Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PROFESSORES QUE ENSINAM COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO

Autor(es):
LIMA, LIDIANE SOUSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
O estudo discute questões que envolvem o ensino com pesquisa na educação básica,
precisamente na escola de ensino médio. Com as descobertas decorrentes desta investigação
pretendemos alimentar as reflexões e debates sobre a importância da pesquisa como pilastra
de uma formação que rompe com o reprodutivismo, com a racionalidade técnica. Embasados
por essa compreensão, questionamos: Quais as experiências e/ou formação em pesquisa têm
os professores da educação básica? Como essas experiências contribuem para a sua atuação
docente? Que aprendizagens e como os professores percebem nos alunos que vivenciam o
processo de ensino-aprendizagem a partir da pesquisa? Quais as principais dificuldades
encontradas para integrar ensino e pesquisa no contexto escolar? A partir desses
questionamentos formulamos nosso objetivo geral de analisar as contribuições das atividades
de pesquisas realizadas no contexto da escola para aprendizagem dos alunos do ensino médio.
Para alcançar esse objetivo, elaboramos alguns objetivos específicos: conhecer as
experiências e/ou formação em pesquisa que têm os professores do ensino médio; analisar
como as experiências com pesquisa contribuem para a sua atuação docente; compreender
como os professores percebem as aprendizagens dos alunos que vivenciam a pesquisa na
escola; identificar e refletir sobre as principais dificuldades encontradas para integrar ensino e
pesquisa no contexto escolar. Utilizamos como método o Estudo de Caso, tendo como suporte
para a coleta de dados a aplicação de questionário e entrevista. Nosso campo de pesquisa
foram duas escolas do ensino médio cearense, localizadas nos munícipios de Fortaleza e
Maracanaú. Os sujeitos foram sete professores que lecionam nas respectivas escolas. Nos
achados identificamos que os professores que tiveram ou estão tendo algum tipo de
participação em pesquisa. Foram unânimes em reconhecer que tenham participado e
desenvolvido pesquisas dentro da escola em que atuam, seja em projeto próprios da escola,
como os seminário e feiras, em pesquisas articulada com a universidade ou em seus projetos
autorais. Na maioria é possível aquilatar que a participação em pesquisa contribuiu para
melhorar sua prática profissional, despertando o interesse pela docência, ampliando os
conhecimentos e habilidades necessárias à atividade de ensinar e refletir sobre a prática.
Identificamos como desafios o tempo letivo, a organização curricular, a relação com os
alunos, além de aspectos estruturais e matérias. Destacamos ainda a percepção dos
professores de que essas ações são potencializadoras da aprendizagem discentes em atitudes
procedimentais e cognitivas, principalmente porque o trabalho com pesquisa confere
significado às práticas escolares e promove a aprendizagem. Identificamos, que a pesquisa
8
contribui para o desenvolvimento de uma atitude crítica e curiosa na análise do mundo e das
relações sociais.
Palavras-chave: Pesquisa. Ensino. Aprendizagem. Ensino médio.

Abstract:
ABSTRACT
This study discusses issues involving teaching with research in basic education, precisely in
high school. With the discoveries resuting from this research we intend to feed the reflections
and debates about the importance of research as a pillar of a formation that breaks with the
reproducibility, with the technical rationality. Embedded by this understanding, we ask: What
experiences and / or research training do teachers have in basic education? How do these
experiences contribute to their teaching performance? What learning and how do teachers
perceive in students who experience the teaching-learning process from the research? What
are the main difficulties found in integrating teaching and research in the school context?
Based on these questions, we formulated our general objective which is analyzing the
contributions of research activities carried out in the context of the school due to promote the
learning of high school students. To achieve this goal, we have elaborated some specific
objectives: Know the experiences and / or training in research that high school teachers have;
Understand how teachers perceive the learning of students who experience research in school;
Identify and reflect on the main difficulties encountered in integrating teaching and research
in the school context. We used as a method the Case Study, having as support for data
collection the application of questionnaire and interview. Our research field was two
secondary schools of Ceará, located in the municipalities of Fortaleza and Maracanaú. The
subjects were seven teachers who teach in the respective schools. In the findings we identified
that teachers had or are having some kind of research participation. They were unanimous in
recognizing that they have participated and developed research within the school in which
they work, whether in the school's own projects, such as seminars and fairs, in research
articulated with the university or in their copyrighted projects. In the majority it is possible to
assess that participation in research contributed to improve their professional practice,
arousing the interest for teaching, expanding the knowledge and skills necessary to the
activity of teaching and reflecting on the practice. We identify as challenges the teaching
time, the curricular organization, the relationship with the students, as well as structural
aspects and subjects. We also highlight the teachers' perception that these actions are
potentiating students learning in procedural and cognitive attitudes, mainly because the work
with research confers meaning to school practices and promotes learning. We identify that
research contributes to the development of a critical and curious attitude in the analysis of the
world and social relations.
10
Keywords: Research. Teaching. Learning. High school.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LIMA, LIDIANE SOUSA. PROFESSORES QUE ENSINAM COM PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO. 2016. 186 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 3 de março de 2021

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1