RESUMO
A Educação Matemática se preocupa com aspectos do ensino e da aprendizagem
da Matemática, assim este trabalho teve como objetivo analisar a reflexão como
fundamento da formação do professor para o ensino de função linear. As reflexões
tomaram por base as contribuições da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) para o
ensino de função linear. O lócus e o sujeito pesquisado, respectivamente, uma
Escola Estadual de Ensino Médio de Fortaleza e um professor de Matemática do 1°
ano. Para a coleta de dados foram utilizados: os planejamentos, instrumento
diagnóstico, diário de campo, filmagens, gravações em áudio e sessões reflexivas.
As filmagens das aulas, instrumento diagnóstico e o planejamento foram
importantes, pois foram o ponto de partida para as reflexões com o professor. As
sessões reflexivas foram utilizadas na perspectiva de propiciar espaços formativos
para refletir sobre a prática docente do sujeito envolvido. A metodologia utilizada
permitiu caracterizar a prática inicial do docente no ensino de Matemática e
promover espaços de reflexão com o professor. A realidade de ensino encontrada
propunha o uso da proporcionalidade como um conceito indispensável para a
compreensão de função. Identificou-se durante a pesquisa, que havia preocupação
do sujeito com as representações de uma função linear, com a elaboração de
situações e a contextualização das situações. As sessões reflexivas foram baseadas
na discussão das aulas e nas leituras propostas sobre a TCC. O professor
reconheceu no estudo da TCC semelhanças com sua prática. O Sujeito também
conseguiu a partir das sessões reflexivas analisar aspectos da prática voltada para
função linear que não havia considerado antes da pesquisa. Ressalte-se que os
estudos teóricos partiram das necessidades apresentadas pelo sujeito. Nesse
sentido, considera-se importante que a formação do professor do Ensino Médio
esteja atrelada aos processos reflexivos.
Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professores. Teoria dos
Campos Conceituais. Reflexividade. Práticas Docentes.