dimensão perseverança apresentou significância
apenas para prever a baixa realização profissional com sinal positivo. No que tange as
dimensões da SB, a despersonalização minora todas as dimensões que compõe a resiliência; a
exaustão emocional majora os níveis de: autossuficiência, sentido de vida, equanimidade e
perseverança; e a baixa realização profissional apresentou resultados majorando todas as
dimensões referentes à resiliência humana.
Palavras-chave: Síndrome de burnout. Resiliência. Docência.

Abstract:
ABSTRACT
Nowadays, the work environments begin to offer stress variables that can lead to physical and
mental illnesses, among them a Burnout Syndrome (SB). In order to avoid or mitigate the
effects of SB, some scholars have been researching on the phenomenon of human resilience,
seeking to understand it with a state of mind that can aid a science in that purpose. Based on
this, a research aims to investigate, from the theoretical structure built and the empirical
reality analysis of the institution of higher education (HEI) studied, there is a significant
correlation between burnout syndrome and human resilience. The methodology used for
quantitative character, descriptive and explanatory typology. The research was
operationalized with teachers in all fields of the State University of Ceará (UECE). A
questionnaire composed of three modules was used: the first one with data of characterization
of the respondent; The second with a scale MBI-ED (Maslach Burnout Inventory "Educators
Survey-Es"); And the last module with human resilience scale, Wagnild and Young,
translated and adapted by Pesce (2005) and validated by Bacchi and Pinheiro (2011). For data
analysis, descriptive analysis, fatorial analysis, linear regression, ANOVA, canonical
correlation and analysis of structural equations. Regarding the results of the research, the
findings indicated that only 6% of the sample tends to be a high tendency for SB development
and 49% of the respondents presented high levels of resilience. Regarding the correlation
between the degree of burnout syndrome and human resilience, the results showed that the
proportions of explained variance indicate that a relationship between burnout and resilience
is weak, presenting low power of explanation, and it is not indicated to use the constructors of
a Scale as predictors of constructors of the other In performing the structural equation
modeling test, the results indicate that self-sufficiency is of great importance for a
professional performance and a minor one for emotional exhaustion. Regarding the dimension
of the life concept of the resilience scale, it is observed that an action like this predictor of the
burnout syndrome, reducing the levels of emotional exhaustion and depersonalization. With
regard to the dimension equanimity, observing that the performance in this concept is only
with a low dimension professional achievement, enhancing it. Regarding the estimates of the
parameters that evaluate an update of the existential singularity, all correlations were
considered not significant at the significance level of 5%, and should therefore be excluded
from the model. Finally, the perseverance dimension presented significantly to predict a low
professional achievement with a positive sign. Regarding dimensions of SB, a
depersonalization minimizes all as dimensions that make up resilience; emotional exhaustion
enhances levels of: self-sufficiency, sense of life, equanimity, and perseverance; and a low
professional accomplishment presented results increasing all the dimensions referring to the
human resilience.
Keywords: Burnout syndrome. Resilience. Teaching.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUSA, JULIANA CARVALHO DE. RELAÇÃO ENTRE SÍNDROME DE BURNOUT E RESILIÊNCIA NA ATIVIDADE DOCENTE SUPERIOR. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1