Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS NO CUIDADO DE CRIANÇAS

Autor(es):
PESSOA, CINARA VIDAL

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
O uso irracional de plantas medicinais e suas preparações contribuem 
significativamente para maiores riscos de toxicidade, principalmente no público 
infantil; pois o metabolismo, a função hepática e renal são menos eficientes, 
podendo acarretar efeitos mais intensos, portanto, orientar às mães quanto ao uso 
correto de plantas medicinais é de fundamental importância para a saúde da criança.
Diante disso, o estudo teve como objetivo construir e validar uma cartilha educativa 
para a utilização de plantas medicinais no cuidado de crianças de zero a nove anos. 
Trata-se de um estudo do tipo multi-métodos, onde a primeira etapa resultou em um 
estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa e a segunda etapa do tipo 
metodológico e de desenvolvimento. A população foi composta por mães de 
crianças de zero a nove anos, alfabetizadas e cadastradas nas Unidades Básicas de 
Saúde do município de Quixeramobim-CE. Os dados foram coletados por meio de 
formulário com perguntas abertas e fechadas, no período janeiro a outubro de 2016. 
A pesquisa contou com a participação de 60 mães, apresentando uma média de 28 
anos de idade, sendo a maioria na faixa etária entre 21 a 35 anos. Referente à 
escolaridade; 21 participantes possuíam o ensino médio completo, pouco mais da 
metade das mulheres entrevistadas vivem com seus companheiros e possuem um a 
dois filhos. A ocupação mais citada foi a do lar, 25 e a renda mensal em torno de um 
salário mínimo, 30. Dentre as espécies vegetais mais utilizadas pelas entrevistadas 
estão: cumaru, erva-cidreira, eucalipto, hortelã, malvarisco. Quanto à parte das 
plantas citadas destaca-se: as folhas, seguido de fruto e casca do caule. Os 
remédios preparados com mais frequência foram: chá por cozimento, lambedor, chá 
por infusão, banho, suco e inalação, porém, apresentaram mais dúvidas quanto ao 
preparo. Os principais problemas de saúde apresentados nas crianças destacam-se: 
gripe, cólica, insônia e diarreia. Os dados foram apresentados em tabelas com 
estatística descritiva e, após a compilação destes às informações foram organizadas 
para a elaboração da cartilha. O material educativo foi submetido à validação por 
nove juízes-especialistas, três técnicos de design e marketing e por seis mães de 
crianças constituindo 10% da amostra. Foram realizados os cálculos do IVC na 
validação de conteúdo, SAM para avaliação da adequabilidade da tecnologia e o 
índice de concordância. Os juízes especialistas na área da saúde iniciaram a 
validação avaliando os objetivos da cartilha, conteúdo, ilustrações, layout, linguagem e relevância. Na análise estatística o IVC global da tecnologia foi de 
0,99. Os profissionais de design e marketing avaliaram a cartilha quanto ao seu 
conteúdo, linguagem, ilustrações gráficas, motivação e adequação cultural com SAM 
apresentando uma média de 25 pontos com percentual de 96,1% e a população￾alvo, a organização, estilo da escrita, aparência e motivação da cartilha, com índice 
de concordância superior a 75%, considerada, portanto validada. A cartilha 
educativa “Plantas medicinais no cuidado à saúde da criança”, mostrou-se um 
material educativo válido e confiável, servindo como subsídio para as mães, no que 
se refere ao uso de plantas medicinais em crianças.
Palavras-chave: Saúde da criança. Plantas medicinais. Tecnologia educativa. 

Abstract:
ABSTRACT
The irrational use of medicinal plants and their preparations contribute significantly to 
increase risks of toxicity, especially in children; since their metabolism, liver and renal 
functions are less efficient and may suffer more intense effects, thus, directing 
mothers to the correct use of Medicinal plants is of fundamental importance for the 
health of the children. The objective of this study was to construct and validate an 
educational booklet for the use of medicinal plants in the care of children from zero to 
nine years old. This is a multi-method study in which the first step resulted in a 
descriptive, cross-sectional study with a quantitative approach and the second 
methodological and developmental stage. The population was composed of mothers 
of children from zero to nine years old, literate and registered in the Basic Health 
Units of the municipality of Quixeramobim-CE. The data were collected through a 
form with open and closed questions, from January to October 2016. The research 
had the participation of 60 mothers, presenting an average of 28 years of age, being 
the majority in the age group between 21 to 35 years. Regarding schooling; 21 
participants had completed high school, slightly more than half of the women 
interviewed live with their peers and have one to two children. The most cited 
occupation was household, 25 and monthly income around a minimum wage, 30. 
Among the vegetable species most used by the interviewees are: cumaru, erva￾cidreira, eucalyptus, mint, malvarisco. As for the part of the cited plants stands out: 
the leaves, followed by fruit and bark of the stem. The drugs most frequently 
prepared were: tea for cooking, licker, tea for infusion, bath, juice and inhalation, but 
they had more doubts about the preparation. The main health problems presented by 
children are: influenza, colic, insomnia and diarrhea. The data were presented in 
tables with descriptive statistics and, after the compilation of these to the information 
were organized for the preparation of the booklet. The educational material was 
validated by nine judges-experts, three designers and marketing and six mothers of 
children constituting 10% of the sample. The IVC calculations were performed in 
content validation, SAM to assess the suitability of the technology and the agreement 
index. The expert judges in the field of health care began the validation by evaluating 
the objectives of the primer, content, illustrations, layout, language and relevance. In 
Statistic analysis the overall IVC of the technology was 0.99. Design and marketing 
professionals evaluated the booklet for its content, language, graphic illustrations, motivation and cultural suitability with SAM, presenting an average of 25 points with a 
percentage of 96.1% and the target population, organization, style of writing, 
appearance and motivation of the booklet, with a concordance index superior to 75%, 
considered, therefore, validated. The educational booklet "Medicinal plants in child 
health care" has proved to be a valid and reliable educational material serving as a 
subsidy for mothers regarding to the use of medicinal plants in children.
Keywords: Child health. Medicinal plants. Educational technology.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PESSOA, CINARA VIDAL. CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS NO CUIDADO DE CRIANÇAS . 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1