Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SOBRE AS PRÁTICAS SOCIAIS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autor(es):
ROCHA, FRANCISCO BRUNO NASCIMENTO DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
As práticas sociais são realizadas por uma comunidade e possibilitam um ensino e aprendizagem vinculados às relações entre ciência, sociedade, cultura e cognição. O presente trabalho tem como objetivo conhecer a concepção dos professores do ensino fundamental e médio, sobre a utilização das práticas sociais como uma proposta metodológica. Dessa forma, foram traçados os seguintes objetivos específicos de modo a alcançar o objetivo geral: Identificar os elementos e as teorias da aprendizagem que evolvem as práticas sociais no ensino, identificando sua utilização na formação de professores de Matemática; Conhecer a compreensão dos professores do Ensino Básico acerca das práticas sociais como uma proposta metodológica para as aulas de Matemática; Descrever os resultados das concepções dos professores do ensino fundamental e médio e as perspectivas deles em relação as práticas sociais como metodologia para o ensino de Matemática. Para a realização dessa pesquisa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, através de leituras de materiais elaborados sobre o tema, como livros, artigos, dissertações, teses e revistas, posteriormente foi aplicado um questionário com os professores do ensino fundamental e médio, com a finalidade de conhecer a opinião dos participantes a respeito do uso das práticas sociais nas aulas de Matemática. Observou-se que a partir das práticas sociais, os professores poderiam levar esta metodologia para as suas aulas, para provocar nos mesmos e em seus alunos o exercício do pensar, levando a perceber a Matemática como uma criação humana, incentivando-o a buscar razões pelas quais é feita, assim como a relação que a Matemática tem com outros conteúdos.
Palavras-chave: Práticas Sociais. Formação de Professores. Ensino de Matemática

Abstract:
ABSTRACT
Social practices are carried out by a community and enable teaching and learning linked to the relationships between science, society, culture and cognition. The present work aims to know the conception of primary and secondary school teachers about the use of social practices as a methodological proposal. In this way, the following specific objectives were defined in order to achieve the general objective: To identify the elements and theories of learning that evolve social practices in teaching, identifying their use in the training of Mathematics teachers; To know the understanding of the teachers of Basic Education about the social practices as a methodological proposal for the classes of Mathematics; To describe the results of the conceptions of primary and secondary teachers and their perspectives regarding social practices as a methodology for the teaching of Mathematics. For the accomplishment of this research, a bibliographical research was done, through readings of materials elaborated on the subject, like books, articles, dissertations, theses and magazines, later a questionnaire was applied with the primary and secondary teachers, with the purpose To know the opinion of the participants about the use of social practices in Mathematics classes. It was observed that from social practices, teachers could be taking this methodology to their classes, to provoke in themselves and in their students the exercise of thinking, leading to perceive Mathematics as a human creation, encouraging him to seek Reasons why it is made, as well as the relation that Mathematics has with other contents.
Key-words : Social Practices. Teacher Training. Mathematics Teaching

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
ROCHA, FRANCISCO BRUNO NASCIMENTO DA. CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SOBRE AS PRÁTICAS SOCIAIS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2017) – Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1