Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A REFLEXÃO COMO FUNDAMENTO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM OLHAR SOBRE FUNÇÃO LINEAR

Autor(es):
MEDEIROS, DEBORAH MONTE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
A Educação Matemática se preocupa com aspectos do ensino e da aprendizagem
da Matemática, assim este trabalho teve como objetivo analisar a reflexão como
fundamento da formação do professor para o ensino de função linear. As reflexões
tomaram por base as contribuições da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) para o
ensino de função linear. O lócus e o sujeito pesquisado, respectivamente, uma
Escola Estadual de Ensino Médio de Fortaleza e um professor de Matemática do 1°
ano. Para a coleta de dados foram utilizados: os planejamentos, instrumento
diagnóstico, diário de campo, filmagens, gravações em áudio e sessões reflexivas.
As filmagens das aulas, instrumento diagnóstico e o planejamento foram
importantes, pois foram o ponto de partida para as reflexões com o professor. As
sessões reflexivas foram utilizadas na perspectiva de propiciar espaços formativos
para refletir sobre a prática docente do sujeito envolvido. A metodologia utilizada
permitiu caracterizar a prática inicial do docente no ensino de Matemática e
promover espaços de reflexão com o professor. A realidade de ensino encontrada
propunha o uso da proporcionalidade como um conceito indispensável para a
compreensão de função. Identificou-se durante a pesquisa, que havia preocupação
do sujeito com as representações de uma função linear, com a elaboração de
situações e a contextualização das situações. As sessões reflexivas foram baseadas
na discussão das aulas e nas leituras propostas sobre a TCC. O professor
reconheceu no estudo da TCC semelhanças com sua prática. O Sujeito também
conseguiu a partir das sessões reflexivas analisar aspectos da prática voltada para
função linear que não havia considerado antes da pesquisa. Ressalte-se que os
estudos teóricos partiram das necessidades apresentadas pelo sujeito. Nesse
sentido, considera-se importante que a formação do professor do Ensino Médio
esteja atrelada aos processos reflexivos.
Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professores. Teoria dos
Campos Conceituais. Reflexividade. Práticas Docentes.

Abstract:
ABSTRACT
Mathematics Education is concerned with aspects of teaching and learning of
Mathematics, so this work aimed to analyze reflection as the foundation of teacher
training for teaching linear function. The reflections were based on the contributions
of the Conceptual Field Theory (CFT) for linear function teaching. The locus and the
subject searched, respectively, a State High School in Fortaleza and a 1st-grade
Mathematics teacher. For data collection, we used: the planning, diagnostic
instrument, field diary, filming, audio recordings and reflexive sessions. The filming of
the lessons, the diagnostic tool and the planning were important, since they were the
starting point for the reflections with the teacher. The reflective sessions were used in
order to provide formative spaces to reflect on the teaching practice of the subject
involved. The methodology used allowed to characterize the initial practice of the
teacher in the teaching of Mathematics and to promote spaces of reflection with the
teacher. The reality of teaching found proposed the use of proportionality as an
indispensable concept for the understanding of function. It was identified during the
research, that there was concern of the subject with the representations of a linear
function, with the elaboration of situations and the contextualization of the situations.
Reflective sessions were based on class discussion and proposed readings on CFT.
The teacher acknowledged in the CFT study similarities to his practice. The subject
also managed from the reflective sessions to analyze aspects of the practice directed
to linear function that had not considered before the research. It should be stressed
that the theoretical studies started from the needs presented by the subject. In this
sense, it is considered important that the formation of the high school teacher is tied
to reflective processes.
Keywords: Mathematics Education. Teacher training. Theory of Conceptual Fields.
Reflexivity. Teaching Practices

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MEDEIROS, DEBORAH MONTE. A REFLEXÃO COMO FUNDAMENTO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM OLHAR SOBRE FUNÇÃO LINEAR. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1